Bloquinhos, música, fantasias e glitter para todo lado. Há quem conte os dias para curtir a folia do Carnaval, enquanto outros preferem passar longe de todo esse agito. Se você se encaixa no segundo caso, vem conferir alguns destinos para fugir da bagunça e desacelerar. Ainda tem uma ótima notícia para quem gosta de comida mexicana e dicas de uma baita chef para comer bem em São Paulo. Bora nessa? |
|
10 destinos para fugir da bagunça no Carnaval: do interior do RJ ao Uruguai
O Carnaval bate à nossa porta e a folia já começa a tomar as ruas e os corações dos foliões. Uma das datas mais esperadas no calendário nacional, especialmente para o turismo, o feriadão deste ano acontece entre os dias 1º e 4 de março. Apesar do agito, que vai dos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio aos blocos de rua espalhados por todo o país, o Carnaval também pode ser sinônimo de calmaria. E é essa tranquilidade que tenho buscado, principalmente em momentos mais serenos ao lado da família.
Claro que as festas me encantam, mas aproveitar o feriado para recarregar as energias também é um programa imperdível.
Com isso em mente, selecionei 10 destinos, tanto nacionais quanto internacionais, para quem quer escapar da algazarra e aproveitar momentos de conexão com a natureza, a gastronomia e um ritmo mais sossegado. Aceita o convite? Confira aqui a lista completa
|
|
 
O premiado restaurante Metzi já começa 2025 com uma novidade especial. A partir de 9 de fevereiro, a casa mexicana em Pinheiros (SP) vai oferecer uma experiência gastronômica com um menu de nove tempos servido diretamente na bancada.
O chamado Menu de Barra ocorre somente um domingo ao mês, às 19h e às 21h. Apenas oito pessoas participam da experiência, com acesso direto aos chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, e acompanhando de perto a preparação dos pratos.
Entre as delícias estão vieiras defumadas servidas com aguachile de limão cravo e bocado de tempura de hoja santa com toro e chintextle; e estofado de mexilhão e chawanmushi (pudim salgado) de cogumelos defumados com totomoxtle (palha do milho).
Ainda estão confirmados tacos de pescado com tare de tucupi negro e shissô e taco de wagyu com pimenta-de-cheiro. A refeição é arrematada por uma sobremesa formada pela combinação de pêssego tatemado, creme de cumaru e mel de jataí.
Deu água na boca? Aqui você confere mais detalhes da experiência |
|

Listas de onde comer bem em São Paulo não faltam por aí, mas pegar algumas dicas com chefs renomados é diferente, né?
A chef Bel Coelho, dos restaurantes Cuia e do Clandestina, em São Paulo, tem mais de 25 anos de experiência e passou por importantes restaurantes, como o El Celler de Can Roca, na Espanha, e o D.O.M., de Alex Atala.
No Cuia, ela mistura restaurante, bar e café em um só lugar. Já no Clandestina, a chef proporciona uma viagem pelo Brasil em um cardápio composto por pratos para compartilhar, preparados segundo a cultura alimentar e os biomas brasileiros.
Mesmo com a rotina corrida, dividida em pontos distintos da capital paulista, ela ainda tira um tempinho para conhecer outras culinárias na cidade. Confira abaixo seus restaurantes preferidos:
El Panadero - Ramiro Murillo, reconhecido como o melhor padeiro do Brasil pela Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Food Business (Fipan), em 2023, comanda o local com produtos de excelente qualidade. Tordesilhas - explora a culinária caipira e de todos os cantos do país, sempre com muito respeito, técnica e sabor. Aiô - o cardápio é super criativo, com uma forte influência taiwanesa. Também há muita criatividade nas fusões e novas criações, sempre respeitando as tradições. Shin-Zushi - com uma técnica impecável, shari perfeito e os melhores ingredientes e peixes do dia, os pratos são sempre servidos frescos. Casa do Saulo - uma das melhores culinárias paraenses! Entre as delícias, destacam-se o pirarucu, tambaqui, tacacá e bolinho de piracuí.
|
|

Uma vez em Miami…um estrelado mega descontraído e acessível!
A cidade queridinha dos brasileiros, Miami, virou um polo gastronômico de deixar qualquer foodie enlouquecido com tantas ótimas opções.
Um dos achados que oferecem ótimo custo-benefício (considerando os padrões da cidade) e uma comida excepcional é o Boia De Restaurant. Escondido em um centro comercial a céu aberto, entre uma lavanderia e um centro médico, é daqueles lugares que fazem você pensar: sério que tem uma casa estrelada aqui?
Embora se defina como italiano contemporâneo, na prática, o restaurante é uma mistura irresistível. O menu traz massas que confortam e surpreendem, frituras leves e crocantes, um tartar impecável, cortes de carne preparados com maestria e um atendimento atencioso e descontraído, sem formalidades.
O espaço é pequeno, animado e sempre disputado (não vá sem reserva). Mas o mais importante? O menu, que só de lembrar já dá água na boca, e que agrada qualquer grupo.
Boia De: 5205 NE 2nd Ave, Miami, FL 33137
|
|
No sexto e último episódio da oitava temporada, segui em Botsuana, completando a jornada de aventura no país africano. No Eagle Island, um hotel no coração da savana, fui surpreendida com presença da vida selvagem a todos os momentos.
Ainda embarquei em um safári aéreo, sobrevoando a região e observando a vida animal de uma perspectiva única, com vistas de tirar o fôlego, e pude observar um fenômeno incrível: o início da cheia do Delta do Okavango.
O ápice da aventura foi quando, em um dos dias de safáris, me deparei com cerca de dez leões deitados no meio da savana, aguardando pacientemente a oportunidade de caçar. Foram quase duas horas a apenas cinco metros do grupo, observando cada movimento, cada olhar atento em direção às presas que passavam ao longe. |
|
|
|