30 janeiro, 2025

Le Monde

 

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, fala durante a sessão de perguntas ao governo na Assembleia Nacional em Paris, França, 28 de janeiro de 2025. REUTERS/Gonzalo Fuentes

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteComentários do primeiro-ministro francês sobre imigração dão vitória semântica à extrema direita

Em uma entrevista na segunda-feira, 27 de janeiro, o primeiro-ministro centrista falou sobre um "sentimento" de "submersão" migratória. O partido de extrema direita Rassemblement National acredita que "venceu a batalha ideológica".

Leia o artigoícone leia o artigo

ARLINGTON, VA - 29 DE JANEIRO: Unidades de resposta a emergências se reúnem na pista enquanto as operações de busca e salvamento estão em andamento no Rio Potomac no Aeroporto Ronald Reagan Washington em 29 de janeiro de 2025 em Arlington, Virgínia. Um voo da American Airlines de Wichita, Kansas colidiu com um helicóptero ao se aproximar do Aeroporto Nacional Ronald Reagan. Win McNamee/Getty Images/AFP (Foto de WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteBusca e resgate em andamento após colisão de voo com helicóptero militar em Washington DC

Um voo da American Airlines de Wichita, Kansas, para Washington, DC, colidiu com um helicóptero militar Black Hawk durante um voo de treinamento na noite de quarta-feira.

Leia o artigoícone leia o artigo

Militantes do Hamas escoltam a refém israelense Agam Berger (C) em um palco antes de entregá-la a uma equipe da Cruz Vermelha em Jabalia em 30 de janeiro de 2025, como parte de sua terceira troca de reféns-prisioneiros. O grupo militante palestino Hamas entregou em 30 de janeiro a refém israelense Berger, uma soldada, enquanto uma terceira troca de reféns-prisioneiros estava em andamento, relatou um jornalista da AFP. (Foto de Bashar TALEB / AFP)

Soldado israelense mantido refém é libertado em Gaza, e outros devem ser libertados

O Hamas deve libertar mais dois reféns israelenses, bem como cinco prisioneiros tailandeses, e Israel deve libertar outros 110 prisioneiros palestinos, na terceira troca desse tipo desde que os combates foram interrompidos no início deste mês.

Leia o artigoícone leia o artigo

O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, participa de uma reunião com o premiê chinês Li Qiang um dia após sua startup lançar um assistente de IA de baixo custo. © capture TV / Bestimage O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, participou de um comício com o premiê chinês Li Qiang um dia após sua startup lançar um assistente de IA de baixo custo.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteLiang Wenfeng, o discreto fundador do DeepSeek que está abalando o Vale do Silício

Na China, esse gênio das finanças se tornou o novo herói na corrida da inteligência artificial contra os EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo

EXPLICADOR

ícone de assinantePor que Elon Musk está pedindo um boicote à Wikipédia

O dono do X acusa regularmente a enciclopédia online de apoiar a esquerda e ser uma ferramenta de "propaganda". Sua ira ecoa mais ódio à mídia do que qualquer viés político real da plataforma.

Leia o artigoícone leia o artigo

12 de setembro de 2019, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Löbnitz: Um mexilhão de rio repousa em um lado. Uma ocorrência incomumente grande do mexilhão de rio ameaçado de extinção foi descoberta no pequeno rio Barthe, no distrito de Vorpommern-Rügen. Os moluscos foram encontrados durante o trabalho de renaturalização e devem ser implementados, como anunciou a Autoridade de Conservação da Natureza Inferior do distrito. Em muitas regiões, ele já está extinto. A empresa está listada nacionalmente na Lista Vermelha como "ameaçada de extinção". A UE incluiu o mexilhão de rio (Unio crassus) como uma espécie especialmente protegida na Diretiva Flora-Fauna-Habitat (FFH). Foto: Stefan Sauer/dpa-Zentralbild/dpa (MaxPPP TagID: dpaphotosfour120185.jpg) [Foto via MaxPPP]

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTrês espécies raras e ameaçadas de mexilhão descobertas no coração de Paris

A presença do mexilhão de casca grossa, o Ptomida litoralis, e do mexilhão de rio comprimido confirma a melhoria da qualidade da água do Sena graças aos esforços feitos nas últimas décadas.

Leia o artigoícone leia o artigo


Judeus ortodoxos no pátio da Sinagoga Remuh. Cracóvia, Polônia, 24 de setembro de 2024.

RECURSO

ícone de assinanteComunidade judaica da Polônia 'ressurge' com cautela

Helen Bem-vinda

Leia o artigoícone leia o artigo

O presidente francês Emmanuel Macron faz um discurso no Museu do Louvre, em Paris, em 28 de janeiro de 2025. Bertrand Guay/Pool via REUTERS

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEmmanuel Macron anuncia nova entrada para o Louvre

Roxana Azimi

Leia o artigoícone leia o artigo

O logotipo da startup chinesa DeepSeek, que lançou modelos de linguagem de IA que estão fazendo sucesso retumbante.

EXPLICADOR

ícone de assinanteDeepSeek, a resposta da China ao ChatGPT, explicada em seis perguntas

Michael Szadkowski

Leia o artigoícone leia o artigo

CABUL | CABUL | AFEGANISTÃO | 2024-04-22 | Soraya, 30, é apresentadora de TV. “Adoro ser jornalista. Não saí como quase todos os meus colegas. Desde que o Talibã assumiu, fui ameaçada mais de centenas de vezes. Fui chamada pelos serviços de inteligência do Talibã muitas vezes e recebi cartas, mas não parei de trabalhar porque amo o Afeganistão. O Afeganistão não é um restaurante onde, se não gosto do menu, saio do restaurante. Esta é a nossa casa. As pessoas amam sua casa, seja como for; um dia chove ou inunda, um dia a porta não está boa, ou a janela está quebrada, ou está em ruínas. Em todo caso, é minha casa, e eu moro aqui. Lutar não é apenas para soldados pegarem armas e irem para uma frente de guerra. Existem muitas maneiras de lutar, e descobri que a mídia é a melhor maneira de lutar. “Estou na casa dos 30 anos e, desde que nasci, não vi o Afeganistão em paz, mas espero passar minha meia-idade na paz do meu país.”

RECURSO

ícone de assinanteAs mulheres afegãs que resistem ao Talibã: 'Meu marido queria que eu parasse de ser ativista, mas eu tive que continuar expressando minha raiva'

Jacques Follorou

Leia o artigoícone leia o artigo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteNova reação dos populistas contra as políticas ambientais

Mateus Goar

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

A aposta da Europa na Síria

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Guerra RDC-Ruanda: Nomeando claramente os protagonistas

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTrump critica o presidente do Fed, Powell, por manter a taxa básica de juros

O presidente dos EUA acusou o líder Jerome Powell de não conseguir "parar o problema que eles criaram com a inflação". Powell disse que não responderia aos comentários de Trump.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteCustos económicos e de saúde da poluição atmosférica em França

Em um estudo sem precedentes, uma agência de saúde pública estima que a exposição a partículas finas e dióxido de nitrogênio causa dezenas de milhares de casos de doenças todos os anos, a um custo de mais de € 16 bilhões.

Leia o artigoícone leia o artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO rapper francês Nekfeu é acusado de violência em meio a disputa de custódia, testando a teoria de "controle coercitivo" no tribunal

A ex-esposa do artista estava enfrentando julgamento na quarta-feira por não cumprir um acordo de custódia para seu filho. Citando evidências, ela acusou Nekfeu de violência psicológica, física e sexual. Ele contestou as alegações e tem decisões judiciais favoráveis ​​a seu favor.

Leia o artigoícone leia o artigo

Meta pagará US$ 25 milhões para resolver processo de Trump após suspensão de 6 de janeiro

Trump criticou amplamente as plataformas de mídia social por suspenderem suas contas após a insurreição de 6 de janeiro por seus apoiadores.

Leia o artigoícone leia o artigo

Economia francesa encolhe 0,1% no quarto trimestre

A economia francesa cresceu 1,1% em 2024, mas encolheu porque o país foi pego por uma crise política.

Leia o artigoícone leia o artigo

Administração Trump revoga congelamento de financiamento federal

A medida ocorre menos de dois dias após a ordem controversa causar incerteza e confusão para programas cruciais em todo o país.

Leia o artigoícone leia o artigo