08 novembro, 2024

Jornalismo Novabrasil

 

Semana de despedidas 

A semana que passou foi marcada pela morte de importantes personagens da cultura e das artes no Brasil e no mundo. No dia 3, o maestro, arranjador e produtor musical Quincy Jones morreu aos 91 anos em Los Angeles. O músico trabalhou com grandes nomes da música como Frank Sinatra, Ray Charles e Michael Jackson. O fotógrafo Evandro Teixeira, um dos grandes nomes do fotojornalismo, e o empresário ‘seu Tuta’ também nos deixaram. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Seo Tuta, foi o fundador do grupo Jovem Pan. 

Na música brasileira, luto com a morte de Agnaldo Rayol, aos 86 anos, depois de uma queda em casa. Rayol deixou uma marca inesquecível na música brasileira, com 60 anos de carreira e uma voz única e poderosa:

Leia em novabrasil.com

Colunista da Novabrasil é finalista do Jabuti

O escritor e educador Ilan Brenman é finalista na categoria Infantil de um dos mais importantes prêmios da literatura nacional. Nesta semana, foram divulgados os finalistas da 66ª edição do prêmio, que vai ser entregue em 19 de novembro. Ao todo, são 22 categorias com 5 finalistas em cada uma delas. Ele aparece na lista em parceria com Guilherme Karsten com o livro “Cabo de Guerra”.

Veja a lista completa dos finalistas

EUA: ele está ‘recontratado’

Donald Trump venceu a eleição presidencial nos EUA e voltou a estampar as manchetes em todo o mundo. Uma disputa que se desenhava acirrada, mas que, na prática, teve uma vitória sem contestações do republicano em cima da democrata Kamala Harris. O anúncio oficial foi feito na manhã de quarta-feira, dia seguinte ao pleito, com Trump ultrapassando os 270 delegados necessários para a vitória. 

A magnitude da vitória surpreendeu alguns analistas, como o professor de História do Mackenzie, Victor Missiato

Já o mestre em Direito Internacional e Reitor da FMU, Manuel Furriela, avaliou o que pode acontecer nos próximos anos, já que o Partido Republicano ficou com a maioria na Câmara e Senado e isso deve facilitar as pautas do presidente eleito:

Leia a análise completa aqui

Efeito Trump: impactos econômicos e ambientais

Para o Brasil, as políticas prometidas por Donald Trump podem impactar significativamente o comércio, o câmbio e o cenário de investimentos. A economista Marcela Kawauti, colunista da Novabrasil, fez uma análise aprofundada sobre:

O impacto no mercado de trabalho e o impacto nos investimentos estrangeiros com a valorização do dólar.
A colunista Sonia Consiglio dividiu no Mundo ESG quais são as principais preocupações ambientais dela com a vitória do republicano.

COP da Biodiversidade: deu ruim?

Apesar dos esforços, não houve consenso para a criação de um fundo mais robusto para proteção da natureza durante a COP da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia. O grupo dos ricos se recusou a criar esse fundo, enquanto as Nações em desenvolvimento querem exatamente o contrário, pois alegam que os recursos existentes são inacessíveis e pouco equitativos. A Novabrasil ouviu o empresário brasileiro, Itamar Cechetto, que esteve no encontro. O grupo de salões de beleza é focado em tratamentos naturais e baixo impacto ambiental. Ele destacou o que considera o maior problema para um acordo. Já Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, apontou, em entrevista, os pontos que considerou um avanço na COP 16.


Cidad3: Imprensa Livre!!!