16 setembro, 2024

Boletins UOL

 

Acompanhe as aventuras de Charlie Brown, Snoopy e o resto da sua divertida turma.
Primeiro episódio: 17 de setembro de 1983 (EUA)
Adaptação de: Peanuts

Mochilas de suspeito de tramar atentado contra Trump
Mochilas de suspeito de tramar atentado contra Trump
Reprodução/WPTV
 
  

FBI e Serviço Secreto investigam nova tentativa de matar Trump

Homem se escondeu em arbusto para tentar assassinar Trump. O FBI e o Serviço Secreto estão investigando uma nova tentativa de assassinato contra Donald Trump, ocorrida no domingo em seu campo de golfe em West Palm Beach, Flórida. Agentes do Serviço Secreto avistaram um homem armado escondido nos arbustos, que conseguiu fugir, mas foi preso mais tarde. Trump não foi atingido, ao contrário da tentativa anterior em julho, quando foi ferido na orelha. O suspeito, Ryan Wesley Routh, 58, já havia mencionado ter viajado para a Ucrânia. Trump agradeceu às autoridades e fez piadas sobre o incidente. O Serviço Secreto enfrenta críticas, e Biden comentou que a agência precisa de mais ajuda.

Mais 16 mortos em ataques aéreos em Gaza

Pelo menos 16 pessoas morreram em ataques aéreos israelenses em Gaza entre domingo à noite e segunda-feira de manhã, incluindo cinco mulheres e quatro crianças, de acordo com autoridades de saúde palestinas. Um dos ataques destruiu um prédio residencial no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza, matando ao menos 10 pessoas, entre elas quatro mulheres e duas crianças. O hospital Al-Awda confirmou as mortes e informou que 13 pessoas ficaram feridas, incluindo uma mãe, seu filho e cinco irmãos. Em outro ataque em Gaza, seis pessoas foram mortas, incluindo uma mulher e duas crianças. Israel declarou que seus ataques visam exclusivamente combatentes e acusou grupos armados, como o Hamas, de colocar civis em risco ao operar em áreas residenciais.

Chuvas e enchentes causam mortes na Europa

As fortes chuvas e enchentes no centro e leste da Europa já causaram pelo menos 16 mortes, com várias pessoas ainda desaparecidas. Autoridades da República Tcheca, Polônia e Áustria temem uma piora na situação. Na República Tcheca, uma mulher morreu afogada e sete pessoas estão desaparecidas. Na Áustria, dois homens idosos morreram presos em suas casas. Na Polônia, seis pessoas perderam a vida, incluindo um médico que se afogou voltando do trabalho. As equipes de resgate seguem em ação, e a população é alertada sobre novos riscos de enchentes e deslizamentos.

Onda de violência no México

Em Sinaloa, México, mais de 30 pessoas foram mortas em uma semana de violência ligada a conflitos internos no Cartel de Sinaloa. A onda de violência segue a prisão do co-fundador do cartel, Ismael "El Mayo" Zambada, nos EUA. Acredita-se que os confrontos ocorrem entre membros leais a "El Chapo" e seus filhos contra aqueles alinhados a Zambada. A violência levou ao fechamento de escolas e ao cancelamento das festividades do Dia da Independência. Os EUA emitiram um alerta de segurança para a região devido aos relatos de violência e instabilidade.

China liberta pastor americano preso há 18 anos

A China libertou David Lin, pastor americano preso desde 2006 por acusação de fraude contratual, cuja detenção era considerada injusta por Washington. Após quase 20 anos, Lin retornou aos EUA e se reuniu com sua família. Além de Lin, outros americanos, como Kai Li, acusado de espionagem, continuam detidos, com os EUA também questionando suas prisões. A libertação de Lin ocorreu semanas após um encontro entre autoridades americanas e chinesas, gerando esperança de que outros cidadãos americanos possam ser libertados em breve.

B3/Divulgação
 
  
Juros no Brasil e nos EUA são o destaque da semana nos mercados
Diogo Rodriguez

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta segunda-feira (16):

  • Decisões sobre juros no Brasil e nos EUA movimentam a semana
  • STF autoriza crédito extraordinário para combate a queimadas

Decisões sobre juros no Brasil e nos EUA movimentam a semana

  • A quarta-feira (18) será um dia decisivo para as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
  • No Brasil, o mercado espera que a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tenha como resultado um aumento de 0,25 ponto percentual na Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano.
  • A previsão é a de que o novo ciclo de alta da taxa não seja longo, uma vez que a inflação do país fique sob controle.
  • No mesmo dia, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) dos Estados Unidos anunciará sua decisão a respeito dos juros do país.
  • A maior aposta é a de um corte de 0,25 ponto percentual, mas há quem acredite que o Fed possa decidir por uma diminuição de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros.

STF autoriza crédito extraordinário para combate a queimadas

  • O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o governo federal a abrir crédito extraordinário para enfrentar as consequências das queimadas na Amazônia e no Pantanal.
  • Anunciada ontem (15), a decisão permite que o governo destine recursos para as emergências sem que os valores sejam limitados pelo novo arcabouço fiscal ou contabilizados nas metas fiscais.
  • A gravidade da situação, com rios secando, danos ambientais severos e impacto direto na vida de pessoas e animais, levou o ministro do STF, Flávio Dino, a conceder a autorização.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na sexta-feira (13):

  • Dólar: -0,89%, a R$ 5,5675.
  • B3 (Ibovespa): 0,64%, aos 134.881,95 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Reprodução/Youtube-TV Cultura
 
  
Luiz Datena agride Pablo Marçal e é expulso de debate em São Paulo
Carolina Juliano

Debate em SP é marcado por agressão e xingamentos. O encontro entre os candidatos à prefeitura promovido pela TV Cultura começou propositivo, mas a postura durou pouco, principalmente a de Pablo Marçal e Luiz Datena. O influenciador provocou o apresentador em vários blocos ao resgatar uma denúncia de assédio sexual contra Datena. O jornalista respondeu que o caso não foi confirmado pela polícia e acabou sendo arquivado pela Justiça. Disse ainda que o fato atingiu sua família e levou à morte de sua sogra. No quarto bloco, Marçal lembrou que Datena ameaçou bater nele no debate da TV Gazeta e disse que ele "não era homem" para isso. O apresentador, então, saiu de seu lugar e acertou o adversário com uma cadeira. A emissora interrompeu a transmissão e, quando voltou, informou que Luiz Datena havia sido expulso e Pablo Marçal disse que estava passando mal e também deixou o debate. Veja o momento.
****
Marçal lesiona costela e dedo após agressão de Datena. A equipe de campanha do candidato declarou que ele teve lesões na costela e na mão e passou por exames no hospital Sírio Libanês. O advogado do candidato fez um boletim de ocorrência contra Datena por lesão corporal e injúria e seus assessores reclamaram que ele deveria ter sido preso em flagrante e que o debate deveria ter sido encerrado. Em vídeo publicado em rede social, Marçal aparece deitado na cama do hospital e conversa com um médico, que diz haver uma "linhazinha de fratura" no sexto arco costal. Ele cancelou sua agenda desta segunda, mas sua equipe espera que ele participe do debate da Rede TV!, marcado para terça-feira. Saiba mais.

FBI investiga tiros em campo de golfe como atentado a Trump. Um comunicado divulgado pela campanha do Partido Republicano disse que Donald Trump teve de ser retirado às pressas após uma troca de tiros próxima do clube de golfe em que estava ontem, na Flórida. O incidente ocorreu do lado de fora do Trump International Golf Course, em West Palm Beach, onde Trump estava jogando golfe. O suspeito de ser o autor dos disparos foi preso e um fuzil AK-47 com mira e uma câmera GoPro foram encontrados. Ele foi identificado como Ryan Wesley Routh, segundo a agência Associated Press. Autoridades policiais disseram em coletiva de imprensa que o atirador estava em alguns arbustos perto do campo quando agentes do Serviço Secreto visualizaram um cano de um rifle. Em julho, Trump foi atingido de raspão na orelha e um apoiador do republicano foi morto em um atentado durante um comício. Saiba mais.

Ministro do STF autoriza crédito fora da meta fiscal para combater incêndios. Flávio Dino deu aval para que o Executivo abra créditos extraordinários fora das regras da meta fiscal para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Dino deixou claro que cabe ao governo federal, se quiser, abrir o crédito e ao Congresso Nacional aprovar o montante a ser liberado sem a necessidade de refazer contas e indicar meios para compensar os gastos. O ministro determinou também que o governo libere os recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal para custear exclusivamente as investigações e o combate aos crimes ambientais nas regiões da Amazônia e do Pantanal e flexibilizou as regras para a contratação de brigadistas temporários. Leia mais.

Seca faz rios amazônicos atingirem recordes históricos de baixa. Boletim de Alerta Hidrológico publicado na sexta-feira mostrou diversos rios da Amazônia com níveis abaixo da média histórica e sem previsão de recuperação a curto prazo. Em Manaus, o rio Negro chegou a 16,75 metros, 3,7 metros abaixo da faixa normal para o período. O nível do rio desce 24 cm por dia. O Solimões marcou -1,79 m, o nível mais baixo já registrado desde 1983, e o Madeira, um dos mais importantes afluentes do rio Amazonas, chegou a 41 cm no sábado, menor marca desde 1967. Veja a situação de outros rios.

Bienal do Livro de SP é a maior em 10 anos com 722 mil visitantes. O evento que acabou ontem teve o maior número de participantes da última década e 9% maior que a edição anterior, segundo a Câmara Brasileira do Livro, que é a responsável pela organização. O tíquete médio gasto por visitante foi de R$ 208. As editoras divulgaram comunicados comemorando o que algumas chamaram de "a maior Bienal do Livro de todos os tempos". A Sextante dobrou o faturamento em relação à Bienal de dois anos atrás, a Globo Livros diz ter batido "todos os recordes históricos" em bienais, e o crescimento na Record foi de 82%. Veja mais resultados.

Corinthians vence São Paulo e se aproxima do hexa no Brasileirão feminino. No primeiro jogo da final, o Corinthians bateu o São Paulo por 3 a 0 no MorumBis e abriu grande vantagem para o jogo de volta que ocorre no próximo domingo na Neo Química Arena. Vic Albuquerque, com dois gols e uma assistência, foi o grande destaque do Corinthians. Ela chegou aos 13 gols na competição e só está atrás na artilharia de Amanda Gutierres, do Palmeiras, com 15. Se vencer o próximo jogo, o Corinthians conquista o quinto título brasileiro consecutivo e o sexto da história. Saiba como foi o jogo.

Cidad3: Imprensa Livre!!!