08 novembro, 2024

revista piauí

 

despedida
“Fábio Jr., tira a roupa”

E ele tirou. Vera Roesler, diretora de arte da Som Livre, era capaz de domar artistas e convencê-los de suas ideias. Assinou a capa de mais de duzentos discos da música brasileira, entre eles Mania de você (1979), de Rita Lee, Estrelas Solitárias (1982), de Cauby Peixoto, e Salve Simpatia (1979), de Jorge Ben. Mais tarde, enveredou pelo mundo da moda. Vera morreu em 19 de outubro, aos 76 anos. Leia aqui.

MARIANA FILGUEIRAS

vultos da justiça
“Pqp leilão danado kkkk”

Um engenheiro aposentado foi vítima de um golpe de 5,5 milhões de reais em 2017. Era um caso evidente de estelionato, mas a Justiça pouco fez para solucioná-lo. Agora, uma investigação da Polícia Federal mostra que esse descuido talvez não tenha sido obra do acaso: o juiz e o desembargador responsáveis enriqueceram rapidamente e movimentaram centenas de milhares de reais em dinheiro vivo. São investigados por venda de decisões, em um inquérito da Polícia Federal que escancarou a corrupção nos tribunais do Mato Grosso do Sul. Leia na reportagem.

ALLAN DE ABREU
questões de ordem mundial
O sacrifício da democracia

Ao contrário do que diz Marcos Nobre, é impossível encontrar saídas para a crise por meio de uma reforma do neoliberalismo, escreve José Mário Neves. No site da piauí, ele responde às questões levantadas por Nobre em artigo publicado em junho.


só para assinantes
questões eleitorais
Bolsonarismo Shrek

As eleições municipais dividiram a direita em dois polos. De um lado, a turma da pancada; do outro, o grupo que opera pelos métodos tradicionais da dominação brasileira. Venceu o segundo, liderado por Tarcísio de Freitas. “Entra em campo uma espécie de bolsonarismo Shrek que, inspirado no ogro verde da animação americana, tem uma aparência inofensiva, em oposição ao bolsonarismo raiz, cujo aspecto é assustador”, escreve André Singer, em artigo publicado na piauí deste mês.

vultos da imigração
71 dias no terminal 3

Um imigrante ganês narra o cotidiano de banhos minguados e a vigilância constante em uma área restrita do Aeroporto de Guarulhos, destinada a passageiros que pedem refúgio ao desembarcar no Brasil. O “colchão” em que dorme é uma manta vermelha estirada ao chão ou disposta sobre duas fileiras de cadeiras (onde, em condições normais, os passageiros aguardam por seus voos). A crise migratória do aeroporto, que não tem data para acabar, já resultou em uma morte. Leia aqui.

PEDRO PANNUNZIO


questões jornalísticas
Apoios e desapoios da mídia na eleição americana

No final de outubro, pela primeira vez em mais de meio século, o Washington Post, a pedido do dono Jeff Bezos, cancelou a publicação de um editorial em favor de um candidato presidencial – no caso, Kamala Harris. O texto já estava pronto, e foi descartado. Bezos temia que, em caso de vitória de Trump, pudesse sofrer retaliações. Rapidamente, 250 mil pessoas cancelaram sua assinatura do jornal. Mas o Post não foi o único a ser contestado durante a campanha deste ano. Leia aqui.

MARCELO SOARES
questões urbanas
O enlace entre a arquitetura moderna e a herança africana

No dia 21 de outubro, o projeto do arquiteto paulistano Marcus Vinicius Damon venceu o concurso do futuro Centro Cultural Rio-África, que ficará na região da “Pequena África”, na Zona Portuária do Rio. O anúncio foi feito por meio de uma live. O projeto de Damon planeja uma fachada monumental inspirada em estrutura afro-islâmica como uma ponte entre passado e presente. O Centro Cultural Rio-África tem previsão de lançamento para 2027. Veja aqui.

TATIANE DE ASSIS
podcasts
A vitória de Trump, um compêndio de horrores

Foro de Teresina desta semana, Fernando de Barros e Silva, Ana Clara Costa e Marina Dias se debruçam sobre a vitória de Trump. Comentam os resultados em diferentes estados, as consequências globais e como isso pode afetar o Brasil.

questoes cinematograficas
Morte luminosa, desastre grandioso

Há dois meses, o 81º Festival de Veneza premiou O Quarto ao Lado com o Leão de Ouro, principal prêmio do evento. O filme de Pedro Almodóvar fala da morte de maneira sensível e provocativa. “Mas será que entre os 21 títulos selecionados para a competição oficial não houvesse opções melhores do que essa para se premiar?”, indaga Eduardo Escorel, no site da piauí. Leia aqui.

cartuns
Cartum de Adão Iturrusgarai
humor

Conheça Joseph Nobody, cidadão da Pensilvânia que decide hoje se o mundo acaba nos próximos quatro anos

Cidad3: Imprensa Livre!!!