30 julho, 2025

ICL Notícias

 

DESTAQUES

Tarifa dos EUA a produtos brasileiros tem exceções; veja o que ficou de fora


A exclusão de alguns produtos pode amenizar os efeitos para segmentos estratégicos, como aviação, energia e agropecuária.

Embora o governo norte-americano tenha confirmado a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alguns itens escaparam da cobrança. A relação de exceções foi tornada pública nesta quarta-feira (30), juntamente com a ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump.


“Não haverá prorrogação nem mais períodos de carência. Em 1º de agosto as tarifas

Entre os produtos que seguem isentos da sobretaxa de 40% (elevando o total para 50%) estão alimentos enviados como doação humanitária, artigos de uso pessoal, combustíveis, veículos, peças e componentes aeronáuticos, certos tipos de metais e madeiras.


Essas isenções foram detalhadas em um anexo da ordem executiva e passam a valer assim que a nova política entrar em vigor, a partir de 1º de agosto.(...)


Ler matéria completa

NOTÍCIAS DO DIA

Trump oficializa tarifa de 50% sobre produtos do Brasil

‘Seriedade não exige subserviência’, diz Lula ao The New York Times

Estados Unidos aplicam sanções contra o ministro Alexandre de Moraes

Políticos repudiam sanções de Trump a Moraes; Dino se solidariza e cita a Bíblia


ARTIGOS EXCLUSIVOS

Cuba e Estados Unidos: o que você precisa entender


Mais de seis décadas de sanções, rupturas e propaganda moldaram o conflito entre Cuba e Estados Unidos. Você precisa entender o que sustenta esse impasse

Retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU: o significado e as metodologias por trás desse dado

Depois de uma década fora do Mapa da Fome da ONU, o Brasil voltou à lista em meio à crise sanitária da pandemia da Covid-19

CURIOSIDADE

30 de julho é o Dia Internacional da Amizade

Entre tantos dados, notícias e desafios do mundo, tem algo que continua valendo ouro: a amizade.


A ONU criou o Dia Internacional da Amizade como um convite à paz, à solidariedade e ao diálogo entre povos. E não só entre países — mas também entre a gente. Porque quando o mundo parece confuso, é nos vínculos verdadeiros que a gente se apoia.


Aqui no ICL, a gente acredita que conhecimento também se compartilha como uma boa conversa entre amigos: com respeito, escuta e afeto. E que o mundo muda mesmo quando caminhamos juntos.


Se você já mandou um curso do ICL para alguém que precisava, já compartilhou uma aula, indicou um livro da nossa curadoria ou só mandou aquele “você vai curtir isso aqui”, então saiba: você celebrou a amizade do melhor jeito.


Hoje é dia de agradecer por essas conexões que atravessam telas, cidades e ideias.


Feliz Dia da Amizade. Que a gente se encontre sempre no que soma.


COLUNA ICL


Igrejas evangélicas de franquias ameaçam as igrejas comunitárias


Plano de negócio das igrejas de franquia passa por superar e absolver as igrejas comunitárias. A livre concorrência aplicada ao mercado da fé.


Aproveitando as férias escolares dos filhos, fomos no final de semana desfrutar do frio na Serra do Rio de Janeiro. Além das longas caminhadas por Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, a ideia era bater perna durante o dia e hibernar a noite.


Nas ruas centrais das lindas cidades turísticas, notei que geralmente há a proliferação de igrejas de franquia quase como se sobrepondo às igrejas cristãs de faixadas tombadas pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico.


Perceptível o modelo de igreja evangélica em que os donos investidores não têm qualquer respeito pelas igrejas locais enraizadas no território, supostamente irmãs. São tratadas como concorrentes a serem superadas. (...)


Leia mais na coluna de Valdemar Figueredo