11 novembro, 2024

artebrasileiros NEWS #243

ABERTURA

Oficina Francisco Brennand, no Recife, apresenta a coletiva "Cosmo/Chão" a partir deste sábado, 9/11. Com curadoria de Germano Dushá e Gleyce Kelly Heitor, a exposição celebra a potência do fazer escultórico com trabalhos de artistas de oito estados do país que estarão sintonizados com a obra de Brennand.

 

Por Redação

EXPOSIÇÃO

Durante novembro, a Pinacoteca do Ceará oferece uma programação especial para o mês da Consciência Negra e segue em cartaz com a exposição "Amar se aprende Amando​", de Antônio Bandeira​. Neste sábado, 9/11, a partir das 15h, acontece o Seminário “Ambiências de memórias: acervo e arquivo em práticas negras”.

 

Por Redação

EXPOSIÇÃO

Ao longo de 2024, a Galeria Estação foi ocupada por cinco mostras inéditas, idealizadas em celebração aos 20 anos do espaço. Para concluir o ciclo, a galeria inaugura a coletiva "Metamorfoses e Distâncias" que coincide com a chegada às livrarias do livro "Moderno Contemporâneo Popular Brasileiro: o olhar de Vilma Eid".

Por Redação

EXPOSIÇÃO

No MIS do Ceará, Soldadinho-do-Araripe, Acauã, Jandaia e Cratoavis são algumas das protagonistas da exposição "Aves do Ceará". Estão reunidas 29 aves encontradas no estado, todas produzidas em animações 2D e 3D pelo duo VJ Suave, formado pelos artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta.

 

Por Redação

MUNDO AFORA

A mostra Undying Gardens, de Dalton Paula, fica em cartaz até 21 de dezembro de 2024 na sede da Martins&Montero, em Bruxelas. Pela primeira vez com uma individual na Europa, Dalton apresenta onze aquarelas da série Retratos, concebida para sua participação na atual Bienal de Veneza.

 

Por Redação

AGENDA

Selecionamos algumas exposições para você visitar durante novembro, mês da Consciência Negra.

 

Por Redação

 

Use o cupom NOVEMBRO10 e assine arte✱plus com 10% de desconto

ARTE #68

Na penúltima semana de setembro, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, abrigou o seminário Ensaios para o Museu das Origens: políticas da memória, iniciativa que dialogou com a Proposta para a Fundação do Museu das Origens, documento redigido pelo crítico de arte e professor Mario Pedrosa (1900-1981). Leia o texto sobre a conferência “Museo del Barro e Museu das Origens: crítica instituinte e políticas da memória na América Latina

 

Por Eduardo Simões


ARTE #68

Mil Graus, o 38º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo, é uma mostra que, como o título promete, traz calor, mas não apenas o das queimadas – sim, eles também estão lá, mas especialmente o das ruas.

 

Por Fabio Cypriano



 
Veja outros eventos na nossa nova agenda, com datas e endereços de importantes mostras em instituições e galerias de diferentes cantos do Brasil. Fique atento à possível necessidade de agendamento prévio para a visitação.

 



Cidad3: Imprensa Livre!!!