16 setembro, 2024

Produção de grãos evolui mais que área plantada com inovação - Poder 360



 
Cassandra Peterson é uma personalidade de televisão, atriz, roteirista, dançarina e cantora estadunidense. Ficou mundialmente conhecida por sua notável personagem Elvira. Wikipédia

Nascimento: 17 de setembro de 1951, Manhattan, Kansas, EUA
Parceira: Teresa T Wierson

[2ª feira - 16.set.2024]

Produção de grãos evolui mais que área plantada com inovação
No Brasil, colheita cresceu 5 vezes em 5 décadas com apoio de ferramentas de biotecnologia, bioinsumos e defensivos

Leia mais

A produção de grãos do Brasil aumentou mais de 5 vezes (536%) em quase 5 décadas. Passou de 46,9 milhões para 298,6 milhões de toneladas, no comparativo da safra de 1976/77 com a de 2023/24. Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A área plantada, entretanto, não avançou na mesma proporção no período, com ampliação de 113%. A inovação no campo possibilitou o avanço da produtividade, segundo especialistas. 

A chegada a esses resultados do setor agrícola passa por melhoramento de sementes, biotecnologia, defensivos agrícolas mais precisos e insumos biológicos, especialmente a partir dos anos 80 e 90. 

A escalada da colheita sem aumentar a área utilizada vai ao encontro de uma das principais demandas globais, que é cultivar mais alimentos sem ampliar o uso de recursos naturais. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), será necessário ter uma produção global 70% maior até 2050, diante da estimativa de a população mundial chegar a 9,7 bilhões.

Potencializar a inovação, entretanto, demanda investimento. A Corteva, multinacional do setor, tem um aporte global de US$ 4 milhões por dia em pesquisa e desenvolvimento, em busca de soluções que ampliem a produtividade de forma sustentável. “Estamos 100% comprometidos em colocar as últimas inovações nas mãos dos agricultores”, disse Sam Eathington, vice-presidente executivo e chefe de Tecnologia e Digital da Corteva. 

Leia mais no infográfico sobre os aportes da Corteva em inovação.

🔸 A publicação deste conteúdo foi paga pela Corteva Agriscience.


Cidad3: Imprensa Livre!!!