14 setembro, 2024

Visão Se7e

 


Gedeone Malagola foi um roteirista, desenhista, argumentista e editor de histórias em quadrinhos brasileiro. Célebre pela criação do super-herói Raio Negro e pelas séries de terror O Lobisomem e A Múmia. Wikipédia
Nascimento: 7 de julho de 1924, São Paulo, São Paulo
Falecimento: 15 de setembro de 2008, Jundiaí, São Paulo

13 setembro 2024

VISÃO Se7e: Tempo de reentrar - o que vem aí?

Agora é que é. O sol até pode continuar a brilhar, mas nada revela tanto que o verão e o ambiente de férias já lá vão como o regresso às aulas. O trânsito nas cidades volta a complicar-se e o desfile de mochilas coloridas às portas das escolas mostra, sem remédio, que é tempo de voltar a certas rotinas. De há uns anos para cá usamos a palavra francesa "rentrée" para falar desta época do ano - talvez porque "reentrada" não soa nada bem. Mas é isso mesmo, está na hora de reentrar, depois da efémera (e quase sempre só aparente...) fuga de verão.  Esta é a época em que muitos equipamentos culturais voltam em força às suas atividades, um início de novas temporadas.

O que aí vem nas próximas semanas? Pode sempre contar com a VISÃO Se7e para saber a(s) resposta(s).

Bom fim de semana!

Delícias na cave

É um dos restaurantes do majestoso The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde. A sua localização, numa cave com tetos abobadados, justifica o nome: Oculto. A proposta é um restaurante de fine dining, só aberto ao jantar, com um menu de peixe e marisco e outro vegetariano, tudo com produtos locais. 

Uma palafita amazónica no Estoril

“É um parque de diversões para gourmets”, diz a chefe de cozinha Natacha Fink, sobre este Palaphita Estoril Deli & Market, irmão de outro Palaphita que já existia, em Cascais. Mas aqui, além da roulotte que serve um espaço ar livre, há uma cozinha onde se preparam sabores inspirados na Amazónia e muito mais.

Rentrée cultural em 16 espetáculos

Fizemos uma escolha de concertos e espetáculos de teatro e dança que vão marcar as próximas semanas, em ambiente de rentrée cultural. O regresso aos palcos depois da febre dos festivais ao ar livre

Estamos todos?

Depois de, desde 2021, ter atuado na freguesia periférica de Santa Clara, o Festival Todos regressa ao centro da cidade, à grande freguesia de Arroios. Até domingo, no Festival Todos, são muitas as propostas que visam aproximar o público lisboeta às culturas de todo o mundo que ali coexistem - e vice-versa. Destaque para o espetáculo Macacos, de Clayton Nascimento, que foi um fenómeno na cena teatral brasileira (e que está na capa da VISÃO Se7e desta semana).

Lisboa revisitada

O nome oficial é, agora, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, mas muitos continuam a chamar, simplesmente, Museu da Cidade a este edifício no Campo Grande, conhecido pelos seus jardins e muitos pavões. É isso que ele é. Com  a reabertura do primeiro piso (depois de três anos encerrado) revelam-se novas (e antigas, claro) histórias de Lisboa em 11 salas e mais de 300 peças.

Passado presente

Sete livros, recentemente chegados às livrarias portuguesas, de géneros e geografias diversas, em que a memória tem papel de protagonista.

Uma história de amor em OCidad3: Imprensa Livre!!!

Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!lhão

Foi um casal de franceses, Jack e Walter, que pegou nas ruínas de uma velha pensão de Olhão e as transformou na Casa Amor, um boutique hotel com dez quartos onde não falta, na açoteia, uma pequena piscina de água salgada. A Luísa Oliveira foi até lá, gostou do que viu, e conta-nos tudo aqui. 



Cidad3: Imprensa Livre!!!