17 janeiro, 2025

Le Monde

 


SUAS HISTÓRIAS

ícone de assinanteTrês mulheres, três gerações, quatro abortos

Micheline, 95, sua filha Jeanne, 69, e sua neta Alice, 42, contam as circunstâncias muito diferentes em que cada uma delas fez um aborto.

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro francês, François Bayrous, reage durante um debate sobre uma moção de censura contra o governo francês, apresentada por membros do grupo parlamentar La France Insoumise (França Insubmissa - LFI) e acompanhada pelos comunistas e os verdes (Les Ecologistes - EELV), na Assembleia Nacional em Paris, França, 16 de janeiro de 2025. REUTERS/Benoit Tessier

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo o PM Bayrou conseguiu separar os socialistas da coligação de esquerda

Na quinta-feira, os parlamentares do Parti Socialiste decidiram votar contra a moção de censura apresentada por seus aliados radicais de esquerda e apoiada pelos Verdes e pelos Comunistas. O líder socialista Olivier Faure, no entanto, prometeu incorporar 'uma esquerda que faz o governo ceder.'

Leia o artigoícone ler artigo

Uma manifestante reage enquanto segura uma placa com a imagem de um refém sequestrado durante o ataque mortal de 7 de outubro de 2023 a Israel pelo Hamas, durante um protesto antes de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, em Tel Aviv, Israel, em 16 de janeiro de 2025. REUTERS/Shir Torem

Gabinete israelita reúne-se para acordo de cessar-fogo

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Hamas de renegar partes importantes do acordo para extorquir concessões de última hora, o que atrasou as negociações.

Leia o artigoícone ler artigo

Emmanuel Macron em entrevista com o Major General Jean-Jacques FATINET, Chefe do Estado-Maior da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), em 17 de janeiro de 2025 em Beirute.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMacron visita o Líbano, onde o cessar-fogo está a ganhar força

O Líbano acaba de eleger um presidente e nomear um primeiro-ministro, após meses de impasse. O presidente francês não hesitou em visitar, sentindo uma oportunidade de fazer um balanço do cessar-fogo assinado no final de novembro entre Israel e o Hezbollah.

Leia o artigoícone ler artigo

Um homem passa por uma placa que diz "Eu amo Dakar" no centro de Dakar em 16 de janeiro de 2025. (Foto de PATRICK MEINHARDT / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAutoridades senegalesas querem acabar com nomes de ruas franceses

O presidente Bassirou Diomaye Faye pediu que certas estradas principais com nomes coloniais fossem renomeadas em homenagem a "heróis nacionais".

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteCampanha de lobby contra a proibição de PFAS destaca a opacidade da tomada de decisões europeia

A investigação sobre "produtos químicos eternos" realizada pelo Le Monde e seus parceiros revela uma falta de rastreabilidade nas trocas entre autoridades públicas e fabricantes e usuários de PFAS.

Leia o artigoícone ler artigo



França, Paris, 2006Retrato de David Lynch, diretor de cinema americano. França, Paris, 2006Retrato de David Lynch, diretor de cinema americano. Richard Dumas / Agence VU

OBITUÁRIO

ícone de assinanteA morte de David Lynch, um gênio do cinema independente e diretor fascinante

Mathieu Macheret

Leia o artigoícone ler artigo

2018, o título é "Espelho"

ENTREVISTA

ícone de assinante'Trump acredita, como Putin, que os fortes estão destinados a devorar os fracos'

Benjamin Quenelle

Leia o artigoícone ler artigo

O líder líbio Muamar Gaddafi participa de um discurso com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi (não retratado) durante um show equestre na escola de cavalaria Tor di Quinto, no norte de Roma, em 30 de agosto de 2010. Gaddafi está na Itália no domingo para marcar o segundo aniversário de um tratado de amizade que colocou um ponto final no amargo relacionamento colonial entre os dois países. AFP PHOTO / ANDREAS SOLARO (Foto de ANDREAS SOLARO / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo Gaddafi financiou a África

Christophe Châtelot

Leia o artigoícone ler artigo

Um veículo carbonizado é visto perto da placa da Wylie's Bait & Tackle na Pacific Coast Highway em 14 de janeiro de 2025, Malibu, Califórnia, após o incêndio Palisades. Ventos fortes previstos para o final de 14 de janeiro ameaçaram provocar grandes incêndios que ainda estão queimando em Los Angeles em uma tragédia que matou pelo menos 25 pessoas e abalou gravemente a cidade. (Foto de VALERIE MACON / AFP)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteOs incêndios de Los Angeles não são um desastre natural

Audrey Garric

Leia o artigoícone ler artigo

influências crônicas de sous Pixels Pauline Croquet

COLUNA

ícone de assinanteO prenúncio da transformação de Mark Zuckerberg como CEO e influenciador

Croquet Paulino

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'Os EUA passaram da luta contra o aquecimento global para a defesa da inteligência artificial'

Arnaud Leparmentier - correspondente em Nova York (Estados Unidos)

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteA posse de Trump parece uma reunião da "internacional reacionária"

Sylvie Kauffmann - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteArquitetura histórica de Los Angeles é destruída em chamas

A lista de locais, edifícios e casas de arquitetos destruídos pelo fogo cresce a cada dia, testemunhando o desaparecimento de um patrimônio precioso.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteONGs cubanas temem libertações enganosas de presos políticos

O regime de Havana libertou cerca de 20 detidos após o anúncio de Washington de que a ilha foi removida da lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

Leia o artigoícone ler artigo

Nave espacial SpaceX de Musk falha após explodir em teste de voo

Os seis motores da espaçonave pareceram desligar um por um, com contato perdido apenas 8 minutos e meio após o início do voo, de acordo com a SpaceX.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteO endurecimento total da política de migração da Suécia

À medida que os números de asilo e imigração continuaram a cair em 2024, a direita e a extrema direita, no poder desde setembro de 2022, continuaram a fazer anúncios visando reforçar as condições de recepção no reino escandinavo.

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'Além dos conflitos que podem opor-se a eles, Putin, Trump e Xi têm muito em comum'

A renovação que os três líderes prometeram aos seus povos requer a dominação de outros povos, começando com seus vizinhos. Todos os três professaram reivindicações territoriais, escreve Alain Frachon, do Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo