18 junho, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Senado Aprova: incentivo à renovação de frota de mototáxi

O Senado aprovou projeto que inclui os mototaxistas na linha de crédito especial já existente para taxistas, permitindo que eles também financiem a compra de veículos novos para renovar suas frotas. Pelo PL 2.041/2025 , também poderão ser financiados com o crédito especial os veículos de passageiros ou de uso misto, de fabricação nacional, novos, movidos a combustível fóssil ou renovável, inclusive os veículos híbridos e elétricos, destinados à atividade de mototaxista. Além disso, inclui-se a possibilidade de financiamento para o seguro inicial dos bens e os itens para carregamento da bateria dos veículos elétricos. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Oposição acredita em queda do decreto do IOF, mas governo ainda espera acordo
A decisão da Câmara dos Deputados de aprovar regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/2025 , que altera regras do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), repercutiu entre os senadores. A urgência foi aprovada na segunda-feira (16) e, com isso, o projeto, do deputado Zucco (PL-RS), líder da Oposição na Câmara, poderá ser aprovado mais rapidamente, sem passar por nenhuma comissão. A aprovação foi entendida pela oposição como uma derrota do governo.

Randolfe: governo prepara MP para evitar impacto no valor da conta de energia
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Executivo prepara uma medida provisória (MP) para evitar um possível aumento no valor da conta de energia. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (18), depois de uma reunião entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e representantes do governo. Segundo Randolfe, o presidente Davi tomou a iniciativa da reunião para ouvir as prioridades do governo dentro do Parlamento e fazer uma avaliação da sessão do Congresso , ocorrida nessa terça-feira (17).

Envelhecimento da população impulsiona novas ações em defesa dos idosos
Daqui a 45 anos, os brasileiros com mais de 60 anos deverão corresponder a cerca de 37,8% da população do país, ou 75,3 milhões de pessoas idosas. Essa projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que não há muito tempo para o Brasil adaptar suas políticas públicas ao envelhecimento acelerado da população. A Europa pode fazer isso em mais de um século. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já é a sexta nação com o maior número de idosos no mundo.

Comissão aprova MP do crédito consignado; texto vai à Câmara
A comissão mista da medida provisória que regula o empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado aprovou nesta quarta-feira (18) o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Editada em 12 de março, a MP 1.292/2025 já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até 9 de julho para não perder a validade. Após a aprovação pela comissão mista, a MP segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados, Casa iniciadora. Em seguida, a matéria será enviada para votação no Senado Federal.

Aumento de pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência vai a sanção
Com emendas do Senado, seguirá para sanção presidencial o projeto de lei que aumenta a pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência.

Novo Código Eleitoral muda cotas para mulheres nas eleições
O novo Código Eleitoral poderá estabelecer novas regras de incentivo à participação feminina nas eleições, como a reserva de vagas na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas estaduais e municipais para mulheres. O PLP 112/2021 deve ser votado no dia 9 de julho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator, Marcelo Castro (MDB-PI), explicou que as cotas funcionaram por 20 anos, quando haveria uma reavaliação.

Alimentação escolar deve ter prazo de validade, aprova CE
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou na terça-feira (17) um projeto de lei que garante prazo mínimo de validade para os alimentos entregues ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A proposta, que busca evitar o envio de produtos prestes a vencer, recebeu parecer favorável da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), que foi lido pela senadora Augusta Brito (PT-CE). A matéria segue agora para análise do Plenário com requerimento para votação em regime de urgência.

Educação inclusiva no PNE precisa considerar diversidade de demandas
Representantes de diferentes entidades ligadas à educação de pessoas com deficiência (PcD) defenderam, em audiência no Senado, que o novo Plano Nacional de Educação (PNE) contemple propostas específicas para cada perfil de estudante. Para os debatedores, a inclusão escolar precisa garantir não apenas o acesso, mas também a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.

Sessão temática debate o aumento do feminicídio no país na terça-feira
O Senado terá, na terça-feira (24), às 10h, sessão de debates temáticos para discutir as causas do aumento dos crimes de feminicídio no Brasil e apontar soluções para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Celebrado nesta quarta, Dia do Orgulho Autista completa 20 anos
Há 20 anos, em 18 de junho de 2005, nos Estados Unidos, um grupo de pessoas com síndrome de Asperger comemorou pela primeira vez o Dia do Orgulho Autista. A data se internacionalizou e, hoje, é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre neurodiversidade. No Brasil, o Movimento Orgulho Autista Brasil também comemora 20 anos de existência e a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) que lança a campanha "Sou Autista, sou Defiça", por mais acessibilidade.

Projeto autoriza e regula uso de 'tasers' pelos cidadãos
Projeto de lei em tramitação no Senado regulamenta o uso de armas de eletrochoque, os tasers, para que elas possam ser usadas pelos cidadãos como medida de proteção pessoal. O PL 2.472/2025 é do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que vê nesse tipo de instrumento uma alternativa não letal para defesa pessoal, desde que seu uso seja condicionado ao cumprimento de critérios rigorosos de capacitação e controle.

Bertha Lutz, a voz das mulheres na criação da ONU

Enviado por Agência Senado