O berço do Hip-hop em São Paulo é o Centro, mais especificamente a esquina entre as ruas Dom José de Barros e 24 de Maio, além da estação São Bento.
É essa memória que é recuperada na exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, que entra agora em cartaz no Sesc 24 de Maio, que coincidentemente fica no ponto onde nasceu o movimento.
A exposição, que conta com mais de 3 mil peças, tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas da cena, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s), Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat.
E neste post do Instagram tem uma visita guiada com os próprios curadores comentando como montaram a exposição e relembrando o que faziam na época.
E o A Vida no Centro conversou com um dos curadores e pioneiros do Hip-Hop no Brasil, o rapper Thaíde.
Em entrevista exclusiva com Clayton Melo, Thaíde fala da importância do Centro para o movimento e o fortalecimento da cultura negra a partir do Hip-Hop.
Veja também na news o Festival São João, organizado pela Ocupação 9 de Julho, que terá vários shows e comidinhas, o Festival Pina e Paula Lima cantando Rita Lee em show gratuito na Caixa Cultural.
E para você anotar na agenda: a visitação ao mirante do Martinelli vai voltar! Veja aqui.
Mais uma coisa: já viu que a news também está disponível no Substack?
Se quiser, você pode apoiar o nosso trabalho nessa outra plataforma.
São várias opções de plano, inclusive gratuita.
Se puder nos ajudar, teremos mais condições de tornar a news ainda melhor, com mais dicas e sugestões. Seu apoio é muito importante para nós!
Clique aqui para apoiar.
Bom fim de semana e boa leitura!
Clayton e Denize