02 julho, 2025

ICL Notícias

 


DESTAQUES

Enquanto fala em conter gastos, Motta viaja em jatinho da FAB a evento de Gilmar, em Portugal


Evento reúne ministros do Supremo com governantes e empresários, muitos deles com ações que representam interesses poderosos

Em meio à crise com o governo e uma chuva de críticas nas redes sociais, acusando-o de defender o interesse dos ricos contra os direitos dos pobres e da classe média, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajou para Portugal. Foi participar do fórum de debates promovido em Lisboa pelo ministro Gilmar Mendes, do 


Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de repetir o discurso de corte de gastos, Motta foi para o evento, apelidado de “Gilmarpalooza”, em um jatinho da FAB, em vez de viajar em voo comercial, como fizeram, por exemplo, os ministros do Supremo. (...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

70% dos deputados são contra o fim da escala 6×1, aponta Quaest

Centrão e Faria Lima querem acabar com o descanso semanal e impor 7×0, diz Boulos

Lula defende judicialização do IOF: ‘Se eu não for ao STF, não governo’

Vereadora bolsonarista quer proibir ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado, nas escolas em SC


ARTIGOS EXCLUSIVOS

Controle social digital: quando o algoritmo vira autoridade


(...) Não é mais preciso censurar um jornal ou prender um militante para limitar o que você pensa, faz ou consome. Basta saber onde você está, com quem fala, o que curte e como se move.

Como equilibrar trabalho e saúde mental no mundo moderno?


A modernidade tem diversos desafios, inclusive o de equilibrar trabalho e saúde mental. Quais dificuldades você enfrenta na vida pessoal e profissional?

HISTÓRIA

2 de julho: a data em que o povo baiano terminou o que Dom Pedro começou


Muita gente acha que a Independência do Brasil acabou em 7 de setembro. Mas não foi bem assim. Em várias regiões do país, os portugueses continuaram no poder e resistiram à separação. A Bahia foi uma delas, e talvez a mais simbólica.


Lá, a população se organizou, pegou em armas e sustentou uma guerra popular por mais de um ano. A luta envolveu desde elites locais até trabalhadores, indígenas e mulheres como Maria Quitéria, que se alistou disfarçada de homem para enfrentar os soldados da Coroa.


O desfecho só veio em 2 de julho de 1823, quando Salvador foi reconquistada e as tropas portuguesas expulsas. Por isso, para o povo baiano, essa é a verdadeira data da Independência. O 2 de Julho virou símbolo de resistência popular, de projeto de país e de memória coletiva que não cabe em desfile militar.


No ICL, acreditamos que lembrar essas histórias faz parte do processo de libertação que ainda está em curso.


COLUNA ICL


Favela da Nova Holanda: o canto cheio de mistério da Enedina


Uma série de crônicas explorando a interseccionalidade entre evangélicos, favela e ética


A favela Nova Holanda fica no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, próxima à avenida Brasil e à Linha Vermelha.


Enedina morava com o seu companheiro de mais de cinco décadas. Não tiveram filhos. O Santanna era de baixa estatura. Nordestino, negro, bigodinho ralo, camisa de manga curta desabotoada e músculos.


Santanna trabalhou como estivador no Porto do Rio de Janeiro antes de ser chamado de Porto Maravilha, entre o Centro e o bairro do Caju. Na época, os trabalhadores do porto usavam a força do braço para carregar e descarregar cargas pesadas. Daí vinham seus músculos torneados. (...)


Leia mais na coluna de Valdemar Figueredo