08 novembro, 2024

A Semana em Positivo

 

Lincolnf.jpg
(Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo) Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povoDemocracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo

Editorial


Face ao tsunami global, mais ações e menos palavras. JORGE DOBNER 

 

O problema é global e as instituições a todos os níveis estão no centro das atenções. Das ruas de Valência às urnas americanas, há a percepção de que a classe política se distanciou, tanto que deixou de servir o povo que a elegeu.

 

 
Edição_1_tsunami.PNG

Sociedade

cancioneiro_-_EU_-_en_positivo.PNG

A música de Serrat chega ao primeiro cancioneiro da UE que une a Europa

 

O projeto foi impulsionado pela sociedade civil com o apoio de 18 Ministros da Cultura da UE, e o seu objetivo é simples mas poderoso: promover um sentimento de unidade e compreensão entre os europeus através de canções representativas do seu património musical.

 

 
vila_estrada.PNG

Só o povo salva o povo: a lição de solidariedade da sociedade civil

 

 

Em tempos de crise, o tecido social valenciano demonstrou mais uma vez a sua resiliência e compromisso, promovendo uma rede de ajuda que chegou aos cantos onde o apoio institucional não chegou a tempo.

OPINIÕES

berna-gonzalez-harbour-BERNA-GONZALEZ-HARBOUR.jpg

Orgulho dos políticos, daqueles que mostram unidade e capacidade de contribuir. PORTO DE BERNA GONZÁLEZ

 

Orgulho dos jornalistas, dos colegas que percorrem as cidades para nos contar sobre trabalhadores que salvaram alguns idosos nos ombros num jogo de roleta russa que matou outros.

 

 
Ivan-Redondo-classe-política-768x576.jpg

“Um ‘riuà de gente’ unida para ajudar: o exemplo que deve inspirar a classe política.” IVAN REDONDO

 

 

E o fluxo de pessoas mostrou o caminho de unidade que a política deveria ter percorrido nas primeiras 24 horas da catástrofe. Representando o melhor do país que somos.

 

 

ignasi-gozalo-salellas-7e425c4.png

A ascensão do irracionalismo populista. IGNACI GOZALO-SALELLAS

 

Derrota, com força esmagadora, o irracionalismo da queixa. Perdido numa crise de identidade nacional, não exclusiva dos norte-americanos, hoje vence o niilismo civilizacional.

 

 
maçã.PNG

O trumpismo revive a retórica autoritária com linguagem desumanizante. ANNE APPLEBAUM
 

O orgulho é muitas vezes percebido como um sentimento de superioridade, o que é uma coisa ruim, porque outros podem considerá-lo um exercício de narcisismo.

 

 

Martin-Caparros-em-positiva-direita.jpg

Somos todos migrantes: o mundo sempre foi ocupado por outros migrantes. MARTIN CAPARROS

 

Somos todos migrantes: há cerca de 100 mil anos, os nossos antepassados ​​deixaram as savanas africanas e começaram a espalhar-se pelo mundo, e nunca mais parámos.

 

 
bascons.PNG

As mulheres começam a resistir à profunda disparidade de género. MÁRIAM MARTÍNEZ- BASCUÑÁN
 

No seu artigo de opinião, a cientista política Máriam Martínez-Bascuñán examina a vitória de Trump como a expressão de um movimento de massas com uma profunda carga de raiva e revanchismo, especialmente em termos de género.

Ideias

Luis_Moreno_Ocampo_-_paz_-_guerra.jpg

"Investimos muito na guerra e pouco na paz." LUIS MORENO OCAMPO

 

Muitos ainda querem usar a guerra para obter poder, mas a história deverá tornar-nos optimistas. Não acabámos com a escravatura e o colonialismo? Por que não podemos acabar com a guerra um dia?

 

Alterar mídia

caros_godo_-_desinformacion.jpg

“O risco de desinformação muda quando as redes sociais e os motores de busca aparecem.” CARLOS GODÓ

 

Consciente da importância da transparência e da independência da informação, o Observatório dos Meios de Comunicação Social, uma iniciativa do think tank Ethosfera e da Fundação Haz, realizou o seu segundo dia sob o título “A independência e credibilidade dos meios de comunicação na era da desinformação”.

desinformação_-_ajuda_-_DANA_.jpg

Desinformação e espetáculo: por que precisamos de jornalismo de soluções depois da DANA em Valência

 

Para além da catástrofe natural, a crise actual realça a necessidade urgente de promover um jornalismo construtivo e de soluções, que não só informe, mas também ajude a reconstruir.

Viva melhor

IA_-_paralisis_facial.jpg

Inteligência artificial para viver melhor e aliviar a dor silenciosa da paralisia cerebral

 

Esta abordagem multidisciplinar levou a uma base de dados inovadora que capta expressões faciais de dor especificamente em pacientes com paralisia cerebral, permitindo que a IA aprenda a reconhecer padrões que podem escapar à observação humana.


Cidad3: Imprensa Livre!!!