12 outubro, 2024

CNN Viagem & Gastronomia


12 de Outubro – Dia Nacional do Mar


 




Quando visitamos uma região, nada melhor do que ter um bom roteiro em mãos. Seja um guia gastronômico, indicações de atividades ou de atrações. Pensando nisso, trouxe dicas de onde comer bem em Paraty e um guia prático para conhecer a Torre de Belém, em Portugal, e também tem lista com as melhores cidades dos Estados Unidos para aproveitar o Natal com a criançada. Bora nessa? 
Onde comer em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) é um dos eventos que colocam a cidade da Costa Verde do Rio como uma das mais interessantes do país. Durante a festa, o espírito literário invade as ruas de pedra do centro histórico e joga luz à cultura paratiense, que mistura como ninguém a arquitetura colonial, as maravilhas do mar e da Mata Atlântica e a culinária caiçara de dar água na boca.

Neste ano, o evento corre por cinco dias, tempo suficiente para nos deliciarmos em restaurantes da região, sejam dentro do centrinho ou nas redondezas. É por meio das mais diferentes receitas, com peixes e frutos do mar como protagonistas, que sentimos um gostinho do título de Cidade Criativa para a Gastronomia pela Unesco.

Compartilho aqui 10 restaurantes que valem a reserva em Paraty. Faça como eu: eles merecem ser degustados sem pressa e com uma dose de cachaça ou do famoso drinque Jorge Amado em mãos. Bom apetite!



 

Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Portugal, a Torre de Belém não pode ficar de fora da listinha de quem faz uma primeira visita a Lisboa. Localizada na freguesia de Belém e às margens do Rio Tejo, ela recebe milhares de visitantes todos os anos. São mais de 500 anos e cerca de 30 metros de altura!

Ela foi construída originalmente com fins militares e defensivos, principalmente para proteger a entrada do porto de Lisboa. Ao longo do tempo, teve outras funções, como servir de farol e de centro alfandegário, além de ter sido usada até como prisão política durante o século 19.

Em uma área bem turística, qualquer visitante consegue ter fácil acesso à região, seja de carro, elétrico (bonde), ônibus ou trem.

Além da construção em si, a Torre de Belém é famosa por suas decorações, que pertencem ao estilo “manuelino”, típico do tempo do rei D. Manuel I. Há muitos detalhes como cordas, nós e figuras de animais, que também mostram influências mouriscas. Já na parte sul, uma varanda especial, chamada de loggia, era usada para cerimônias importantes, como a chegada e partida de navios.

Ficou com vontade de visitar o monumento? Confira aqui um roteiro completo.



Bora pegar algumas dicas de restaurantes com quem entende de comida boa?

A chef Andreza Luiza foi chef-executiva dos estabelecimentos de Leo Paixão, em Belo Horizonte, e passou um ano no cargo de subchef de Oscar Bosch, no Tanit, na capital paulista. Aos 30 anos, a jovem também participou do reality show culinário “The Taste Brasil”, da TV Globo. 

Agora, ela se juntou a Juliana Castro, fundadora da primeira unidade do Belô Restaurante, em Belo Horizonte, para abrir uma unidade em São Paulo. A ideia da casa é oferecer opções para todas as refeições do dia, com brunches, pães, sanduíches, toasts e cafés. No jantar, a cozinha tradicional mineira ganha contornos contemporâneos.

Mas quer saber para onde a chef vai quando não está atrás das panelas? Confira os endereços prediletos dela para comer bem em São Paulo:

KuroMoon -  boteco asiático que tem como um dos sucessos o mandu, um típico bolinho coreano feito no vapor, recheado de carnes bovina, suína e kimchi.
Barú Marisquería - focada em frutos do mar, a casa recebeu a indicação no Guia Michelin na categoria Bib Gourmand em 2024.
Ikkousha - uma das opções de prato é o tradicional Tonkotsu ramen, na qual o osso do porco é cozido por vários dias para um caldo cremoso.
São Carlos Lanches - oferece o melhor sanduíche prensado de São Paulo. O cardápio tem desde lanches mais tradicionais até outros mais elaborados.
Hirá Ramen Izakaya - Os clientes podem se deliciar com entradas, futomakis, crus, kare rice, grelhados, soft drinques e sobremesas.


Mesa III Pasta Café: uma casinha no Sumaré que te faz esquecer que está em São Paulo

Comandado pela chef Ana Soares, o Mesa III é um mix de restaurante, loja-pastifício e café. Daqueles achados no meio da caótica São Paulo, fica a poucos metros da agitada Avenida Heitor Penteado, mas em uma ruazinha que te leva direto para uma cidade do interior.

Na espaçosa varanda, com direito a uma hortinha, as mesas ao ar livre são um convite para um café acompanhado da empadinha da casa a partir das 10h. Na hora do almoço, peça alguma das massas levíssimas, preparadas com esmero por Ana e sua equipe. Entre as opções, o cappelle de vitela na manteiga, o nhoque de batata com ragu à bolonhesa, a pasta "in brodo" do dia ou o plin de abóbora na manteiga de sálvia são verdadeiros abraços no estômago - e merecem uma das taças de vinho do menu para acompanhar.

Grandes geladeiras exibem massas congeladas ou frescas para levar para casa, além de potes de molhos e um manual de instruções detalhado para arrasar na cozinha. Massas secas, tortas doces, bons azeites e queijos também estão disponíveis para venda. É daqueles lugares que encantam e fazem a gente acreditar que ainda existe paz em São Paulo.

Mesa III Pasta-Café: Rua Doutor Paulo Vieira, 21 - Sumaré - São Paulo - SP / Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 18h (almoço, das 12h às 15h30). Sábados das 10h às 16h e domingos e feriados, das 10h às 14h (somente cafés e empadas) / WhatsApp: (11) 96636-7595 
 

Em Mendoza, o assunto é sempre vinho. Neste episódio, fiz degustações especiais na bodega L'Orange, projeto experimental do renomado Ernesto Catena, e também na Viña Cobos.   

O destaque, no entanto, fica para o tour completo na Catena Zapata, passando pela história, detalhes dos projetos revolucionários que a família desenvolveu na Argentina e, claro, terminando com uma prova de alguns dos rótulos mais especiais da casa. Experiências em hotéis, como o Cavas Wine Lodge, e restaurantes, como o Osadia de Crear, de Susana Balbo, também completam o roteiro dessa passagem pela terra dos Malbecs.     



Belém do Pará: confira um roteiro gastronômico imperdível pela região
Existe hotel seis estrelas? Entenda como são definidas as classificações
Bares de 35 cidades estão na lista estendida do The World’s 50 Best Bars; confira o representante da América Latina
Procurando um destino para curtir o Natal nos EUA? Veja 15 cidades americanas ideais para levar as crianças
Guia Michelin elege os melhores hotéis da Tailândia


Cidad3: Imprensa Livre!!!