26 março, 2026

Tixa News

 

Arte: Marcelo Chello

A CPI do INSS terminou em pizza. Não se investigou nada. Vazou-se um monte de mensagens. Deu o maior bafafá na quebra do sigilo do Lulinha. Os aposentados foram esquecidos. E no fim os ministros supremos foram lá e mandaram acabar logo com a CPI. O supremo Gilmar indignou-se e levantou a voz: “É deplorável que quebrem sigilo e divulguem, vazem, é abominável”. Xandão completou: “E criminoso”. Para quem não lembra da treta, a CPI do INSS esqueceu dos aposentados e virou a CPI do Master.

A treta é a seguinte. O Davi Alcolumbre, que é a estrela mor do Senado, não instalou a CPI do Master mesmo tendo a quantidade mínima de assinaturas para fazer a instalação da comissão. Aí outras CPIs resolveram pegar o Master para elas porque, né, virou o maior escândalo da República. A CPI do INSS alegou que ia investigar porque o Master fazia crédito consignado. Só sei que no fim o que rolou é que o supremo André Mendonça autorizou a CPI a ter os dados do Vorcaro e rolou aquele vazamento das mensagens do zap. Inclusive mensagens pra lá de íntimas do Vorcaro. Ao estilo peleleca.

Na mesma época, a jornalista Malu Gaspar noticiou que Xandão trocou mensagens com Vorcaro no dia em que Vorcaro foi preso. Coisas do tipo Vorcaro perguntando pro Xandão: conseguiu bloquear? Xandão aproveitou e disse que era tudo mentira e tudo vazamento de informações incompletas pela CPI. O Globo foi lá, bancou a Malu e disse: not, as informações não eram dos vazamentos da CPI, mas de fontes da Polícia Federal.

Enfim, a maioria dos supremos não queria mais CPI (vai saber onde ia parar essa investigação), o Lula não queria mais CPI, o Alcolumbre não queria mais CPI. A maior galera não queria mais CPI. O caso foi parar no Supremo porque Alcolumbre não atendeu o pedido de prorrogação, o supremo André mandou prorrogar e agora o plenário do Supremo derrubou a decisão do André. Entre os vários recados do julgamento, eu resumiria assim: o supremo André está meio sozinho na parada e os supremos Toffoli e Xandão estão com a maioria.

A CPI precisa acabar até sábado, o que significa que vai ter que sair um relatório a fórceps nesta sexta.

Endividamento eleitoral

Lula acredita que o eleitor acha que a economia vai mal porque está muito endividado e aí rolou até uma culpa dos cachorros. Ele disse que a China não tem esse problema, mas no Brasil as pessoas gostam muito de cachorros. E hoje em dia não basta dar um resto de comida, tem que levar no dentista, tem que dormir junto e o resultado? O salário vai todo no bicho. Errado não tá, mas precisava mesmo essa menção à China? (Na China o pessoal come cachorros, mas parece que isso é uma tradição que já está em desuso.)

Pensamento aleatório. Saudades do tempo em que o importante era que atrás de uma criança tinha um cachorro.

Outro problema identificado por Lula: o Pix. Se a pessoa está com uma nota de 100 fica com dó de gastar, mas segundo o presidente com o Pix nem sente que está gastando. Errado não tá, mas já que estava falando tanto dos cachorros, podia ter usado a nota do caramelo como exemplo.

E como uma onda, o presidente do Banco Central disse hoje que não dá para brasileiro pagar mais de 100% de juros por ano em dívidas. Tenho que concordar. Mas acordaram só agora?

A propósito, teve também as associações que aproveitaram para divulgar estudos que mostram que as bets também estão levando o povo ao endividamento. Outro assunto que ficou só na esperança, né? Nem imposto maior aprovaram para as bets.

Lula 8.0

A idade vai ser uma questão nas eleições, sabemos disso. Por enquanto, é assim que Lula tem tratado: “Outro dia o filho do Bolsonaro disse assim: o Lula é o Opala velho. Quando ele fala assim, eu não me ofendo. Porque eu tive um Opala 94 turbinado. Se ele conhecesse o meu Opala, ele não falava. Ele fala porque o Opala dele é o pai dele, que está no desmanche. O Opala que ele conhece é o pai dele. Ele não sabe o que é o Opala turbinado.”

Já viram aí dois temas de campanha, né????

Moro provoca racha

O que se diz por aí é que Ratinho Jr abandonou a ideia de fazer a corrida presidencial porque corria o risco de não fazer o sucessor no Paraná depois que Flavitcho Bolsonaro fechou com Sérgio Moro. O ex-juiz até se filiou ao PL para concorrer a governador. E daí o que que deu? Um monte de prefeitos do PL do Paraná saíram do partido por apoio a…. Ratinho. Mas gente, não poderiam ter feito esse movimento antes dele fazer a cartinha dizendo que não ia mais ser candidato a presidente? Será que isso muda o quadro e agora o Ratinho pode deixar a eleição do Paraná e seguir o plano de ser candidato a presidente? Vale lembrar que o prazo para ele deixar o cargo de governador e assim poder concorrer ainda está valendo.

Má vá!

E a Justiça italiana aceitou o pedido feito pelo Brasil para a extradição da Carla Carabina Zambelli. Quem lembra dela, levanta a mão. Para os perdidos, Zambelli fugiu para os States, depois pulou para a Itália para tentar se livrar da condenação aqui no Brasil. Não rolou, acabou sendo presa na terra da pizza, veja só. A defesa ainda pode recorrer, e o ministro da Justiça de lá tem 45 dias para dar a palavra final.

É treta, mermão

E na Assembleia do Rio, hoje rolou uma treta monstra. Primeiro arrumaram uma eleição correndo para presidente da casa para substituir o ex, Rodrigo Bacellar, que se enrolou com o crime organizado e foi cassado pelo TSE. Daí conseguiram a toque de caixa eleger um tal de Douglas Ruas, que é do PL e ex-secretário do Cláudio Castro.

Esquemão bom, como não tinha outro candidato, Douglas foi eleito por 45 a 0. E ele estava pronto para assumir interinamente o governo deixado por Castro. Ah, e também ele já é pré-candidato a governador nas eleições. Fácil, né? Só que a oposição estrilou e correu para a Justiça, por supuesto. Horas depois, o Tribunal de Justiça mandou cancelar todo o rolê, e o Douglas acabou indo mesmo foi pro olho da rua.

Para os perdidos. Cláudio Castro estava na berlinda, prestes a ser cassado por abuso de poder econômico nas eleições de 22. Daí resolveu renunciar para tentar se livrar. Não deu, foi cassado pelo TSE mesmo assim e ficou inelegível por 8 anos.

É isso, BRASEW. A semana que vem poderá ser de surpresas. Fiquem aqui com a Tixa. Lóve you, com acento. E aproveitem a pizza