15 setembro, 2024

A Semana na Revista Piauí

 

Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, foi uma cidadã centenária brasileira, conhecida por ser mãe de dois importantes nomes da música popular brasileira: Caetano Veloso e Maria Bethânia. Wikipédia
Nascimento: 16 de setembro de 1907, Santo Amaro, Bahia
Falecimento: 25 de dezembro de 2012, Santo Amaro, Bahia


questões indígenas
As provações do manto tupinambá

A relíquia, que estava em Copenhague há pelo menos trezentos anos, foi devolvida ao Brasil nos primeiros dias de julho. Sua chegada foi motivo de celebração, em um evento que contou com a participação de Lula. Mas na Dinamarca não foi bem assim: a devolução foi criticada por políticos de direita, refratários a qualquer coisa que cheire a decolonialismo. Confira aqui a saga do manto tupinambá.

ELISANGELA ROXO
vultos do voto
Gritos, lives e pauladas em nome dos animais

A causa do bem-estar animal é nobre e elege muitos políticos no Brasil. Alguns deles, no entanto, têm enveredado por ações espalhafatosas, não raro violentas, que causam choque e viralizam nas redes sociais. Um deputado estadual de São Paulo, por exemplo, já foi filmado duas vezes agredindo donos de pets. Leia na reportagem.

MARCOS CANDIDO
evento
piauí na 22ª edição da Flip

Na Festa Literária Internacional de Paraty, a piauí e a Netflix, em conjunto com a Janela Livraria e a editora Mapa Lab, vão celebrar as grandes narrativas e as múltiplas formas de contá-las. Entre os dias 1o e 12 de outubro, a Casa de Histórias promoverá encontros com jornalistas da revista e grandes autores. Veja aqui.

só para assinantes
anais do crime
“Vocês vão ter que me ouvir”
.
anais da criminalidade
De olho no closet

A polícia investiga indícios de ligação da advogada Deolane Bezerra com familiares de Marcola, do PCC, envolvidos em um esquema de venda de bolsas de luxo furtadas. Leia na reportagem.

ALLAN DE ABREU
vultos do voto
Um bingo do bolsonarismo no Sete de Setembro

No ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no último sábado, foi possível seguir com um “bingo” para verificar as pedras bolsonaristas que estavam presentes e as que ficaram na gaveta. Cartazes e discursos sobre o impeachment de Alexandre de Moraes, Elon Musk e Pablo Marçal não faltaram. “Ele é foda”, comentou um homem, em relação ao candidato à prefeitura de São Paulo. “Deus queira que ele não seja um Doria da vida”, respondeu seu amigo.

DANIEL BERGAMASCO E PEDRO TAVARES
anais da democracia
Bolsonaro, o reincidente

Como perdoar por tentativa de golpe aqueles que continuam atentando contra a democracia? “Reclamar anistia no mesmo trio elétrico onde se demoniza um ministro do Supremo é aberrante”, escreve o advogado Rafael Mafei. Leia na análise.


podcasts
No país da seca, do assédio e do golpismo

Foro de Teresina desta semana discute as queimadas no Brasil, o que o poder público fez até agora para contê-las, a demissão do ex-ministro Silvio Almeida e as manifestações bolsonaristas no Sete de Setembro.

colunistas
Othon Bastos Resiste

Na peça teatral Não me entrego, não!, escrita e dirigida por Flávio Marinho, Bastos evoca passagens biográficas e a sua trajetória de ator, além de dar uma demonstração de integridade, vigor e talento. “O texto da peça evita ser nostálgico, autocomplacente e hagiográfico”, escreve Eduardo Escorel. Leia na coluna.

cartuns
Cartum de Alberto Benett
humor

Musk pede permissão a Moraes para explorar São Paulo em vez de Marte: “A atmosfera é igual”


Cidad3: Imprensa Livre!!!