25 outubro, 2024

SECOM - Senado Notícias

 


Gilberto Tumscitz Braga foi um autor brasileiro de telenovelas e minisséries, considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. Sua telenovela de 2007, Paraíso Tropical, foi indicada em 2008 ao Emmy na categoria de melhor novela. Wikipédia
Nascimento: 1 de novembro de 1945, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cônjuge: Edgar Moura Brasil (desde 2014)


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Relator apresenta projeto para dar transparência a emendas ao Orçamento

O relator do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), protocolou nesta sexta-feira (25) o projeto de lei complementar com regras para dar mais transparência à execução das emendas parlamentares ao Orçamento ( PLP 172/2024 ). A proposta, que é fruto de acordo entre os Três Poderes, deve ser votada pelo Congresso nos próximos dias.

Senado Aprova: garantia de alimentos a mulheres vítimas de violência
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta semana o projeto de lei (PL) 996/2023 , que estabelece a garantia de alimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O texto, da senadora Teresa Leitão (PT-PE), recebeu relatório favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE) e segue para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado. O projeto insere um dispositivo na Lei 11.346, de 2006 , para incluir, entre os destinatários do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), os locais de acolhida e apoio à mulher vítima de violência doméstica e familiar e seus dependentes.

1974: o início do fim da ditadura
As eleições de 1974, que escolheram, pelo voto direto, um senador por estado, além de deputados federais e estaduais, completa 50 anos no dia 15 de novembro. Aquele pleito é considerado um marco do período da ditadura militar iniciada 10 anos antes com o golpe de 1964 e encerrada 10 anos mais tarde com a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República.

Maierovitch: novos prefeitos precisam fazer diagnóstico da situação da saúde
Após as eleições deste ano, que se encerram com o segundo turno neste domingo (27), um dos desafios para os novos prefeitos será a saúde. Em entrevista à Rádio Senado, o médico sanitarista Cláudio Maierovitch ressalta que, além de assegurar recursos para a área, é importante que os novos prefeitos façam um diagnóstico de situação — para identificar quais são os principais problemas de saúde em seus municípios, quais são os serviços existentes e quais são os pontos de estrangulamento. "Muitas vezes se trata de reorganizar [a saúde], e não apenas de fazer investimentos", diz ele.

CAS vai apreciar projeto que define metas progressivas de erradicação da pobreza
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, e deve apreciar o projeto que institui uma linha oficial de pobreza e estabelece que o governo federal deverá definir metas progressivas para erradicação e diminuição das desigualdades socioeconômicas ( PL 350/2021 ).

Eleitor deve avaliar se promessas de candidato cabem no orçamento, diz consultor
Nas eleições municipais, é importante que os eleitores se atentem às promessas de campanha, já que a execução de obras públicas depende da disponibilidade de recursos e de planejamento prévio. Os eleitores devem prestar atenção se as promessas feitas pelos candidatos são viáveis e se demonstram conhecer a situação financeira do município. O alerta é do consultor-geral do Orçamento do Senado, Flavio Diogo Luz, que explica as competências orçamentárias das prefeituras.

Uso de linguagem simples por todos os órgãos públicos está na pauta da CCDD
O projeto de lei que cria a Política Nacional de Linguagem Simples é o primeiro item da pauta na reunião da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) agendada para a quarta-feira (30), às 9h30.

CAS debaterá tratamento de pacientes com lúpus pelo SUS
O tratamento de pacientes com lúpus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será debatido em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A audiência atende a pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que relata descontinuidade no tratamento de pacientes.  A reunião está marcada para quinta-feira (31), a partir das 10 horas.

CSP analisa projeto que reforça segurança em escolas públicas
A Comissão de Segurança Pública (CSP) vota na terça-feira (29) um projeto de lei que obriga estados, Distrito Federal e municípios a garantir a segurança em escolas públicas. A reunião está marcada para as 11h e tem outros três itens na pauta.

Subcomissão vai ouvir comandante de defesa cibernética do Exército
O Brasil foi um dos países mais visados por ataques cibernéticos em 2023, segundo dados de empresas de segurança digital. Na quarta-feira (30), a partir das 14h, a Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética (CREDC) vai debater as relações entre segurança nacional e defesa cibernética com o general Alan Denilson Lima Costa, chefe do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) do Ministério da Defesa.

Nova tributação sobre setor de alimentos será debatida na CRA
Os critérios de incidência de tributos sobre alimentos na regulamentação da reforma tributária e seus efeitos sobre a cadeia produtiva do setor serão tema de audiência pública interativa da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), agendada para quarta-feira (30), às 14h.

Projeto prevê regras para fornecimento de medicamentos fora da lista do SUS
Um novo projeto de lei complementar (PLP) em análise no Senado, de autoria do senador Romário (PL-RJ), cria regras para que medicamentos que ainda não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou não registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possam ser distribuídos por estados e municípios. O texto está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Remédio mais fácil para doenças negligenciadas

Defesa da vida marca sessão pelos 25 anos de fundação da Abrame
O Senado promoveu, na tarde desta sexta-feira (25), uma sessão especial para celebrar os 25 anos de fundação da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame). O requerimento para a homenagem ( RQS  235/2024 ) foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), que também dirigiu o evento. Girão, que é espírita, disse que a data é muito especial e relatou que já buscou socorro na Abrame em causas importantes, com foco no direito e na vida, e foi muito bem atendido.

Enviado por Agência Senado


Cidad3: Imprensa Livre!!!