No site do fabricante, elas constam com o título "Água de Coco Mais Frutas (acrescente o nome da fruta, a depender do sabor)". Porém, o correto seria dizer que elas têm mais açúcar e aditivos, em vez de mais frutas.
As imagens de uva, maracujá, frutas vermelhas, melancia e tangerina nos rótulos remetem aos sucos. No entanto, essas frutas ficam apenas do lado de fora da caixinha — as bebidas não têm nenhuma gota de suco, somente aromas. Isso pode levar o consumidor ao engano.
Imagine uma mãe procurando um suco para o seu filho. Ela vê esses rótulos com o coco e mais uma fruta, e imediatamente pensa que são uma versão melhorada dos tradicionais sucos infantis. Embora os produtos não estejam claramente posicionados para essa faixa etária, já que não têm rótulos lúdicos, sabemos que suas caixas coloridas com canudinho atraem as crianças e cabem na lancheira.
Mas elas não são nem água de coco, nem suco: os chamados "refrescos de água de coco adoçados sabor frutas" são uma mistura de água com água de coco, vários aditivos e bastante açúcar. Ou seja, mais um tipo de bebida de caixinha açucarada que fornece apenas carboidratos e sódio.
Cada embalagem contém 18g de carboidrato, o que é quase o dobro do conteúdo de açúcar da água de coco da mesma marca, que não tem adição de açúcar. Para fins comparativos, uma Coca-Cola contém 21g de açúcar na mesma medida, ou seja, nesse sentido as bebidas são bastante parecidas.
Você pensa que está comprando água de coco com frutas, mas leva pra casa uma mistura de água com açúcar, mais 6 aditivos.