08 novembro, 2024

A newsletter Semanal do Le Monde Diplomatique Brasil

 

Cultura


NICHO NOVEMBRO: Festival negro de cinema chega à 6ª edição com programação gratuita com filmes, conversa com realizadores e ambiente de mercado em São Paulo



São Paulo, 4 de novembro de 2024 — São Paulo recebe entre 9 e 16 de novembro a sexta edição do festival negro de cinema NICHO NOVEMBRO. Realizado pelo NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica, o evento acontece mais uma vez em dois tradicionais espaços culturais da capital Paulista — o CCSP (Centro Cultural São Paulo), na Rua Vergueiro, e o Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista.

 

A programação tem início com a cerimônia de abertura, que acontecerá no no jardim suspenso do CCSP, seguida de exibição ao ar livre do filme “Ernest Cole: Achados e Perdidos”, do cineasta haitiano Raoul Peck. Vencedor na categoria de melhor documentário no Festival de Cannes em 2024, a obra conta a história do fotógrafo sul-africano Ernest Cole, o primeiro a expor a uma ampla audiência global os horrores da política de apartheid, trabalho que o levou ao exílio pelo resto de sua vida nos Estados Unidos e na Europa.


Além da mostra de filmes, que terá a presença dos seus realizadores, a programação conta com um ambiente de mercado, com painéis com convidados nacionais e internacionais, rodadas de negócios e pitching show. O evento se encerra com apresentação da cantora e compositora baiana Xenia França, na sala Adoniran Barbosa.

 

Pela primeira vez, Fernanda Lomba, diretora executiva do NICHO 54, assume a direção artística do evento com o desafio de conectar as duas áreas da programação: Mostra e Mercado. “O tema desta edição é "alegria como motor político", que foi escolhido refletindo o contexto de eleições políticas municipais. Um ano de eleição política mobiliza emoções na sociedade para além do pragmatismo da agenda dos candidatos. A dinâmica política é marcada por um momento de tensão e disputa acirrada que domina a vida dos eleitores. Em relação a este momento, o festival busca oferecer uma experiência de celebração e encontros, tendo a alegria como o motor da edição, revela Fernanda Lomba.

 

"Politicamente no Brasil, estamos à mercê da Luta e do Luto. Então, onde há alegria? Qual espaço criamos para vivenciar uma experiência plena de vida e de celebração?", questiona.


Veja a programação completa do Festival NICHO NOVEMBRO 2024 


Online