15 novembro, 2024

Observatório do Secularismo


Marco Aurélio foi o imperador romano de 161 até sua morte. Era filho de Domícia Lucila e do pretor Marco Ânio Vero, sobrinho do imperador Adriano. Seu pai morreu quando tinha três anos e ele foi criado por sua mãe e avô. Adriano adotou Antonino Pio, tio de Marco Aurélio, como novo herdeiro em 138. Wikipédia

 

Facebook Twitter personalizado Linkedin 
O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Secular.
A Europa secular defende o secularismo como um princípio democrático de coexistência, necessário numa sociedade diversificada .
Como associação não aceitamos subsídios , os nossos projetos são sustentados graças às taxas e doações de associados e apoiadores .
O seu envolvimento permite-nos ir mais longe.

FORA DO COMUM

Conferência em Úbeda: José Antonio Pérez Tapias "Laicismo liberal e secularismo republicano: a política democrática face às religiões"

Conferência em Úbeda: José Antonio Pérez Tapias "Laicismo liberal e secularismo republicano: a política democrática face às religiões"
Esta quarta-feira, 20 de novembro, no Hospital de Santiago (Sala Julio Corzo) às 19h00, no âmbito das conferências leigas que Úbeda Laica vem desenvolvendo este ano, José Antonio Pérez Tapias, professor de filosofia da Universidade de Granada com a sua conferência "Secularismo liberal e secularismo republicano: a política democrática face às religiões". Nesta…

MAIS +

NACIONAL

O Governo aceitaria que os beneditinos continuassem no Vale se o Prior Cantera fosse demitido

O Governo aceitaria que os beneditinos continuassem no Vale se o Prior Cantera fosse despedido.
Comentários do Observatório A transferência deste espaço público, construído por prisioneiros de consciência, políticos e prisioneiros de guerra, é um privilégio a uma confissão religiosa que não se justifica historicamente em termos democráticos, uma vez que tem a sua origem num contexto antidemocrático de ditadura militar confessional. Há muitas opções que foram consideradas para este espaço, mas…

MAIS +

O PP da Cantábria orgulha-se de apoiar centros privados “com fundos públicos”

Após aprovação de uma moção do Vox, foi aberta a possibilidade de estender os concertos educativos para a fase do ensino médio. Essa é a proposta que o Vox apresentou esta segunda-feira ao Parlamento da Cantábria, e à qual o Partido Popular aderiu, aprovando a moção e concordando em prestar “especial atenção” a esta opção. …

MAIS +
Vários alunos em uma sala de aula

É assim que o Opus Dei cresce na Galiza com dinheiro público: escolas, residências e associações juvenis

Fernando Ocariz, prelado do Opus Dei. Sancho Somalo
A empresa Fomento de Centros de Enseñanza é canal de pelo menos quatro concertos públicos para duas escolas de Vigo e da Corunha. Além disso, a Obra controla diversas associações juvenis e residências universitárias em Santiago. A Prelazia da Santa Cruz e do Opus Dei está presente na Galiza quase desde que Josemaría Escrivá de Balaguer a fundou em maio…

MAIS +

INTERNACIONAL

O governo canadense retira o status de caridade dos centros de atendimento à gravidez que não oferecem abortos

O governo canadense retira o status de caridade dos centros de atendimento à gravidez que não oferecem abortos
Terão de pagar impostos e os doadores não terão deduções fiscais. O governo canadiano decretou que os centros de gravidez esclareçam publicamente se oferecem serviços de aborto para manter o seu estatuto de caridade. Os dirigentes destas instituições manifestam a sua preocupação, afirmando que a medida responde a estereótipos erróneos e pode afectar a sua missão de apoiar as mulheres em...

MAIS +

[EUA] Justiça Federal bloqueia a lei dos Dez Mandamentos nas escolas da Louisiana que exigia que eles fossem exibidos em todos os centros

A procuradora-geral do estado, Liz Murrill, prometeu apelar da decisão. O juiz distrital John deGravelles suspendeu a aplicação na Louisiana da lei que exige que escolas e universidades que recebem dinheiro público exibam os Dez Mandamentos em suas salas de aula. Com a sanção em junho do ano passado, o estado se tornou o primeiro a aprovar…

MAIS +
Banner com os Dez MandamentosHector Mata/AFP.

Partido nacionalista hindu aprovará lei anti-conversão se vencer as eleições em Maharashtra

Partido nacionalista hindu aprovará lei anti-conversão se vencer as eleições em Maharashtra
Essa lei é usada para perseguir cristãos noutros estados da Índia. Se vencerem as eleições no estado de Maharashtra, os nacionalistas hindus do BJP planeiam implementar uma lei rigorosa anti-conversão. O cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai, rejeita esta medida, defendendo a liberdade religiosa como um direito constitucional. Atualmente, a lei já existe em vários estados indianos e é…

MAIS +
Siga-nos nas redes:
Facebook Twitter personalizado Linkedin 
Observatório do Secularismo e do Secularismo
Europa secular
observatorio@laicismo.org