08 janeiro, 2025

Observatório do Secularismo

 



O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Secular.
A Europa secular defende o secularismo como um princípio democrático de coexistência, necessário numa sociedade diversificada .
Como associação não aceitamos subsídios , os nossos projetos são sustentados graças às taxas e doações de associados e apoiadores .
O seu envolvimento permite-nos ir mais longe.

FORA DO COMUM

Mongólia revida: a revista processa Christian Lawyers e seu presidente

Ilustração de um excremento na revista 'Mongólia'.
Embora as ações judiciais da fundação de extrema direita geralmente não terminem em nada, ‘Mongólia’ lembra que estas “causam graves prejuízos aos afetados, que têm que dedicar tempo e dinheiro para se defenderem em tribunal”. A revista satírica Mongólia anunciou esta terça-feira, 7 de janeiro, uma denúncia contra a organização de extrema direita Fundación Española Abogados…

MAIS +

OPINIÃO

O Confessionalismo na Andaluzia em 2024 · por José Antonio Naz Valverde

O Confessionalismo na Andaluzia em 2024 · por José Antonio Naz Valverde
Na Andaluzia, em 2024, aumentou o confessionalismo que já denunciámos em anos anteriores. Como exemplos, citamos algumas das atividades que a Andaluzia Laica tem conhecimento e em muitos casos exigiu explicações: Durante o ano de 2024, o Governo e as diferentes administrações andaluzas não só não levantaram um dedo para tentar recuperar parte do. ..

MAIS +

A novilha do Grande Prêmio, o Sagrado Coração de Jesus e os sentimentos secularistas · por José Mª Agüera Lorente

Captura de tela de Lalachus mostrando o touro do Grande Prêmio com o Sagrado Coração de Jesus
Associações como Hazte Oír e Abogados Cristianos defendem o poder do lobby católico conservador para condicionar a vida cultural e política do nosso país. “Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: 'Ele blasfemou!' Que necessidade temos de mais testemunhas? Eis que já ouviste a blasfêmia; o que você acha? Eles responderam e disseram: Ele é culpado de morte!….” (Evangelho…

MAIS +

NACIONAL

Bolaños defende a reforma do crime de ofensas religiosas em 2025 após sete anos de promessas

Bolaños defende a reforma do crime de ofensas religiosas em 2025 após sete anos de promessas
Desde 2018, o PSOE concorda em eliminar o crime, o que nunca é reformado. O ministro da Presidência, da Justiça e das Relações com os Tribunais, Félix Bolaños, defendeu a reforma do crime de crimes religiosos até 2025 porque, como afirmou, “não pode haver crime em fazer humor”. Um anúncio que se repete desde 2018, quando o United...

MAIS +

De “buceta insubmissa” a Lálaco: foi assim que os ultracatólicos usaram o crime de ofensa religiosa

O Ministro da Justiça, Félix Bolaños, prometeu que a revogarão este ano, em conformidade com o plano de regeneração democrática. É um compromisso que Pedro Sánchez já assumiu com o Podemos em 2018. São polémicas recorrentes. Reclamações que, salvo algumas exceções, não levam a lugar nenhum, mas que monopolizam toda a atenção da mídia. O último foi Advogados…

MAIS +
Captura de tela de Lalachus mostrando o touro do Grande Prêmio com o Sagrado Coração de Jesus

O TSJCV determina que cruzes franquistas “ressignificadas” ou sem texto não violam a Lei da Memória Histórica

O Tribunal Superior Valenciano sublinha na sua resolução que nenhum dos elementos indicados no catálogo elaborado pela Generalitat foi incluído no património cultural, embora entenda que a sua inclusão na lista “constitui um acto declarativo com a qualificação de que é contrário a a memória democrática e a dignidade” A Câmara Contencioso-Administrativa do Tribunal Superior…

MAIS +

INTERNACIONAL

Transgredindo o Estado Laico, Arquidiocese do México entra na questão da Reforma do Poder Judiciário

Num editorial publicado no semanário Desde La Fe, a Arquidiocese Primaz do México expressou os seus “12 desejos para construir um México melhor em 2025”. Entre esses anseios, a Arquidiocese emite o seu parecer sobre o Poder Judiciário, o que representa uma transgressão dos princípios do Estado Laico, fundamento da separação entre a Igreja e o Governo. É …

MAIS +

Drusos da Síria recusam-se a desarmar-se sem garantias de um Estado secular

Bandera drusa
A distribuição geográfica do poder é um dos desafios do novo cenário do país Sueida (Síria) Basta um passeio por Suwayda, capital de província no sul de Damasco, para perceber que ela tem uma identidade própria. As mulheres não usam o hijab e, no entanto, muitos homens cobrem a cabeça com um chapéu branco. …

MAIS +

'Islamismo democrático': Xeque Al Khaznawi defende o secularismo no Curdistão Sírio

A Administração Autónoma, a autoridade de facto no nordeste da Síria, está a reinterpretar os textos islâmicos para criar um “Islão democrático”, a fim de superar leituras tradicionais rígidas e garantir a coexistência entre muçulmanos, cristãos e não crentes e eliminar restrições religiosas que afectam direitos e liberdades. «O objetivo é superar algumas interpretações estabelecidas...

MAIS +
Xeque curdo Al Khaznawi

Observatório do Secularismo e do Secularismo
Europa secular
observatorio@laicismo.org