16 setembro, 2024

Aluno do Piauí é premiado na Suécia por projeto que monitora qualidade da água

 

Kyle Martin Fitzgerald Chandler é um ator norte-americano, mais conhecido pelo seu trabalho na série Friday Night Lights, na qual foi protagonista. Wikipédia





qualidade da água
Com apenas 17 anos, Manoel José Nunes Neto desenvolveu uma solução de baixo custo para ajudar comunidades ribeirinhas. | Foto: Mayara Chiarello (@mayarachiarellophoto), cortesia de Brazilcham Sweden

Sistema desenvolvido pelo jovem é autônomo, portátil e de baixo custo

Com apenas 17 anos, Manoel José Nunes Neto já carrega em sua bagagem uma premiação internacional por desenvolver uma solução inovadora capaz de monitorar a qualidade da água. Aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano no Piauí, ele conquistou o “People’s Choice Award”, categoria internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), o Nobel da Ciência Jovem. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (27), em Estocolmo, na Suécia.

O brasileiro foi premiado pelo projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”. Trata-se de um equipamento que navega de forma autônoma em corpos hídricos para coletar dados sobre a qualidade da água, realizando medições e transmitindo as informações para um banco de dados.

qualidade da água
O jovem conquistou o “People’s Choice Award”, categoria internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024. | Foto: Mayara Chiarello (@mayarachiarellophoto), cortesia de Brazilcham Sweden

Os sensores do equipamento desenvolvido conseguem coletar parâmetros de pH, O2, turbidez e temperatura. Uma vez coletados, os dados seguem para um servidor onde podem ser analisados em computadores e celulares.

qualidade da água
Protótipo criado pelo estudante Manoel José Nunes Neto. | Fotos: Divulgação

A motivação de Manoel parte da situação das comunidades ribeirinhas, que sofrem com a contaminação por metais pesados, lixo e esgoto. O trabalho desenvolvido pelo jovem teve orientação do professor Eduardo Alves da Silva Carvalho. “Me sinto orgulhoso não só pelo meu aluno, mas por sermos a primeira equipe nordestina, acredito que estaremos representando bem o nosso nordeste e o nosso Brasil”, afirmou o professor.

Antes de viajar para a Suécia, o estudante compartilhou suas impressões. “Vejo esse prêmio como uma grande oportunidade para todos os jovens cientistas”, expõe o estudante, que pretende trilhar um caminho pela pesquisa e inovação. Tricampeão em feiras de ciências, Manoel encoraja os colegas a investirem na carreira acadêmica. “Persistência sempre”, incentiva.

Etapas

Manoel venceu a etapa brasileira em junho. A cerimônia aconteceu no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, Distrito Federal.

No Brasil, a premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), e pela Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden).

qualidade da água
O brasileiro foi premiado pelo projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”. | Foto: Cristiano Araújo | Caesb

A etapa internacional na Suécia reuniu jovens de de 15 a 20 anos de mais de 40 países com projetos escolares que buscam solucionar os desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Premiação

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio tem como patrona a princesa Vitória da Suécia e é promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A etapa final acontece em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).

JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo, que existe há 14 anos e conta com mais de 1.300 participantes em todo o Brasil. o objetivo do Programa é despertar habilidades e desenvolver a liderança entre os jovens que atuam ou desejam atuar na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

Para saber mais sobre a iniciativa, veja aqui.

Cidad3: Imprensa Livre!!!