A melhor forma de evitar aquela coceira irritante após uma picada de pernilongo ou de formiga é ficar bem longe desses insetos! Se isso não for possível nessa temporada de férias de verão, fique atento a cuidados básicos e se proteja. Começando pelas precauções quando estiver em lugares com presença maior de insetos:
Use repelente. Aplique nas partes expostas do corpo, especialmente no fim de tarde, quando a atividade dos pernilongos é mais intensa. Siga a recomendação do fabricante e não se esqueça de fazer a reaplicação.
Deixe a pele coberta. Use calças e camisetas de manga longa como barreira física. Prefira tecidos leves e evite cores escuras, pois elas são atraentes para mosquitos.
Janelas fechadas ou com telas. Ao sair de casa ou do local onde está hospedado, deixe portas e janelas fechadas para não encontrar visitantes indesejados na volta. Lembre-se que pernilongos saem para se alimentar no fim de tarde! O ideal é que as janelas tenham telas instaladas para que possam ficar abertas o tempo todo sem a preocupação com a entrada de moscas, aranhas e outros bichinhos.
Medicamentos na mala. Se tiver alergia a picadas, leve com você os remédios que costuma usar em caso de coceira, sempre com orientação médica.
Por que coça tanto assim?
A reação alérgica causada pelas picadas varia de pessoa para pessoa: há quem não sinta nada e há quem apresente coceiras, vermelhidão e até inchaços. O normal é que as coceiras se prolonguem por até cinco dias. Se você perceber que a sua reação a determinada picada saiu do habitual, procure ajuda de um especialista. Em casos mais graves, uma simples picada de inseto pode causar um choque anafilático — uma reação alérgica que dificulta a respiração, causa náuseas, vômito, tontura, sensação de desmaio, suores intensos e aumento dos batimentos cardíacos.
A saliva dos insetos é composta por um coquetel de proteínas — anticoagulante, vasodilatador, antiplaquetário — que facilita a absorção do sangue, mas acaba provocando uma reação alérgica em seu alvo. O que varia entre um inseto e outro é a quantidade dessas proteínas.
A coceira é um mecanismo de defesa e coçar pode aliviar um pouco o incômodo, mas cuidado: certifique-se de que está com as mãos limpas e evite usar as unhas para não irritar ainda mais a pele ou causar feridas, que podem ser a porta de entrada para uma infecção secundária.