Fenômeno
O início da semana foi marcado pela ascensão de um novo assistente de IA. A DeepSeek, uma startup chinesa fundada em 2023, alcançou a liderança nos downloads da AppStore nos Estados Unidos e já é um dos aplicativos gratuitos mais baixados no Brasil.
Criada por Liang Wenfeng, cofundador do fundo de investimentos High-Flyer, a empresa se dedica ao desenvolvimento da Inteligência Geral Artificial (AGI). Com um investimento de US$ 5,6 milhões, Wenfeng e sua equipe lançaram o DeepSeek-R1, um assistente de IA com 671 bilhões de parâmetros, que se mostrou de 20 a 50 vezes mais econômico que os modelos concorrentes em tarefas como reescrever textos, resumir documentos e revisar códigos. O serviço é gratuito, sem limite de mensagens, e está disponível em 69 idiomas, incluindo o português.
A fama repentina da plataforma fez com que algumas das empresas de tecnologia conhecidas como “7 magníficas” – Alphabet (dona do Google), Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla – perdessem juntas mais de US$ 600 bilhões em valor de mercado. Em uma publicação no X, Sam Altman, CEO da OpenAI, elogiou o modelo da chinesa DeepSeek, descrevendo-o como “impressionante”. |