31 janeiro, 2025

Observatório da Imprensa

 

Observatório da Imprensa


Quais são os temas que vão dominar a cobertura jornalística em 2025? A Newsletter Farol Jornalismo publicou uma edição especial com projeções para este ano. Os textos são de Amanda Miranda, Bibiana Maia, Elane Gomes, Elizabeth Saad, Eloisa Loose, Izabela Moi, Juliana Albuquerque (em nome da Rede Wayuri), Mariana Alvim, Moisés Costa Pinto e Thiago Borges, e podem ser lidos aqui.

O projeto teve o apoio do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, responsável pelo Observatório da Imprensa.

📰 Artigos da semana

📷 O uso de câmeras corporais pelas forças de segurança é um consenso crescente na sociedade civil, mas sua abordagem na mídia precisa ser revista. O professor Cesar Nardelli Cambraia analisa a técnica de "levanta-e-corta", que esvazia o debate ao priorizar as declarações das forças de segurança, enfraquecendo a discussão pública.

📱 As redes sociais digitais, como Facebook e Instagram, foram inicialmente criadas para conectar pessoas, mas evoluíram para ferramentas poderosas capazes de moldar a sociabilidade moderna. Marcilene Forechi reflete sobre as responsabilidades das plataformas em um contexto de proliferação de fake news, discurso de ódio e manipulação de informações.

👀 Priscila Bueker Sarmento escreve sobre a relação entre a Rede Globo e os interesses políticos-econômicos que influenciam as narrativas jornalísticas no Brasil.

🌐 As redes sociais amplificam não apenas eventos globais, mas também dramas, por Rui Martins.

📈 Victoria Silva da Veiga, estudante de jornalismo, propõe uma reflexão sobre a crescente desigualdade no mundo, onde as fortunas bilionárias aumentam enquanto milhões de pessoas ainda lutam contra a pobreza.

🖼️ O acesso à cultura e à memória histórica é um direito fundamental, e as barreiras arquitetônicas e comunicacionais ainda limitam muitas pessoas a participarem ativamente da vida cultural. José Olímpio Ferreira Neto, advogado e professor, destaca a importância de tornar museus e bibliotecas acessíveis para pessoas com deficiência.

🔎 O jornalista Marcos Fabrício Lopes da Silva reflete sobre a fragilidade do pensamento crítico no Brasil e as desigualdades presentes no sistema que desvaloriza a criatividade e a independência intelectual.

🇧🇷 Jean-Jacques Kourliandsky analisa os desafios e vitórias do Brasil na reunião do G20, destacando a luta do país contra a fome e seu papel na promoção da proteção ambiental.

🇺🇸 Carlos Wagner escreve sobre a retórica agressiva de Donald Trump contra imigrantes ilegais e suas consequências para a sociedade.

📰 Jornalismo e Literatura são armas poderosas contra a desinformação! Ana Julia Storti Rosendo reflete sobre a importância de ambos para a defesa da verdade e da memória histórica.

Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!


📚 Curadoria

Comprova lança canal no WhatsApp e curso para detectar desinformação nas redes sociais. Comprova.

Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que desinformação é principal risco global a curto prazo. Estadão, Gabriel Belic e Luciana Marschall.

Como IA está transformando o copyright e o que isso significa para a indústria de notícias. Reuters Institute, Gretel Kahn.

Ainda faz sentido ser jornalista? Columbia Journalism Review, Stephen J. Adler.

Consulta da AGU sobre moderação de conteúdo reúne 87 contribuições, mas nenhuma de big techs. Mobile Time, Carolina Cruz.

Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.


⚠️ Aos leitores

Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.


📣 Colabore com o Observatório

O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.

Veja aqui como colaborar


👁️ Sobre o Observatório

Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Obrigado por ler o Observatório da Imprensa. Esta publicação é pública, então sinta-se à vontade para compartilhá-la.