OI #1321: a era da distopia informativa, o direito à informação como meio, o fim do mundo no jornalismo e a foto do mês da Arfoc-SP
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
Confira os textos da semana no Observatório da Imprensa, com reflexões profundas sobre a atualidade, o jornalismo e os desafios da sociedade contemporânea.
📰 Artigos da semana
ℹ️ A era da distopia informativa - A inteligência artificial tem gerado um cenário alarmante de desinformação. Carlos Castilho analisa como a manipulação digital pode transformar a informação em uma distopia perigosa.
📷 Imagem do Mês – A foto de Felipe Iruatã, com um Papai Noel descansando em um bar em São Paulo, simboliza o esgotamento do ano e reflete o debate sobre a PEC que propõe a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais.
🗞️ O jornalismo como mediador da informação – Eduardo Barboza e Ana Araújo discutem a importância do jornalismo como catalisador da opinião pública e mediador das informações que sustentam a cidadania e a democracia em tempos de desafios globais.
☀️ O papel do jornalismo na emergência climática - O jornalista Wellington Felipe Hack examina o papel essencial do jornalismo diante das emergências climáticas.
💼 Precarização do trabalho jornalístico – A flexibilização das contratações no serviço público e a precarização no jornalismo são discutidas pela jornalista Priscila Bueker Sarmento, com foco na recente decisão do STF e nos novos contratos propostos pela RTV-ES.
📖 Ensino de comunicação crítica -A desregulamentação das redes sociais sublinha a importância da alfabetização midiática. Fernanda Siebert destaca como a educação crítica é essencial para uma sociedade justa e democrática.
🏳️ Trégua entre Israel e Hamas - Rui Martins analisa o cessar-fogo entre Israel e o Hamas e os impactos da guerra em Gaza, abordando a polarização política e o antissemitismo no cenário atual.
📱 Redes sociais e o trumpismo - Carlos Wagner analisa como o apoio de Mark Zuckerberg ao trumpismo e a remoção de filtros nas redes sociais pode intensificar a propagação de fake news e o discurso de ódio.
🇧🇷 Desigualdade no Brasil – Marcos Fabrício reflete sobre a desigualdade no Brasil, destacando a ironia política, a falta de compromisso com a democracia e os "desimportantes".
🔎 Ídolos e crenças – O estudante de jornalismo João Vicente nos leva a refletir sobre como a busca por ídolos e crenças molda nossa identidade e visão de mundo, questionando essas idolatrias, sejam religiosas ou políticas.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Mais pelo Jornalismo com inscrições abertas. I Max .
No Fio da História: biografia de Leonel Brizola será lançada em março deste ano. RED.
Livro sobre primeira circum-navegação brasileira é publicado na China. PublishNews.
Fim da checagem da Meta: como o jornalismo foi minado da plataforma de Zuckerberg em 10 anos. Media Talks.
Mudanças feitas pela Meta Plataforms geram convergência inesperada entre jornalismo e poder público. Você S/A.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).