08 janeiro, 2025

Le Monde

 


O presidente eleito Donald Trump discursa durante uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago, terça-feira, 7 de janeiro de 2024, em Palm Beach, Flórida. (AP Photo/Evan Vucci)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA retórica de Donald Trump sobre um novo imperialismo americano

Em uma entrevista coletiva na Flórida na terça-feira, o presidente eleito reiterou suas ambições territoriais, querendo obter o controle do Canal do Panamá, do Canadá e da Groenlândia.

Leia o artigoícone ler artigo

Legenda: (ARQUIVOS) A líder de extrema direita francesa Marine Le Pen (D) e seu pai, o ex-líder e fundador francês do partido de extrema direita francês Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, participam de um congresso de verão da juventude do partido de extrema direita Frente Nacional (FN), em Fréjus, sul da França, em 7 de setembro de 2014. Jean-Marie Le Pen, uma figura de extrema direita francesa e segundo colocado na eleição presidencial de 2002, morreu em 7 de janeiro de 2025, aos 96 anos, em Garches (Hauts-de-Seine), em um hospital onde estava internado há várias semanas. (Foto de Valery HACHE / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs consequências incertas da morte de Jean-Marie Le Pen

A morte do ex-líder da extrema direita francesa traz questões políticas para sua filha Marine Le Pen. Seu funeral deve ser público? Como ela deve falar dele?

Leia o artigoícone ler artigo

Bombeiros tentam apagar o incêndio florestal que queima no bairro de Pacific Palisades, no oeste de Los Angeles, Califórnia, em 7 de janeiro de 2025. REUTERS/Daniel Cole

Incêndios na Califórnia se espalham pelos subúrbios de Los Angeles à medida que os ventos aumentam

Com um terceiro incêndio ocorrendo, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles pediu ajuda a bombeiros fora de serviço. Autoridades disseram que cerca de 30.000 moradores estavam sob ordens de evacuação e mais de 13.000 estruturas estavam sob ameaça.

Leia o artigoícone ler artigo

Os editores do Charlie Hebdo, Gérard Biard e Laurent Sourisseau, reúnem-se em frente aos antigos escritórios do "Charlie Hebdo" na rue Nicolas-Appert, em Paris, em 7 de janeiro de 2025.

ícone de assinante'Perdi irmãos naquela manhã': Homenagens realizadas nas antigas instalações do 'Charlie Hebdo' e do Hyper Cacher

O dia de comemoração dos ataques de 7 de janeiro de 2015 ocorreu sob forte segurança, com os espectadores sendo mantidos distantes dos vários locais cerimoniais.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron faz seu discurso aos embaixadores franceses espalhados pelo mundo, em 6 de janeiro de 2025, no Palácio do Eliseu, em Paris. (Foto de Aurelien Morissard / POOL / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteDo Chade ao Senegal, as declarações de Macron sobre a "ingratidão" dos líderes africanos provocam reacções negativas

Em um discurso aos embaixadores franceses, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que os líderes africanos "esqueceram de agradecer" pela intervenção militar da França no Sahel em 2013, provocando a ira imediata do presidente do Chade.

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS) O técnico da França, Didier Deschamps, comemora após vencer a partida de futebol das quartas de final da UEFA Euro 2024 entre Portugal e França no Volksparkstadion em Hamburgo em 5 de julho de 2024. O técnico Didier Deschamps deixará a seleção francesa no final de seu contrato em 2026, após a Copa do Mundo de 2026, disse uma fonte próxima à equipe em 7 de janeiro de 2025. Deschamps levou Les Bleus ao título da Copa do Mundo de 2018, tornando-se apenas o terceiro homem a vencer o torneio como jogador e técnico. (Foto de Ronny HARTMANN / AFP)

Didier Deschamps deixará o cargo de técnico da França após a Copa do Mundo de 2026

O homem de 56 anos já estabeleceu o recorde de técnico oficial da França por mais tempo. Deschamps levou Les Bleus ao título da Copa do Mundo de 2018, tornando-se apenas o terceiro homem a vencer o torneio como jogador e técnico.

Leia o artigoícone ler artigo

Esta foto sem data da Guarda de Fronteira Finlandesa mostra a suposta âncora do petroleiro Eagle S no fundo do mar, capturada pelo robô ROV da Turva fora de Porkkalanniemi, Finlândia. A marinha sueca disse em 7 de janeiro de 2025 que havia recuperado do Mar Báltico a âncora do petroleiro suspeito de pertencer à "frota sombra" da Rússia e danificar quatro cabos de telecomunicações subaquáticos e um cabo de energia em 25 de dezembro de 2024. "O HMS Belos localizou e levantou a âncora e a entregou às autoridades finlandesas", disse o porta-voz da marinha sueca Jimmie Adamsson à AFP. O Eagle S, atualmente localizado a leste de Helsinque, é suspeito de sabotagem e as autoridades finlandesas proibiram oito tripulantes de deixar o território finlandês. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Guarda de Fronteira Finlandesa / FOLHETO / " - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto por folheto / várias fontes / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Guarda de Fronteira Finlandesa / FOLHETO / " - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

COLUNA

ícone de assinante'Em que ponto a guerra híbrida se torna uma guerra declarada?'

Sylvie Kauffmann

Leia o artigoícone ler artigo

Charlie_Archives_de_Paris_20241230_Le_Monde

DOCUMENTO

ícone de assinante'Querido Charlie': As cartas que os leitores enviaram à revista após o ataque de 7 de janeiro de 2015

Robin Richardot

Leia o artigoícone ler artigo

França, Paris, 1998Retrato de Jean Marie Le Pen (não cortar)© Richard Dumas / Agence VU

OBITUÁRIO

ícone de assinanteMorreu Jean-Marie Le Pen, que colocou a extrema direita de volta no centro da política francesa

Abel Mestre

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteQuerida, e se parássemos de fazer amor?

Maia Mazaurette

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteCaricaturas de imprensa: 'Um certo medo pesa tanto sobre cartunistas quanto sobre editores de jornais'

Marion Dupont

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Os EUA não terminaram com o ataque ao Capitólio de 6 de janeiro

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Dez anos após os ataques terroristas de 2015, a França ainda está em choque

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinantePerante Elon Musk e a sua interferência, os europeus estão desunidos

Enquanto o presidente francês Emmanuel Macron acusou o chefe da X de apoiar "um novo movimento reacionário internacional", a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, permaneceu em silêncio até agora.

Leia o artigoícone ler artigo

França pede à Comissão Europeia que se mantenha firme contra a interferência de Musk

Ecoando a acusação de Macron na segunda-feira de que o bilionário da tecnologia Elon Musk estava interferindo nas eleições, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, pediu que a Comissão Europeia seja firme na aplicação de leis contra tais medidas.

Leia o artigoícone ler artigo

Itália anuncia libertação de jornalista da prisão no Irã

Cecilia Sala, uma jornalista italiana que havia sido presa em Teerã e ficou presa por três semanas, foi libertada e enviada de volta à Itália, de acordo com uma declaração do gabinete da primeira-ministra Giorgia Meloni.

Leia o artigoícone ler artigo

Jimmy Carter é elogiado por Kamala Harris e líderes do Congresso no Capitólio

A Missão Aérea Especial 39 partiu de Atlanta com os restos mortais de Carter na terça-feira de manhã e chegou à Base Conjunta Andrews, em Maryland, antes de chegar a Washington. O presidente Jimmy Carter continuará a ser velado na quarta-feira, como parte dos ritos funerários de estado.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNa Coreia do Sul, canais do YouTube estão agravando a crise política

Desde a proclamação da lei marcial pelo presidente Yoon Suk Yeol e o mandado de prisão contra ele, manifestações de seus apoiadores e oponentes têm sido alimentadas por canais populares do YouTube, que têm recorrido inescrupulosamente à desinformação.

Leia o artigoícone ler artigo