A Câmara de Vereadores deu um importante passo no combate à violência e na fiscalização de políticas públicas voltadas à mulher paulistana com a criação da Procuradoria Especial da Mulher.
Na quinta (22/5), um evento especial, com a presença de vereadoras, deputadas, promotoras e outras autoridades, marcou a instalação do novo órgão.
Temas importantes para a cidade foram debatidos em Plenário nesta semana. Entre os destaques da sessão de terça (20/5) estão a situação da cracolândia, a questão das bets - sites de apostas on-line -, a circulação irregular de veículos nos calçadões do centro e a Virada Cultural.
Na quarta (21/5), aprovação de projetos dos vereadores e temas como a iluminação da ciclovia do Rio Pinheiros fizeram parte dos discursos. E finalizando a semana,na quinta (22/5), os vereadores analisaram vetos do Executivo.
O projeto Câmara Aberta entrou para a programação da Virada Cultural, que acontece neste final de semana.
Além da visita guiada, quem vier conhecer o Palácio Anchieta conta ainda com outras atrações, como uma feira de gastronomia e artesanato.
Na segunda (19/5), foi instalada a segunda Comissão Parlamentar de Inquérito da atual legislatura: a CPI da Íris.
O colegiado tem como objetivo apurar a atuação da empresa Tools for Humanity que, por meio do projeto World ID, oferece recompensas financeiras para realizar o escaneamento da íris de cidadãos Paulistanos.
Recém-instalada, a CPI dos Pancadões, que busca investigar possíveis omissões de órgãos públicos na fiscalização da perturbação do sossego causada por festas clandestinas na cidade.
A comissão deu início aos trabalhos com a aprovação de diligências, intimações e convites.
Semana movimentada nas comissões da Casa:
📍 A Comissão de Finanças avançou a criação de um selo para empresas que priorizarem a contratação de mulheres vítimas de violência;
📍Na Comissão de Constituição e Justiça, os vereadores aprovaram a realização de um debate sobre projetos voltados ao serviço de transporte de passageiros por motocicleta;
📍A Comissão de Educação deu aval a um projeto sobre a política de prevenção a atentados violentos nas escolas e realizou uma audiência pública sobre projetos de vereadores;
📍Já a Comissão de Segurança Pública aprovou audiência com o tema “Lei do Psiu e racismo religioso”, além de ouvir esclarecimentos do comandante-geral interino da GCM;
📍 E fechando o giro, a Comissão de Relações Internacionais aprovou convite a secretários e manifestou a intenção de reforçar o diálogo com consulados e universidades;
📍Já a Comissão de Segurança Pública aprovou audiência com o tema “Lei do Psiu e racismo religioso”, além de ouvir esclarecimentos do comandante-geral interino da GCM.