02 fevereiro, 2026

Inscrições abertas para a 5ª edição do edital “Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos”

Inscrições abertas para a 5ª edição do edital “Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos”

Com o tema “Expressões da resistência: contracultura e a imprensa alternativa como ferramentas de luta”, o edital contemplará dois projetos de pesquisa e comunicação digital, que receberão um prêmio de R$ 5 mil e serão publicados nos canais digitais do Memorial da Resistência em novembro.

 

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros. 

 

A chamada para proposta está aberta até 15 de fevereiro. 

 

Carnaval e Resistência: Ensaio aberto do Bloco Afro Ilú Oba de Min

7 e 8 de fevereiro | 13h às 17h | Térreo (Área externa)

Foto: Divulgação | Agência Brasil EBC

O Memorial da Resistência recebe os dois últimos ensaios abertos do Bloco Afro Ilú Obá de Min – Educação, Cultura e Arte Negra para o carnaval. Fundado em 2004 pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda, o Ilú Obá de Min é uma associação Paulistana sem fins lucrativos dedicada às culturas de matriz africana e afro-brasileira, com centralidade no protagonismo da mulher negra, que abre o carnaval de rua de São Paulo.

 

Organizado como um ecossistema afrocentrado e uma irmandade que reconhece as mais velhas como referências, o bloco reúne cerca de 400 integrantes entre bateria e corpo de dança.

 

Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição. 

Escolas de Samba e a Resistência Negra durante o Regime Militar

No mês do carnaval, relembramos a série desenvolvida pelo jornalista Djalma Campos, apresentador do podcast Seis e Um, resultado da segunda edição do edital “Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos”, em 2022. Em formato de podcast, o projeto investiga a resistência à ditadura civil-militar no universo das escolas de samba e das comunidades do samba de São Paulo.

Cine Resistência: "Entrelinhas"

21 de fevereiro | 15h às 17h | Auditório

Ambientado em 1970, o longa Entrelinhas acompanha a história de Beatriz, estudante brasileira de 18 anos presa e torturada pela ditadura civil-militar sob a acusação de integrar movimentos estudantis e uma célula da guerrilha VAR-Palmares.

 

Sem conseguir comprovar as acusações, o regime devolve Beatriz à família após dez dias de prisão e tortura, sob a justificativa oficial de que tudo não passou de um “engano”. 

 

Indicado para maiores de 16 anos. Não precisa de inscrição. 

 

Lançamento virtual: E-book “Mulheres e Resistência”

28 de fevereiro | 15h às 17h | Online

Com transmissão no canal do Youtube, o encontro apresenta o e-book Mulheres e Resistências: caminhos de insubmissão nos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco , resultado da pesquisa que parte da análise de cerca de 10 mil prontuários produzidos pelo órgão repressivo durante a ditadura do Estado Novo (1937–1945). A organizadora da publicação, Clarice Hofman, e as sociólogas e ensaístas do projeto, Anita Pequeno e Sophia Branco, conduzem um bate-papo sobre memória, gênero e a invisibilização das trajetórias de mulheres perseguidas pelo Estado.

 

A atividade é online e gratuita. 

Em cartaz


Ouvidor 63: Habitar a Arte 


Programação do mês

Ensaio aberto | Bloco Afro Ilú Oba de Min
7 e 8 de fevereiro, 13h | Área externa [Térreo] 

 

Tarde Memórias | Oficina de Adesivos 

7 de fevereiro, 15h | Lugar de encontro [3º andar] 

 

Cine Resistência | Entrelinhas 

21 de fevereiro, 15h | Auditório [5º andar]  

   

Lançamento de livro | Mulheres e Resistência 

28 de fevereiro, 15h | Online [YouTube] 


Educativo Indica

Axé: Canto do Povo de um Lugar


Direção: Chico Kertész  


O documentário reúne entrevistas e imagens de arquivo que traçam um ponto inicial do nascimento do gênero Axé music e sua evolução atualmente.

 

Disponível na Netflix.

Siga nossas redes

Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia - São Paulo - SP
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


memorialdaresistenciasp.org.br