20 outubro, 2024

Revista Zum

 


CONHEÇA A NOVA REVISTA ZUM #27
 

A revista impressa de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles já está nas livrarias e na nossa loja virtual. Nesta edição, as artistas Mayara Ferrão e Tadáskía afirmam sua história e identidade ao encenar imagens que constroem novos laços e álbuns familiares.
 
Vera Chaves Barcellos transforma a pele em paisagem, sugerindo ao mesmo tempo a existência física e as rotas de escape, enquanto Hélène Amouzou faz autorretratos para lutar contra o apagamento. Mesmo diante do abandono, os negativos resgatados pelo Lagos Studio Archives teimam em celebrar a beleza presente nos retratos de estúdio.
 
Com tinta à óleo, Caio Pacela fixa cenas que se multiplicam em alta velocidade, como os memes de internet e os cultos espirituais. Mistério e transcendência emanam das fotografias de Fernell Franco em mercados de rua na Colômbia, ou da jornada de Maya Goded pelo continente americano em busca da resistência feminina.
 
Uma vida aguerrida é o exemplo de Nair Benedicto, que revê cinco décadas de fotografia em uma entrevista que é também uma aula sobre o Brasil.
 
Resgatadas, sonhadas, pintadas ou impressas, as imagens são as pedras da história, calçando o passado e o futuro.



Nesta edição, os assinantes também recebem um pôster exclusivo com a obra Amálgama (2023), de Caio Pacela.

ÁLBUM DE DESESQUECIMENTOS por Mayara Ferrão & Fernanda Silva e Sousa

A artista soteropolitana Mayara Ferrão, capa da ZUM #27, introduz novas fotografias na história visual do Brasil ao criar cenas familiares usando inteligência artificial e bancos de imagens. Para a professora Fernanda Silva e Sousa, o Álbum de desesquecimentos de Ferrão amplia nossa capacidade de imaginar não apenas um futuro mas também um passado livre.

PAISAGENS EPIDÉRMICAS por Vera Chaves Barcellos & Fernanda Pitta 

Os fragmentos de corpo ampliados pela artista gaúcha Vera Chaves Barcellos transformam a pele em paisagens que aproximam a escala íntima e humana à vastidão infinita do cosmos. Essas Epidermic Scapes representam um ponto de virada na exploração da identidade e da corporeidade na arte, escreve a curadora Fernanda Pitta.

O TRACE DA SERPENTE de Maya Goded e Elena Navarro

A artista mexicana Maya Goded reúne fotografias, vídeos, depoimentos e diários de viagens pelo continente americano para narrar a luta das mulheres contra a destruição da natureza, da espiritualidade e dos conhecimentos tradicionais, em trajetória acompanhada pela curadora Elena Navarro.

RECUSA AO APAGAMENTO por Hélène Amouzou & Bindi Vora

Em autorretratos feitos enquanto tentava se estabelecer na Bélgica, a fotógrafa togolesa Hélène Amouzou expressa a realidade incerta e transitória dos imigrantes, que lutam contra o racismo, a xenofobia e as políticas repressivas dos Estados. Para a curadora Bindi Vora, Amouzou contempla a impermanência de nossa existência, nos levando a aprender sobre o privilégio da liberdade.

ARQUIVO DO TORNAR-SE por Lagos Studio Archives & Obidike Okafor

Lagos Studio Archives, projeto dos artistas Karl Ohiri e Riikka Kassinen, recupera negativos
descartados na capital nigeriana para destacar a beleza dos retratos de estúdio e debater a
importância dos arquivos na construção de uma história africana emancipadora, como destaca o
jornalista Obidike Okafor.

AMÁLGAMA por Caio Pacela & Ventura Profana 

As pinturas do artista Caio Pacela – abre e pôster da edição – fixam em tinta a óleo cenas que se disseminam em alta velocidade, como os memes e os cultos espirituais. Em Amálgama, mãos e cabeças encenam um rito de cura comum nos cultos evangélicos frequentados pelo artista. Mas as mãos que curam também oprimem, alerta a artista e pastora Ventura Profana em um sermão sobre o papel libertador e criativo da religião.

TODAS AS IMAGENS VÃO DESAPARECER por Tadáskía & Diane Lima

As performances da artista carioca Tadáskía com seus amigos e familiares utilizam objetos do cotidiano para revelar e esconder identidades, ressaltando formas de afeto e comunhão. O sopro de vida dessas fotografias advém de sua insistência na força animadora de transformação e resistência, escreve a curadora Diane Lima.

LUTA E FÉ NA VIDA de Nair Benedicto e Paula Sacchetta

Nesta entrevista feita pela diretora Paula Sacchetta, a fotógrafa Nair Benedicto repassa mais de 50 anos de carreira, em que acompanhou de perto os principais acontecimentos da história recente do país, e relembra por que vale a pena seguir lutando.

AMARRADOS por Fernell Franco & María Iovino

O colombiano Fernell Franco (1942-2006) revela a beleza escultórica das amarrações de lonas em mercados de rua da América Latina. Nessas fotografias contrastadas, a curadora María Iovino enxerga memórias ancestrais de rituais fúnebres, manifestações de comunidades errantes ou em permanente deslocamento.

CAIO PACELA: PÔSTER DA ZUM #27 EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

REVISTA ZUM #27

TADÁSKÍA & DIANE LIMA / NAIR BENEDICTO & PAULA SACCHETTA / MAYARA FERRÃO & FERNANDA SILVA E SOUSA / CAIO PACELA & VENTURA PROFANA / VERA CHAVES BARCELLOS & FERNANDA PITTA/ FERNELL FRANCO & MARÍA IOVINO / MAYA GODED & ELENA NAVARRO / HÉLÈNE AMOUZOU & BINDI VORA / LAGOS STUDIO ARCHIVES & OBIDIKE OKAFOR



Compre / Assine Conheça

Exclusivo para assinantes: pôster com a obra Amálgama, de Caio Pacela
ZUM é a revista de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles.



IMS Paulista 
Avenida Paulista · 2424
São Paulo · SP
11 2842 9120
Cidad3: Imprensa Livre!!!