06 janeiro, 2025

Le Monde

 

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy sai após o veredito em seu julgamento de apelação no chamado caso Bygmalion, no tribunal, em Paris, em 14 de fevereiro de 2024. Um tribunal de apelação francês reduziu em 14 de fevereiro de 2024 o tempo de prisão do ex-presidente Nicolas Sarkozy após sua condenação por financiamento ilegal de campanha durante sua tentativa de reeleição em 2012. Um tribunal inferior havia condenado Sarkozy a um ano de prisão no caso, mas o tribunal de apelação de Paris disse que ele deveria cumprir apenas seis meses atrás das grades, com outros seis meses suspensos. (Foto de Bertrand GUAY / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO julgamento mais temido de Sarkozy está começando. Ele enfrenta acusações de que Gaddafi da Líbia financiou sua campanha de 2007.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é acusado de ter, em 2005, entrado em um "pacto de corrupção" com o ditador líbio Muammar Gaddafi. Os outros 12 réus incluem três ex-ministros franceses, um ex-oficial líbio e os intermediários Ziad Takieddine e Alexandre Djouhri.

Leia o artigoícone ler artigo

Paris, França, 25 de setembro de 2020: Perto dos antigos escritórios do jornal Charlie Hebdo, uma grande equipe de segurança está no local após um ataque a faca na rue Nicolas Appert. Na foto, o impasse des Primevères, que leva à rue Nicolas Appert, está completamente isolado pela polícia.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteComeça julgamento por ataque de 2020 do lado de fora da antiga sede do 'Charlie Hebdo'

Em 25 de setembro de 2020, um homem paquistanês esfaqueou duas pessoas em frente aos antigos escritórios da revista após a republicação de caricaturas de Maomé, o que ele mais tarde disse ser blasfêmia. Ele e cinco de seus associados devem ser julgados a partir de segunda-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

Esta imagem de folheto divulgada em 6 de janeiro de 2025 pelo semanário satírico francês Charlie Hebdo mostra que a primeira página de sua edição especial marca dez anos desde um ataque a seus escritórios por homens armados islâmicos que dizimaram sua equipe. A primeira página apresenta um desenho animado celebrando a existência do jornal ateu com a legenda "Indestrutível!", enquanto quatro páginas internas mostram os resultados de um concurso de caricaturas para zombar de Deus e líderes religiosos. O ataque de 2015 por dois irmãos nascidos em Paris de ascendência argelina foi considerado uma vingança pela decisão do Charlie Hebdo de publicar caricaturas satirizando o profeta Maomé, a figura mais reverenciada do islamismo. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / CHARLIE HEBDO" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto por Handout / CHARLIE HEBDO / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / CHARLIE HEBDO" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

'Indestrutível': 'Charlie Hebdo' revela edição especial 10 anos após o ataque

Dez anos após o atentado que dizimou a equipe do jornal, a edição de aniversário celebra 'a vontade de rir' e a sátira como fonte de 'otimismo'.

Leia o artigoícone ler artigo

SEAL BEACH, CALIFÓRNIA - 05 DE JANEIRO: Pessoas no píer com vista para a plataforma offshore de petróleo e gás Esther no Oceano Pacífico em 5 de janeiro de 2025 em Seal Beach, Califórnia. O presidente Joe Biden supostamente proibirá permanentemente futuras perfurações offshore de petróleo e gás em mais de 625 milhões de acres de águas federais em um esforço para consolidar seu legado ambiental antes que o presidente eleito Donald Trump seja empossado em 20 de janeiro. A plataforma Esther está localizada a aproximadamente 1,5 milhas de Seal Beach e opera dentro das águas do estado da Califórnia. Mario Tama/Getty Images/AFP (Foto de MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

Biden emite proibição de perfuração offshore em massa

A proibição abrange toda a costa do Atlântico e o leste do Golfo do México, bem como a costa do Pacífico na Califórnia, Oregon e Washington, e uma parte do Mar de Bering na costa do Alasca.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - Esta é uma parte da Edgar Thomson Works da US Steel em Braddock, Pensilvânia, no domingo, 28 de abril de 2024. (AP Photo/Gene J. Puskar, arquivo)

COLUNA

ícone de assinanteUS Steel: 'O segundo mandato de Donald Trump deve completar a retirada gradual dos EUA do comércio global'

Na sexta-feira, 3 de janeiro, Joe Biden se opôs à aquisição da siderúrgica dos EUA por sua concorrente japonesa Nippon Steel. A decisão confirma o recuo do país do livre comércio.

Leia o artigoícone ler artigo

BEVERLY HILLS, CALIFÓRNIA - 05 DE JANEIRO: (LR) Adriana Paz, Edgar Ramírez, Selena Gomez, Jacques Audiard, Karla Sofía Gascón e Zoe Saldana, vencedores do prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia por "Emilia Pérez", posam na sala de imprensa durante a 82ª edição anual do Globo de Ouro no The Beverly Hilton em 05 de janeiro de 2025 em Beverly Hills, Califórnia. Amy Sussman/Getty Images/AFP (Foto de Amy Sussman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

Globo de Ouro 2025: 'Emilia Perez', 'The Brutalist' e 'Shogun' celebrados em noite de triunfos internacionais

O inovador 'Emilia Perez' de Jacques Audiard surgiu como uma força importante, coletando quatro prêmios, incluindo melhor comédia/musical, em uma cerimônia que celebrou a narrativa global. O outro grande vencedor da noite, a série de TV 'Shogun' da FX, fez história ao arrebatar as categorias de drama televisivo com quatro vitórias.

Leia o artigoícone ler artigo


"Cossaco", comandante da divisão de artilharia autopropulsada da 155ª brigada numa posição a cerca de quinze quilômetros das linhas de frente russas, na região de Donetsk, 31 de dezembro de 2024

NOTÍCIAS

ícone de assinanteA brigada ucraniana 'Ana de Kiev', treinada na França e depois dispersada para a linha de frente, sofre reveses

Thomas d'Ístria

Leia o artigoícone ler artigo

França, Paris, 19 de março de 2021 Retrato de Coco, cartunista francês. França, Paris, 19 de março de 2021 Retrato de Coco, cartunista da imprensa francesa. Cyril Zannettacci / Agência VU

ENTREVISTA

ícone de assinanteCoco, cartunista: 'O ataque ao Charlie Hebdo vive em mim sem parar'

Frederico Potet

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteOs últimos segredos franceses da KGB nos arquivos soviéticos

Jacques Follorou

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS)-- Este arquivo de uma captura de imagem tirada de um vídeo carregado no site da Mauritanian Sahara Media Agency em 9 de outubro de 2012 mostra o jihadista francês Gilles Le Guen, conhecido como "Abdel Jelil" entregando uma mensagem para alertar a França, os EUA e a ONU contra uma intervenção militar no norte do Mali. As deliberações no julgamento de Gilles Le Guen, um cidadão francês que se juntou à Al Qaeda no Norte Islâmico da África (AQMI) e foi preso em abril de 2013 pelas forças especiais francesas no Mali, ocorrerão em um tribunal de Paris em 15 de maio de 2015. AFP PHOTO / SAHARA MEDIA RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / SAHARA MEDIA" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

ENTREVISTA

ícone de assinante'Os jihadistas afirmam que sua única fonte de orientação é o Alcorão, mas sua retórica é moderna'

Cipriano Mycinski

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Presidência da Polónia na UE: Uma oportunidade para um país em sintonia com a Europa

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteMarie-Cécile Naves: 'A narrativa de imigração de Donald Trump evolui com o equilíbrio de poder em seu campo'

Marie-Cécile Naves

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteGaza: Uma rede de obstáculos bloqueia sistematicamente os fluxos de ajuda humanitária

Em dezembro, as ONGs só conseguiam trazer 70 caminhões de mercadorias por dia, em comparação com 500 antes da guerra. Essa situação levou à fome no território e é resultado de restrições impostas por Israel e sua inação em relação a gangues de saqueadores, de acordo com as Nações Unidas e outras organizações.

Leia o artigoícone ler artigo

Coreia do Sul: Agência anticorrupção recorre à polícia após prisão frustrada de presidente acusado

O Escritório de Investigação de Corrupção para Altos Funcionários provavelmente buscará um novo mandado judicial para estender o prazo de detenção do presidente Yoon Suk Yeol, de acordo com a polícia, que disse estar revisando internamente a solicitação da agência.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteOs jovens têm cada vez mais medo da calvície

Os implantes capilares estão se tornando cada vez mais comuns entre pessoas de 18 a 34 anos, para quem a perda de cabelo representa não apenas uma questão de confiança, mas também uma perda de identidade.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteJavier Milei recebe o líder da oposição venezuelana exilado Edmundo Gonzalez Urrutia, em meio a tensões com Caracas

O candidato da oposição venezuelana reivindica vitória na eleição presidencial, enquanto o atual presidente Nicolás Maduro deve iniciar seu terceiro mandato consecutivo em 10 de janeiro.

Leia o artigoícone ler artigo

OBITUÁRIO

ícone de assinanteMorreu David Lodge, escritor britânico e mestre do romance acadêmico sarcástico

Por trás de sua aparência clássica, havia um especialista em comédia e autozombaria que conseguia tecer uma trama envolvente e fazer os leitores rirem enquanto abordava temas sérios. O romancista tinha 89 anos.

Leia o artigoícone ler artigo

Troféu dos Campeões Franceses: Dembélé marca o golo da vitória do PSG no último suspiro em Doha

A vitória é o começo perfeito para um grande mês para o PSG, que enfrentará o Manchester City em uma partida decisiva da Liga dos Campeões em 22 de janeiro.

Leia o artigoícone ler artigo