18 outubro, 2024

Boletins UOL

 


Tatyane Fontinhas Goulart, é uma atriz e dubladora brasileira. Tatyane iniciou sua carreira artística em 1991, interpretando Bia na telenovela Felicidade, pela qual recebeu o Troféu Antena de Ouro. Em 1994, teve destaque em Quatro por Quatro no papel de Ângela. Wikipédia
Nascimento: 18 de outubro de 1983, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro



Robson Ventura / Folhapress
 
  
Maioria dos brasileiros é a favor de proibir celular nas escolas, aponta Datafolha
Carolina Juliano

Apoio à proibição de celular é maior entre quem tem filhos. De acordo com uma nova pesquisa Datafolha, 62% da população apoia o banimento dos smartphones nas escolas e, na parcela da população que tem filhos de até 12 ou de até 18 anos o apoio é ainda maior: 65%. Ao mesmo tempo, 43% dos pais de crianças de até 12 anos dizem que seus filhos já têm aparelho celular próprio, e até 18 anos, 50%. O levantamento mostrou ainda que 76% da população e 78% entre os que são pais de crianças consideram que o celular traz mais prejuízos do que benefícios ao aprendizado de crianças e adolescentes. O governo federal prepara um projeto de lei para proibir o uso de celulares por alunos nas escolas públicas e privadas do país, medida que tem crescido internacionalmente. No Brasil, a movimentação em torno na criação da lei ganhou força por conta do vício em bets e cassinos online, que vem sendo induzido por empresas até com anúncios em perfis de redes sociais de crianças. Veja todos os números da pesquisa.

Horário de verão não será retomado este ano. A decisão do governo federal ocorreu durante uma reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida. Segundo o governo, o benefício econômico não justifica a sua adoção e por isso será mantido o horário convencional em todo o país. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do assunto e que o grupo chegou à conclusão de que não há necessidade para este verão. O ministro afirmou que a segurança energética está assegurada, apesar de o Operador Nacional do Sistema Elétrico ter recomendado a volta da medida para enfrentar a crise hídrica que afeta o país. O governo ainda vai avaliar a possibilidade de adoção em 2025.

Quaest mostra Nunes 12 pontos à frente de Boulos em São Paulo. O prefeito aparece com 45% das intenções de voto no primeiro levantamento realizado pelo instituto no segundo turno. Boulos tem 33%. A pesquisa foi feita após o apagão que afetou milhões de pessoas na capital paulista e depois da volta dos programas eleitorais na TV e no rádio. O levantamento mostra ainda que para 80% dos entrevistados a escolha é definitiva, outros 20% disseram que ainda podem mudar de opinião. UOL, Folha de S.Paulo e RedeTV! realizariam hoje o segundo debate deste 2º turno, mas Ricardo Nunes cancelou a sua participação nesta madrugada. Uma mensagem enviada por sua equipe citou como motivo uma reunião marcada pelo governador Tarcísio de Freitas para discutir o apagão que atingiu a capital.

Em Belo Horizonte, Fuad Noman tem 46% e Bruno Engler, 37%. Pesquisa da Quaest divulgada ontem mostra Noman na frente nas intenções de voto no segundo turno na disputada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O levantamento mostrou também que os indecisos somam 5%; e brancos, nulos ou eleitores que não votarão somam 12%. Ao todo, 76% dos entrevistados disseram que estão com o voto definido, e 24% afirmaram que ainda podem modificar até o dia da eleição. Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é citado para os entrevistados, Fuad aparece com 33% e Engler tem 28%. Outros 33% se dizem indecisos; brancos, nulos ou eleitores que não votarão somam 6%.

Defesa Civil emite alerta para chuva forte e ventania em SP. A capital paulista ainda tem moradores no escuro depois do temporal que ocorreu na última sexta-feira e a Defesa Civil do Estado já emitiu outro alerta para fortes pancadas de chuva e rajadas de vento a partir da próxima sexta, O cenário deve ser parecido com o que causou o apagão. Por causa da chegada de uma frente fria, há condições para temporais com raios em todas as regiões do estado, e as chuvas devem ser mais intensas que as da semana passada. Veja a previsão.

Liam Payne, ex-One Direction, morre na Argentina, aos 31 anos. O músico britânico caiu do terceiro andar do hotel Casa Sur, localizado no bairro de Palermo, na cidade de Buenos Aires, de acordo com autoridades citadas pela imprensa argentina. Mais cedo, a polícia havia recebido relatos sobre um hóspede agressivo que poderia estar sob a influência de drogas ou álcool no local. Segundo o jornal Clarín, há a suspeita de que seria Liam Payne. O músico fez parte da banda One Direction até o fim do grupo, em 2016. Em 2019, ele lançou seu único álbum solo, "LP1". Saiba mais.

8.out.2024- Eyad BABA / AFP
 
  
EUA dizem que promoção da fome em Gaza seria "horrível e inaceitável"

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que a adoção por Israel de uma "política [de promoção] da fome" no norte da Faixa de Gaza seria "horrível e inaceitável". "O governo de Israel afirmou que essa não é a sua política (...) veremos se as ações no terreno correspondem a essa declaração."

A fala de Thomas-Greenfield ocorre após o governo dos EUA ameaçar por meio de uma carta suspender o envio de armas para Israel caso não haja avanço na situação humanitária no território palestino.

No domingo, uma reportagem do jornal israelense Haaretz afirmou que comandantes do Exército de Israel na região identificam em setores do governo a intenção de expulsar os palestinos e anexar o norte de Gaza. O governo de Israel nega.

Fumaça após ataque israelense ao vilarejo de al-Hosh, nas imediações da cidade de Tiro, no sul do Libano
Imagem: Kawnat Haju/AFP

Mais estímulos na China

A China anunciou nesta quinta-feira que aumentará para US$ 560 bilhões o crédito para conclusão de projetos imobiliários inacabados. O valor se refere a projetos da "linha branca", destinados a obras indicadas pelos municípios, e é o dobro do previsto anteriormente.

A iniciativa é mais uma em um conjunto de medidas de estímulo econômico que começou a ser anunciado no mês passado e visa retomar os patamares de crescimento pré-pandemia. O anúncio de hoje, porém, foi recebido com ceticismo pelo mercado, e as principais bolsas do país fecharam em queda.

Kamala se distancia de Biden

Kamala Harris disse que seu eventual governo "não será uma continuação da administração Biden". A declaração foi feita durante uma dura entrevista ontem à noite na Fox News, emissora de TV vista como simpática a Trump e com audiência predominantemente republicana.

Seu adversário, Donald Trump, participou de um evento de perguntas e respostas com eleitores latinos. Questionado sobre a invasão do Congresso americano por seus apoiadores, Trump disse que o 6 de janeiro de 2021 foi "um dia de amor" e que perdeu a eleição porque ela foi "roubada".

Itália contra casais gays

O governo de Giorgia Meloni aprovou uma lei que proíbe os italianos de usar barrigas de aluguel em países onde a prática é permitida. Carolina Varchi, a deputada do partido de ultradireita Irmãos da Itália que propôs o projeto, definiu a medida como um passo no enfrentamento da "ideologia LGBT".

Na prática, a lei impede que casais de gays tenham filhos, já que a legislação também os proíbe de adotar e barrigas de aluguel são ilegais na Itália. As penas pelo descumprimento vão de multas à prisão. A iniciativa é vista por analistas como uma reafirmação das posições conservadoras de Meloni, que teve sua origem política no movimento neofacista italiano.

Brics contra o dólar

A Rússia tentará convencer os países do Brics a aderirem a um sistema de pagamentos internacionais que dispensaria o uso do dólar nas transações entre seus integrantes. O sistema usaria a tecnologia blockchain para armazenar e transferir tokens lastreados nas moedas nacionais.

Putin quer discutir a ideia na reunião de cúpula na semana que vem em Kazan, a 820 quilômetros de Moscou, com participação do presidente Lula. A Rússia argumenta que a iniciativa é uma forma de proteger o grupo de países participantes do mecanismo de eventuais sanções impostas pelos Estados Unidos.

Deu no Wall Street Journal

Um segundo governo Trump deve mudar radicalmente o comércio mundial. A reportagem afirma que as tarifas de importação nos EUA podem subir ao nível mais alto desde a década de 1930. Segundo o jornal americano, se no primeiro mandato Trump usou as taxas alfandegárias como ferramenta de negociação, agora elas seriam um fim em si.

"O desfecho pode variar desde uma guerra comercial total até um novo sistema de comércio entre os aliados dos EUA, unidos pela sua frustração coletiva com a China." Leia mais.

Presidente do BCE, Christine Lagarde
Presidente do BCE, Christine Lagarde
Francois Lenoir
 
  
Juros na Europa, dados dos EUA e economia da China; veja os destaques do dia
Diogo Rodriguez

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta quinta (17):

  • Cenário internacional: BCE, China, dados dos EUA e Netflix no radar
  • Mercado reage mal a propostas do governo sobre estatais

Cenário internacional: BCE, China, dados dos EUA e Netflix no radar

  • No cenário global, o Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar hoje, às 9h15, um novo corte de 25 pontos-base na taxa de juros da zona do euro.
  • A maior expectativa está voltada para a coletiva de imprensa da presidente do BCE, Christine Lagarde, marcada para as 9h45, que poderá fornecer pistas sobre a continuidade das reduções de juros, fator que pode sustentar a força do dólar.
  • Nos Estados Unidos, as vendas no varejo de setembro (9h30) devem registrar alta de 0,4%, enquanto a produção industrial (10h15) é projetada para cair 0,1%.
  • Além disso, os pedidos de auxílio-desemprego, também às 9h30, têm expectativa de queda de 3 mil solicitações, reforçando a resiliência do mercado de trabalho americano.
  • Ainda hoje, o balanço da Netflix será divulgado após o fechamento do mercado. Investidores esperam os resultados para avaliar o desempenho da empresa em meio à crescente concorrência no setor de streaming.
  • Por fim, no final da noite, a China divulgará uma série de indicadores econômicos, incluindo o PIB do terceiro trimestre. Esses dados são fundamentais para entender o atual ritmo de crescimento da segunda maior economia do mundo, que enfrenta desafios significativos.

Mercado reage mal a propostas do governo sobre estatais

  • O mercado financeiro não recebeu bem as propostas enviadas ao Congresso que buscam flexibilizar as regras para que empresas públicas sejam tratadas como instituições independentes, mesmo que ainda dependam de recursos do Tesouro.
  • A percepção inicial foi de que essa mudança poderia representar uma espécie de contabilidade criativa, o que gerou ruídos entre os investidores.
  • Em resposta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (16) para esclarecer que não há intenção de retirar as estatais do arcabouço fiscal; "O objetivo da medida é exatamente o contrário", afirmou Haddad.
  • Ele explicou que a proposta visa reduzir o aporte federal feito nessas empresas e melhorar a situação fiscal do governo, ao invés de comprometer o controle de gastos.
  • O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração dos projetos, argumenta que a alteração permitiria que os recursos próprios das estatais não entrassem no Orçamento, aliviando a concorrência com outros gastos públicos.
  • Haddad ainda disse que pode ajustar a redação do projeto para evitar mal-entendidos e melhorar sua aceitação no mercado.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na quarta (16):

  • Dólar: 0,14%, a R$ 5,6651.
  • B3 (Ibovespa): 0,54%, aos 131.749,72 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Cidad3: Imprensa Livre!!!