17 junho, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Congresso decide sobre 34 vetos e prepara instalação da CPMI do INSS

Após um ano sem analisar vetos presidenciais, o Congresso Nacional votou nesta terça-feira (17) dispositivos de 34 dos 60 vetos que estavam pendentes. Na mesma sessão, foi lido o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial
O Congresso Nacional retomou o projeto de lei que prevê indenização por dano moral e também pensão especial a vítimas do Zika vírus. O PL 6.064/2023 tinha sido integralmente vetado pelo presidente da República. Mas nesta terça-feira (17), deputados e senadores votaram pela derrubada do Veto 2, de 2025 , e agora a lei será promulgada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Davi lê requerimento e CPMI para investigar fraudes no INSS é criada
Senadores e deputados vão investigar os descontos ilegais nas folhas de benefício de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento ( RQN 7/2025 ) que cria a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi lido pelo presidente Davi Alcolumbre em sessão do Congresso Nacional nesta terça-feira (17). A partir de agora, as bancadas e os blocos partidários precisam indicar, com base no critério de proporcionalidade, os membros que farão parte do colegiado para que este possa ser instalado e inicie os trabalhos.

Senado vai instalar CPI do Crime Organizado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, leu nesta terça-feira (17), em Plenário, o requerimento da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, destinada a apurar a atuação, expansão e funcionamento de organizações criminosas no território brasileiro, em especial as facções e milícias.

Para atender STF, Congresso aprova ajustes nas regras sobre emendas
O Congresso Nacional aprovou, nesta terça-feira (17), um novo projeto de resolução para atender às exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares coletivas — que permitem às comissões e bancadas estaduais decidirem diretamente sobre gastos públicos . A Resolução 1, de 2025, aprovada em março, foi considerada insuficiente pelo ministro do STF Flávio Dino. O texto vai agora à promulgação pela Mesa Diretora do Congresso Nacional.

Dispensa de reavaliação de aposentadoria para incapacitados permanentes será lei
Aposentados por incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável, serão dispensados de reavaliações periódicas da condição de saúde que justificou a concessão do benefício previdenciário. Essa determinação foi confirmada pelo Congresso ao derrubar, nesta terça-feira (17), o veto do presidente Lula ( VET 38/2024 ) ao Projeto de Lei (PL) 5.332/2023 , que será promulgado.

Com vetos derrubados, fundos de investimento não pagarão CBS e IBS
Senadores e deputados devolveram os fundos de investimentos privados e fundos patrimoniais à lista de não-contribuintes dos novos impostos sobre o consumo — o IBS e a CBS —, instituídos na reforma tributária ( Lei Complementar 214 ). Para isso, os parlamentares rejeitaram parte dos vetos do governo federal à regulamentação da reforma tributária ( VET 7/2025 ). Os trechos retomados pelos parlamentares vão à promulgação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Energia renovável: Congresso mantém subsídios para pequenas hidrelétricas
O Congresso decidiu manter a prorrogação por 20 anos dos subsídios concedidos para pequenas hidrelétricas, e parques de energia de biomassa e de energia eólica que estão sob as regras do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). A decisão veio após dispositivos terem sido vetados pelo presidente da República  ( VET 3/2025 ), Luiz Inácio Lula da Silva, no PL 576/2021 , que deu origem à  Lei 15.097, de 2025 . A norma estabelece regras para a geração offshore (em alto mar) no Brasil, incentivando o uso de fontes renováveis, como a eólica e a solar. Os vetos foram deburados em sessão do Congresso Nacional nesta terça-feira (17).

Congresso derruba vetos a oito pontos da LDO; outros 156 itens tem votação adiada
O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (17) vetos do Poder Executivo a oito pontos do projeto de Lei das Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2024. A votação dos outros 156 dispositivos barrados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi adiada para a próxima sessão deliberativa do Congresso.

Congresso retoma autorização para pagamento de convênios em parcela única
Valores de convênios, acordos e outros instrumentos semelhantes celebrados pela administração pública poderão ser repassados integralmente em parcela única. A regra, que havia sido vetada pela presidência da República ( VET 46/2023 ), foi reestabelecida por deputados e senadores nesta terça-feira (17), em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Congresso derruba veto e mantém nova taxa sobre registros de agrotóxicos
O governo vai poder cobrar a Taxa de Avaliação e de Registro de pesticidas, aditivos e outros produtos relacionados a agrotóxicos. Foi o que o Congresso Nacional decidiu, nesta terça-feira (17), ao derrubar o veto ( VET 47/2023 – itens 10 a 15) a essa previsão na nova Lei dos Agrotóxicos ( Lei 14.785, de 2023 ). A lei decorre do  PL 1.459/2022  , aprovado no Senado no final de 2023 .

Insumos agropecuários produzidos para uso próprio ficam isentos de registro
O Congresso Nacional analisou nesta terça-feira (17) trechos vetados ( VET 65/2022 ) do texto da Lei 14.515, de 2022 , e restabeleceu o dispositivo que torna isentos de registro os insumos agropecuários produzidos ou fabricados pelo produtor rural para uso próprio. A comercialização desses produtos não é permitida pela legislação.

Congresso derruba vetos a lei sobre pesquisas clínicas em humanos
Deputados e senadores restabeleceram os trechos que haviam sido vetados ( VET 13/2024 ) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na  Lei 14.874, de 2024 , que estabelece regras e princípios para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos. A norma garante direitos para os participantes voluntários dos estudos e os deveres para o pesquisador, o patrocinador e as entidades envolvidas.

Congresso reinstitui licenciamento ambiental em até 60 dias para atividades espaciais
Os processos de licenciamento ambiental de atividades espaciais devem ser concluídos em até 60 dias. Essa regra volta a fazer parte da  Lei 14.946, de 2024 , que institui a regulamentação de atividades espaciais no Brasil. O trecho sobre o prazo para o licenciamento ambiental do setor havia sido vetado ( VET 19/2024 ) pela Presidência da República. Ele foi reestabelecido durante a sessão conjunta do Congresso nesta terça-feira, que derrubou o veto.

Por acordo, líderes adiam votação de 26 vetos na pauta do Congresso
Os líderes partidários anunciaram um acordo para adiar a votação de 26 dos 60 vetos que estavam na pauta do Congresso Nacional desta terça-feira (17). Veja a lista completa aqui .

Após impasse em comissão, Marina Silva é convidada para falar na CMA em julho
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, voltará ao Senado em julho, agora a convite da Comissão de Meio Ambiente (CMA), para prestar esclarecimentos sobre temas relacionados à sua pasta.

Minha Casa, Minha Vida: avança inclusão de reforma de imóvel afetado por desastre
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (17) projeto de lei que inclui no Programa Minha Casa, Minha Vida a reforma de casas danificadas, de forma parcial ou total, por desastres naturais.

CAE aprova uso de recursos de fundo garantidor em operações do Pronaf
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (17) projeto que autoriza a utilização de recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para cobrir ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Incentivo à renovação de frota de mototáxi passa na CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (17) o projeto que inclui os mototaxistas na linha de crédito especial já existente para taxistas, permitindo que eles também financiem a compra de veículos novos para renovar suas frotas.

Criação de sistema de apoio ao crédito à exportação avança na CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (17) projeto de lei que cria o Sistema Brasileiro de Apoio Oficial ao Crédito à Exportação e altera o seguro de crédito à exportação.

Comissão de Educação aprova plano para avaliar política nacional de alfabetização
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (17) o plano de trabalho que vai orientar a avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública escolhida pelo colegiado para ser analisada neste ano. De acordo com o cronograma apresentado pela senadora Augusta Brito (PT-CE), serão promovidas cinco audiências públicas sobre o tema e análise documental e de dados a partir do levantamento de leis, decretos e troca de informações com alguns órgãos como o   Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão é que o relatório final seja apresentado em novembro.

CE aprova regras sobre validade para compra de alimentos da merenda escolar
A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (17) o projeto que define regras sobre validade de alimentos adquiridos por escolas públicas e sobre percentual mínimo de recursos que deverão ser destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar no âmbito do programa nacional de alimentação escolar ( PL 2.205/2022 ). Pelo texto, na data da entrega pela empresa contratada, o produto ainda deve ter validade superior à metade do tempo entre a data de fabricação e a data de validade final.

CI debaterá repasse de custos por usinas que não geram energia
Com os avanços das fontes renováveis e as limitações da atual infraestrutura de escoamento, o setor elétrico brasileiro enfrenta um desafio operacional crescente: o mecanismo de constraint-off. Esse cenário será debatido em audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI), ainda sem data definida. Requerimento nesse sentido ( REQ 50/2025 – CI ), do senador Marcos Rogério (PL-RO), foi  provado nesta terça-feira (17).

Incentivo para exportações de micro e pequenas empresas vai a Plenário
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei complementar do Poder Executivo que cria um programa de incentivo às exportações realizadas por micro e pequenas empresas por meio da devolução de parte dos tributos por ela pagos.

Mineração é essencial na transição energética, apontam debatedores
Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), na terça-feira (17), representantes do poder público e do setor privado de mineração afirmaram que a extração de minerais é essencial para a transição energética, mas, segundo eles, no Brasil, falta apoio público suficiente para isso.

Lei proíbe tatuagens e piercing em cães e gatos
Quem tatuar ou colocar piercings em cães e gatos poderá ser condenado à prisão, pagar multa e perder a guarda do animal.  É o que prevê uma lei publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).

Aprovada a criação da Liderança da Oposição no Congresso
O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) a criação da Liderança da Oposição no Congresso ( PRN 2/2023 ).  Assinado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) e outros parlamentares, o projeto recebeu relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO). Agora a matéria seguirá para a promulgação da Mesa do Congresso Nacional.

Enviado por Agência Senado