04 fevereiro, 2026

Le Monde


Tahrir Abou Madi, de 40 anos, com retratos de seus filhos desaparecidos, em sua casa que foi incendiada durante uma incursão do exército israelense na Faixa de Gaza em 2024; aqui, em 30 de janeiro de 2026.
ABDELRAHMAN RASHAD
Em Gaza, o destino de milhares de desaparecidos permanece desconhecido.
 No enclave palestino, milhares de famílias desconhecem o destino de seus entes queridos: alguns corpos jazem sob os escombros, outros foram pulverizados pelos ataques ou levados pelo exército israelense.
Tahrir Abou Madi escreve nas paredes de sua casa queimada e semidestruída: slogans que lhe dão coragem, palavras que expressam sua dor e sua esperança. Em seus cadernos, ela desenha tudo o que possa ajudá-la a suportar a espera que a consome há quase dois anos. "Este é o meu grito, o desabafo do meu sofrimento", confidenciou a mãe de 40 anos por videochamada. Nos últimos 28 meses, Israel proibiu a entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza.
Leia mais
O presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo americano, Donald Trump, na base militar dos EUA em Anchorage, Alasca, em 15 de agosto de 2025.
Entre Putin e Trump, uma semelhança nascida do ódio, do desprezo e do revisionismo.
Tanto ideologicamente quanto nos métodos utilizados para atingir seus objetivos, os presidentes russo e americano exibem características comuns que são motivo de grave preocupação para a democracia em ambos os lados do Atlântico.
Leia o artigo
Gaëlle Paty (ao centro), irmã de Samuel Paty, deixa o tribunal em Paris, em 26 de janeiro de 2026.
A família do professor assassinado Samuel Paty se une contra a alegação de defesa "indecente" no julgamento de apelação.
O professor de história foi decapitado em frente à sua escola, na região de Paris, em 2020, após ter realizado uma discussão em sala de aula sobre as charges do 'Charlie Hebdo' que retratavam o profeta Maomé.
Leia o artigo
Donald Trump durante ataques militares dos EUA contra as forças Houthi. Em local não divulgado, em imagem publicada em 15 de março de 2025.
'Os EUA sempre prometem se desvencilhar dos atoleiros do Oriente Médio, enquanto continuam atolados até os joelhos.'
Após um ano na Casa Branca, Donald Trump ordenou mais ataques com mísseis e drones do que seu antecessor durante todo o seu mandato, escreve o colunista do Le Monde, Gilles Paris.
Leia o artigo
Maggie Mahon em sua casa em Corby (Reino Unido), 15 de janeiro de 2026.
RAPHAËL NEAL/AGÊNCIA VU' FOR LE MONDE
Mães britânicas lutam contra o lento envenenamento da poluição industrial em Corby.
 Em Corby, outrora um importante centro da indústria siderúrgica britânica, o desmantelamento das siderúrgicas expôs massivamente a população a substâncias tóxicas, causando poluição generalizada, defeitos congênitos e câncer infantil. Um grupo de mães tem travado uma longa batalha para conscientizar a população nacional sobre esse grave problema de saúde pública.
A chuva torrencial de meados de janeiro não desanimou Maggie Mahon e Tracie Taylor. As duas amigas, ambas com 54 anos, insistiram em mostrar esses locais em Corby – uma cidade de 70.000 habitantes no coração das Midlands, a cerca de 100 km ao norte de Londres – onde milhões de toneladas de entulho e resíduos tóxicos foram enterrados.
Leia mais
A líder da extrema-direita Marine Le Pen, em tribunal em Paris, a 4 de fevereiro de 2026.
Julgamento do recurso de Le Pen: Acusação coloca em maior risco a candidatura presidencial da líder de extrema-direita em 2027.
Ao solicitar, em 3 de fevereiro, a proibição de Marine Le Pen de concorrer a cargos públicos por cinco anos, a promotoria alimentou dúvidas sobre sua capacidade de se candidatar à presidência em 2027. O tribunal de apelações deve se pronunciar sobre o caso até o verão.
Leia o artigo
Canhões de neve são usados ​​para preparar pistas de esqui e rampas de salto de esqui em Livigno, Itália, em 26 de dezembro de 2025.
Jogos Olímpicos de Inverno de 2026: A neve artificial prejudica o meio ambiente.
Os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina não são exceção: a produção de neve artificial será utilizada em praticamente todo o local. Essa tecnologia, que exige grandes quantidades de água e energia, levou a importantes mudanças na infraestrutura, que foram criticadas por ambientalistas e cientistas.
Leia o artigo

Anúncio

ESCOLHAS DO EDITOR

Gabriella Papadakis em 2024.
Gabriella Papadakis, patinadora artística: 'Minha mãe me transformou em uma pequena soldado que se deixava guiar pelas decisões dos outros'
Leia o artigo
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, em Ottawa, 29 de janeiro de 2026.
Mark Carney, um primeiro-ministro que busca libertar o Canadá da dominância dos EUA.
Leia o artigo
O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o chefe da OTAN, Mark Rutte, em Davos, na Suíça, em 21 de janeiro de 2026.
'Trump atacou o cerne do pacto de defesa forjado entre os EUA e a Europa em 1949: a confiança.'
Leia o artigo

OPINIÃO

O fim do tratado nuclear EUA-Rússia é um sinal perigoso de dissuasão.
O fim do tratado nuclear Novo START entre a Rússia e os EUA na quinta-feira sinaliza o início de uma nova era preocupante de dissuasão nuclear, que pode levar a um aumento no número de estados com armas nucleares e à expansão dos arsenais existentes.
O último tratado de controle de armas nucleares em vigor entre os Estados Unidos e a Rússia expira na quinta-feira, 5 de fevereiro, representando um desenvolvimento preocupante para o mundo. Este tratado, o Novo START, foi concluído em 2010 pelos presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev. Ele seguiu os passos dos acordos SALT sobre armas nucleares, estabelecendo limites para o número de ogivas nucleares implantadas e o número de lançadores estratégicos, implantados e não implantados, para ambos os países.
Leia mais
A solução de quatro estados de Benjamin Netanyahu
Leia o artigo

MAIS HISTÓRIAS

O Vietnã nutre uma profunda desconfiança estratégica em relação aos Estados Unidos.
A ONG Project88 descobriu documentos militares secretos vietnamitas que incentivam preparativos para conter uma possível segunda invasão americana.
Leia o artigo
Agentes do ICE não têm função policial operacional nos Jogos Olímpicos de Inverno, afirma a Itália.
O ministro do Interior, Matteo Piantedosi, declarou ao parlamento que o braço de Investigações de Segurança Interna (HSI, na sigla em inglês) atuará somente dentro das missões diplomáticas dos EUA, "não são agentes operacionais" e "não têm função executiva".
Leia o artigo
A Ucrânia busca contramedidas contra drones russos equipados com Starlink.
Uma onda de ataques altamente precisos e letais contra alvos civis e militares distantes da linha de frente levou o governo ucraniano a pedir ajuda a Elon Musk. Musk afirma ter tomado as medidas necessárias para desativar os terminais Starlink utilizados pelas forças armadas russas.
Leia o artigo
A Human Rights Watch alerta que os EUA caminham para o 'autoritarismo'.
O retorno de Donald Trump à Casa Branca intensificou uma "espiral descendente" em matéria de direitos humanos, afirmou o grupo de pesquisa e defesa com sede em Nova York em seu relatório anual.
Leia o artigo
Trump sanciona projeto de lei de gastos que encerra a paralisação do governo dos EUA.
A paralisação parcial do governo, que durou quatro dias, foi desencadeada pelo assassinato de dois cidadãos americanos por agentes federais em Minneapolis, Minnesota, que se tornou o ponto crucial da ampla repressão à imigração promovida por Donald Trump.
Leia o artigo