17 junho, 2025

Congresso em Foco

  

Congresso em Foco

Ano 22 - Brasil, 17 de junho de 2025 - Nº 85


 
"Não bastam esperanças, a realidade é sempre urgente."

Machado de Assis

Urgência aprovada

O tão aguardado requerimento de urgência para a derrubada do aumento do IOF foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados. Na prática, o gesto é mais simbólico do que efetivo, mas deixa claro o recado ao Planalto: aumentar imposto para fechar conta, sem cortar gasto, não vai passar. (Clique aqui)

Quem foi?

Quer saber como cada parlamentar votou no requerimento de urgência? O Congresso em Foco te conta. Aproveita que é sem taxa, clique aqui.

Para bom entendedor

Hugo Motta classificou a aprovação do regime de urgência para o projeto que derruba o aumento do IOF como um recado claro da sociedade ao governo Lula: "o país não aguenta mais aumento de imposto". Sem citar nomes, mas sem deixar dúvidas, o destinatário da mensagem também ficou evidente: Fernando Haddad. (Clique aqui)

Em modo avião

Enquanto o IOF pega fogo (literalmente), Haddad tirou merecidas férias. Com a economia estagnada, a base do governo ruindo no Congresso e a agenda fiscal desidratando, o ministro da Fazenda optou por um destino mais tranquilo: longe de tudo isso. Com sorte, o cenário muda até domingo. Se não mudar, pelo menos ele descansou. (Clique aqui)

Habemus pactum

Após reunião do Colégio de Líderes da Câmara e antes da votação de urgência, Hugo Motta disse ter recebido do governo o compromisso de apresentar um novo pacote de propostas de ajuste fiscal que inclua medidas de cortes de despesas. (Clique aqui)

Reconhecimento público

Em meio ao ruído entre Executivo e Congresso pelo decreto do IOF, a ministra Gleisi Hoffmann enalteceu Hugo Motta. Nas redes, disse que, mesmo em momentos de tensão, a relação com o parlamentar tem sido marcada pela responsabilidade, lealdade institucional e compromisso com os acordos firmados. (Clique aqui)

Gambiarra no orçamento

O esquema das "emendas paralelas" de comissão que entrou no radar do ministro Flávio Dino é, em essência, uma questão de rotulagem: são indicadas pelo Congresso e tramitam como emendas parlamentares, mas entram no orçamento como se fossem outro tipo de gasto. O suposto esquema para driblar a lei orçamentária foi a gota d'água para a crise do IOF. Quer entender melhor? O Congresso em Foco explica. (Clique aqui)

Por falar em emendas...

A sessão conjunta do Congresso agendada para hoje tem em pauta três itens que tratam diretamente do funcionamento das emendas parlamentares. Dois deles são vetos do governo que, se derrubados, fortalecem o poder do Legislativo sobre a execução desses recursos - um passo a mais na disputa por controle do orçamento. Veja o que está em jogo. (Clique aqui)

Ainda elas

O Congresso Nacional apresentou projeto de resolução que permite o uso de emendas de comissão e de bancada para custear salários de profissionais da saúde. O texto está na pauta da sessão de hoje. (Clique aqui)


Do fundo do baú

Em 16 de junho de 1954, a Câmara rejeitou o impeachment de Getúlio Vargas, sob acusações frágeis. O episódio marcou o uso político do instrumento, que se repetiria em outros momentos da história. (Clique aqui)

Prestação de contas

Partidos têm até 30 de junho para entregar à Justiça Eleitoral a prestação de contas de 2024. Envio é obrigatório e deve ser feito via Sistema de Prestação de Contas Anual. (Clique aqui)

Dobro ou nada

Derrotada na votação do relatório final da CPI das Bets, a senadora Soraya Thronicke não saiu de mãos vazias. Como resposta, apresentou um pacote de projetos que mira em cheio o setor de apostas: desde responsabilização de provedores que permitem acesso a sites ilegais até a proibição de que beneficiários do CadÚnico se cadastrem em plataformas de jogos. (Clique aqui)

Empossado

Formalizada a licença de 127 dias da deputada foragida Carla Zambelli, o suplente Coronel Tadeu assumiu seu posto. Em discurso de posse, honrando a cadeira, o parlamentar criticou a condução do atual governo, e prestou homenagem a sua titular. (Clique aqui)

Troca de cadeiras

O ex-deputado estadual do Ceará Nelinho Freitas assume o mandato no lugar do deputado Eunício Oliveira. O parlamentar e ex-presidente do Senado tirou licença de 120 dias para tratar de interesse particular. Com efeito, Nelinho se torna o primeiro suplente do MDB no estado. (Clique aqui)

Primeiros evacuados

Em meio à escalada de tensão no Oriente Médio, ao menos uma boa notícia: os primeiros 12 gestores públicos brasileiros que estavam em Israel conseguiram cruzar a fronteira e chegaram com segurança à Jordânia. O grupo, formado por prefeitos e secretários que viajavam para uma conferência internacional, foi transportado por terra. (Clique aqui)

Ficam os demais

Outros 27 representantes de prefeituras brasileiras ainda permanecem em Israel. Segundo o Itamaraty, novas operações de evacuação ocorrerão à medida que houver voos disponíveis a partir da Jordânia. O governo brasileiro mantém o alerta: não é hora de viajar à região. (Clique aqui)

Agenda internacional

Lula estará hoje na reunião da Cúpula do G7 no Canadá. Em sua nona participação, o presidente brasileiro falará sobre segurança energética e mudanças climáticas. (Clique aqui)

Responsáveis

Pesquisas Ipsos-Ipec e Datafolha indicam que a população vê responsabilidade de Lula e Bolsonaro nas fraudes do INSS, com maior peso atribuído ao atual governo. (Clique aqui)


  • Prêmio Congresso em Foco 2025

Novos tempos, novos prêmios

O Prêmio Congresso em Foco 2025 amplia seu escopo e apresenta novas categorias que refletem a atual composição do Congresso e os debates mais urgentes da sociedade. A iniciativa acompanha, com olhar atento, as transformações graduais no Legislativo, que, apesar das persistentes desigualdades, já registra um parlamento mais plural e conectado às demandas sociais. Confira. (Clique aqui)


Imposto de renda

Comissão da Câmara faz audiência hoje sobre mudanças no IR para discutir o impacto da iniciativa sobre os contribuintes, empresas, entes federativos e o mercado financeiro. (Clique aqui)

Urgência

Em artigo, Renata Abreu cobra celeridade do Congresso e defende a castração química para estupradores reincidentes. "Cortar o mal pela raiz é um dever moral", afirma. (Clique aqui)

Piso para intérpretes

Comissão da Câmara aprovou salário-mínimo de R$ 4 mil para profissionais de Libras em todo o país. (Clique aqui)

Energia limpa

Em discussão sobre a reforma do setor elétrico, foi apresentada emenda que propõe direcionar recursos da privatização da Eletrobrás para investimentos em fontes renováveis nos estados da Amazônia Legal. (Clique aqui)

Reciclagem de baterias

Projeto propõe política nacional para rastrear e reaproveitar baterias de veículos elétricos. (Clique aqui)

  • Economia

Recuperação lenta

A economia cresceu 0,2% em abril, segundo o Banco Central. O resultado aponta retomada gradual após a queda no segundo semestre do ano passado. (Clique aqui)

Febre baixando

Em semana de Copom, o mercado baixou de novo a previsão para a inflação em 2025. (Clique aqui)

Pix Automático

A ferramenta Pix Automático, para pagamentos recorrentes, começou a funcionar na segunda. Saiba como vai funcionar. (Clique aqui)

  • Mundo

A realidade contra Trump

Para Luiz Carlos Mendonça de Barros, a "revolução" prometida por Trump começa a se render às forças do mercado, das instituições e da própria economia americana. (Clique aqui)

O fascismo usa feed

Gisele Agnelli e Luciana Bauer explicam que, no fascismo 4.0, não é preciso tomar o poder. Ele é convidado a entrar pelo feed, pelos cliques e pela lógica da polarização digital, com Trump como o grande avatar desse colapso democrático. (Clique aqui)

Em foco

Na nossa comunidade do WhatsApp, você vê o que realmente importa. É só clicar e acompanhar de perto. (Clique aqui)

 

Congresso em Foco