19 outubro, 2024

Jornalismo Novabrasil

 



Família Dinossauros - 26 de Abril de 1991 – 19 de Outubro de 1994. 


Professores, protagonistas em risco

Na semana em foi celebrado o Dia dos Professores, o jornalismo da Novabrasil apresentou uma série especial sobre o risco real de termos um apagão dos protagonistas da educação até 2024. O Brasil tem 2,4 milhões de professores da educação básica, segundo o Censo Escolar de 2023. Só que a profissão tem atraído cada vez menos jovens interessados em seguir nas salas de aula. Os repórteres Ana Luiza Bessa e Decio Caramigo buscaram entender as causas que podem levar o país a um déficit de profissionais na educação básica e possíveis soluções.

FICAREMOS SEM PROFESSORES?

Tudo apagado, de novo!

Os moradores da capital paulista e da região metropolitana enfrentaram, mais uma vez, a falta de energia após uma forte chuva e ventania. Mais de 3 milhões de domicílios foram afetados e a normalização demorou uma semana em alguns lugares. A Novabrasil ouviu moradores que deram seus depoimentos e relataram os transtornos com a demora na volta da energia elétrica. Quem também comentou a situação foi o diretor da Federação dos Hoteis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo, Edson Pinto. Ele contou quais providências devem ser tomadas contra a concessionária Enel, responsável pela energia. “Quem perde é a economia que deixa de circular”, declarou.

Entenda quais providências serão tomadas contra Enel

Bye bye horário de verão

A volta dos que não foram. Depois de muita expectativa, o governo finalmente anunciou que o horário de verão não será implementado neste ano. A discussão já se arrastava há algum tempo por causa da seca verificada no país. Após reunião das autoridades do governo com o ONS, ficou decidido que não teremos alteração de horário neste ano.

ASSISTA AQUI

Caso de polícia x transplantes seguros


A contaminação por HIV de seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro movimentou a semana e alerta para a necessidade de rigor maior nos laboratórios que testam doadores. A polícia prendeu os envolvidos no esquema e segue com as investigações. A reportagem da Novabrasil acompanhou o caso na capital fluminense e o colunista da Novabrasil e pediatra, Renato Kfouri, classificou a contaminação como “estarrecedora”. Mas reforçou: “o que houve no RJ é caso de polícia, mas não deve colocar em dúvida o sistema nacional de transplantes”

ENTENDA AQUI

Novas vidas a partir da doação

O Brasil realizou, no ano passado, quase 7.000 transplantes de órgãos e quase todos os pacientes tiveram boa recuperação e ganharam novas vidas a partir da doação.
A médica Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, acredita que “falta muito esclarecimento e conversa entre a família para ter mais doações efetivadas”. Ela explica também os motivos que levam familiares a não permitirem a doação, mesmo com autorização do doador:

ASSISTA AQUI

Adeus ao gênio da propaganda

A semana foi também de homenagens a das mentes mais criativas do país, o publicitário e escritor Washington Olivetto. Ele morreu no fim de semana passado, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Famoso por diversas criações, Olivetto recebeu várias estatuetas e homenagens, que foram desde títulos em universidades a menções em músicas de Jorge Ben Jor. 

Olivetto é criador das campanhas publicitárias mais importantes feitas no Brasil, entre elas a do Garoto Bombril, O primeiro sutiã, Cãozinho da Cofap, entre outras. Uma das últimas entrevistas de Washington Olivetto foi para a Novabrasil. Em conversa com Roberto Nonato e Michelle Trombelli, ele fez uma análise do atual momento da publicidade e falou da importância do rádio em sua formação:

VEJA AQUI

Gabriel o Pensador respira inovação

“As criações são feitas de trocas e é assim que a gente consegue inovar cada vez mais”, disse Gabriel o Pensador em entrevista à Novabrasil. Um dos mais inovadores artistas brasileiros de todos os tempos completa 30 anos de carreira e é uma das atrações POW Festival 2024, evento que reúne neste fim de semana em Ribeirão Preto música, arte, criatividade, inovação e empreendedorismo.  Juntamente com Di Ferrero, Gabriel fará um show gratuito ao público do evento. Ele revelou à Novabrasil qual o artista que gostaria de fazer uma parceria e que até hoje não rolou.

ASSISTA AQUI

Bruninho com borogodó… temos 🙂

É realmente só falta o CPF. Chegou a vez dos cariocas curtirem o Bruninho e nosso repórter Sérgio Leão foi conferir a animação dos fãs! Após realizar sete shows em São Paulo, Bruno Mars tem o Engenhão, no Rio de Janeiro, como sua segunda parada. A primeira performance do músico no estádio aconteceu na quarta-feira e show neste sábado e domingo. Na quinta, ele esbanjando simpatia ao assistir no Maracanã ao FlaxFlu com a cantora Rosé, da banda Blackpink, com quem está lançando uma música. Nessa temporada brasileira, ele já cantou funk, foi a um bar de chinelo e até aproveitou para anunciar que está solteiro.

Quer saber o novo grito de guerra dos brasileiros para o astro pop?

Cidad3: Imprensa Livre!!!