31 janeiro, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Senadores decidem neste sábado o novo comando da Casa

Está marcada para este sábado (1°) a eleição do novo presidente do Senado e dos demais integrantes da Mesa da Casa para os próximos dois anos. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está previsto para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Até agora quatro senadores registraram suas candidaturas para comandar a Casa.

Congresso retoma trabalhos na segunda com cerimônia na rampa e sessão solene
A inauguração dos trabalhos legislativos de 2025 está marcada para esta segunda-feira (3), às 16h. Senadores e deputados se reúnem em sessão solene para abrir a 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura — o que corresponde ao terceiro dos quatro anos que compõem a legislatura iniciada em 2023.

Câmara também terá eleição em 1º de fevereiro
Assim como o Senado Federal, a Câmara dos Deputados também fará eleição, neste sábado (1º), para definir sua nova Mesa Diretora. Além do novo presidente, serão eleitos novos vice-presidentes e secretários que, juntos, integrarão a cúpula da Câmara até fevereiro de 2027. As duas Casas do Congresso também começarão a definir os novos presidentes de suas comissões permanentes.

Novo presidente do Senado será eleito neste sábado
No próximo sábado ( 1º ), os senadores elegem o presidente do Senado para os próximos dois anos. Qualquer senador pode concorrer ao cargo, sem a necessidade de indicação partidária. Para ser eleito, o candidato precisa conquistar a maioria absoluta, ou seja, 41 votos. Se nenhum candidato consegue a maioria, há um segundo turno com os dois candidatos mais votados.

Saiba quais são as funções do presidente do Senado
As atribuições do presidente do Senado estão definidas na Constituição Federal e no Regimento Interno da Casa. Ele é o terceiro na linha sucessória da Presidência da República. No dia a dia, tem várias funções, como definir a pauta das votações, comandar votações e distribuir as propostas para análise das comissões.

Conheça os cargos que compõem a Mesa do Senado
A Mesa do Senado é composta por sete titulares e quatro suplentes. Ela responde pelos trabalhos legislativos. Quando o foco é a administração da Casa, os mesmos integrantes integram a Comissão Diretora. Conheça um pouco mais sobre essa instância do Senado Federal.

Senado terá novos líderes partidários em 2025
Com a retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro, o Senado terá novas lideranças partidárias. Os partidos devem informar os nomes à Secretaria-Geral da Mesa, mas alguns já foram anunciados pelos parlamentares. Entre as mudanças, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) assume a liderança do PT, substituindo Beto Faro (PT-PA). Já o senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi reconduzido por unanimidade à liderança do MDB. Além dos partidos, também podem formar lideranças os blocos parlamentares, a Maioria, Minoria, Governo, Oposição e a Bancada Feminina.

Soraya formaliza candidatura e entra na disputa pela Presidência do Senado
A disputa pela Presidência do Senado ganhou mais uma concorrente. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) formalizou sua candidatura na Secretaria-Geral da Mesa (SGM) na quinta-feira (30). É a única mulher a se somar aos três senadores que já registraram seus nomes na eleição que escolherá o novo presidente para o biênio 2025-2026.

Projeto estabelece diretrizes para abordagens de profissionais de segurança
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou, no final de 2024, um projeto que estabelece diretrizes para as abordagens de segurança pública e privada, além de instituir mecanismos de prevenção da violência nessas operações ( PL 4.935/2024 ). A matéria, que entre outros objetivos pretende diminuir o racismo nas abordagens dos agentes de segurança, está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A Agência Senado em 2024

Enviado por Agência Senado