24 janeiro, 2025

Le Monde

 


Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

O melhor do jornalismo francês, cuidadosamente selecionado e entregue na sua caixa de entrada todas as manhãs.
Participantes ouvem um discurso virtual proferido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no Rally Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, quinta-feira, 23 de janeiro de 2025. (Foto AP/Markus Schreiber)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteEm Davos, o furacão Trump destaca as divergências internacionais

Na quinta-feira, o presidente americano falou por vídeo da Casa Branca. As consequências de seu retorno ao poder estão no centro dos debates na reunião que começou na segunda-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

O ex-presidente francês e réu Nicolas Sarkozy chega ao tribunal de Paris, em 20 de janeiro de 2025, para seu julgamento sob acusações de aceitar financiamento ilegal de campanha em um suposto pacto com o falecido ditador líbio Muamar Gaddafi. Doze suspeitos estão sendo julgados, incluindo ex-assessores próximos, acusados ​​de elaborar um pacto com Gaddafi para financiar ilegalmente a candidatura vitoriosa de Sarkozy nas eleições de 2007. Eles negam as acusações. Se condenado, Sarkozy pode pegar até 10 anos de prisão sob as acusações de ocultar desvio de fundos públicos e financiamento ilegal de campanha. (Foto de Bertrand GUAY / AFP)

ícone de assinanteNo julgamento de Sarkozy, familiares de vítimas do terrorismo líbio denunciam reabilitação de Kadafi

O atentado de 1989 ao voo 772 da UTA matou 170 pessoas de 18 nacionalidades, incluindo 54 cidadãos franceses. No tribunal, as famílias das vítimas expressaram sua dor pela forma como o ex-presidente Nicolas Sarkozy renovou os laços com o falecido líder líbio.

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS) Visitantes usando máscaras de proteção olham para estátuas dentro do deserto Museu do Louvre enquanto a pandemia do novo coronavírus Covid-19 mantém os turistas afastados, em Paris, em 14 de outubro de 2020. O presidente do Museu do Louvre em Paris, Laurence Des Cars, alertou o governo francês sobre o estado do museu, apontando para uma "proliferação de danos" e a necessidade de grandes obras, de acordo com uma "nota confidencial" vazada para a imprensa em 22 de janeiro de 2025. (Foto de Ludovic MARIN / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePresidente do Louvre alerta sobre edifícios dilapidados

Em uma carta à Ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, Laurence des Cars expressa sua preocupação com defeitos de estanqueidade que colocam em risco obras de arte e condições de recepção inadequadas para um número crescente de visitantes.

Leia o artigoícone ler artigo

Um militar da 57ª Brigada de Infantaria Motorizada das Forças Armadas Ucranianas reage após disparar um morteiro de 120 mm contra tropas russas na linha de frente, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, perto da cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv, Ucrânia, em 16 de janeiro de 2025. REUTERS/Sofiia Gatilova TPX IMAGENS DO DIA

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNa Ucrânia, várias prisões de oficiais lançam luz sobre disfunções do exército

Com a brigada 'Ana de Kiev' treinada pelos franceses tendo visto uma proliferação de deserções, seu antigo comandante foi preso, junto com dois generais e um coronel, acusados ​​de não tomar medidas adequadas para defender a região de Kiev.

Leia o artigoícone ler artigo

A promotora de Paris Laure Beccuau discursa em uma coletiva de imprensa após David Balland, cofundador da empresa de criptoativos Ledger, e seu parceiro terem sido sequestrados de sua casa e depois liberados pela Gendarmaria Francesa, em Vierzon, em 23 de janeiro de 2025. Sequestrado, mantido refém e depois liberado: as investigações continuam, após a libertação no dia anterior pela gendarmaria do cofundador de uma empresa especializada em proteger criptoativos e seu parceiro, que foram sequestrados para resgate em 21 de janeiro no departamento de Cher. (Foto de Thibaud MORITZ / AFP)

NOTÍCIAS

Sequestradores de figura criptográfica francesa e sua esposa são presos após grande caçada humana

David Balland, cofundador da empresa Ledger, foi sequestrado de sua casa junto com sua esposa na manhã de terça-feira, 21 de janeiro. Eles foram resgatados com sucesso pela polícia. Dez pessoas, com idades entre 20 e 40 anos, foram presas e levadas sob custódia.

Leia o artigoícone ler artigo

Romy (Nicole Kidman) e Samuel (Harris Dickinson), em "Babygirl" de Halina Reijn.

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteDe Nicole Kidman a Demi Moore, os corpos de atrizes na faixa dos 50 anos na era do puritanismo digital

Vários filmes recentes, incluindo 'Babygirl', de Halina Reijn, apresentam romances florescentes entre mulheres e parceiros mais jovens. Isso é hipócrita em uma época em que a era digital apagou a própria noção de carne.

Leia o artigoícone ler artigo


Uma mulher enche um copo com água em 27 de abril de 2014 em Paris. Oito em cada dez pessoas na França dizem ter ''confiança'' na água da torneira, de acordo com o barômetro anual do centro de informações sobre água, em 29 de abril de 2014. AFP PHOTO / FRANCK FIFE (Foto de FRANCK FIFE / AFP)

ícone de assinantePFAS: A água potável da França está maciçamente contaminada por "produtos químicos eternos", inclusive em Paris

Rafaela Aubert

Leia o artigoícone ler artigo

Uma modelo apresenta uma criação para a coleção Louis Vuitton Menswear Ready-to-wear Outono-Inverno 2025/2026 como parte da Paris Fashion Week, em Paris, em 21 de janeiro de 2025. (Foto de JULIEN DE ROSA / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNa Semana de Moda Masculina de Paris, uma contenção deslumbrante

Elvire von Bardeleben

Leia o artigoícone ler artigo

Esta é uma vista aérea do coração de Paris, França, com a Ópera no centro e ruas adjacentes, com a Place de l'Opéra na parte inferior, 10 de fevereiro de 1929 (Foto AP)

RECURSO

ícone de assinanteO Palais Garnier de Paris celebra 150 anos de memórias e fantasias

Rosita Boisseau

Leia o artigoícone ler artigo

A Ministra da Cultura da França, Rachida Dati (C), dá uma entrevista coletiva durante sua visita à caverna Cosquer como parte de sua viagem de um dia em Marselha, sul da França, em 16 de janeiro de 2025. (Foto de MIGUEL MEDINA / AFP)

ENTREVISTA

ícone de assinanteMinistro da cultura francês: 'Em relação à IA, o modelo americano não é o modelo europeu'

Alexandre Piquard

Leia o artigoícone ler artigo

Sandy Weir, um apoiador de Trump que foi libertado da prisão em fevereiro, segura um cartaz do lado de fora do Centro de Detenção Central de DC, onde alguns réus do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA estão detidos, em Washington, DC, em 21 de janeiro de 2025. Em seu primeiro dia no cargo, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou perdões para mais de 1.500 pessoas acusadas no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio por seus apoiadores que tentavam anular a eleição de 2020. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinante'Revolução do senso comum' ou reação conservadora: os primeiros marcadores da presidência de Trump

Piotr Smolar

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Projeto de lei sobre auxílio à morte: a hipocrisia do primeiro-ministro francês François Bayrou

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'Joe Biden pertencia à geração 'anterior', para quem os rivais políticos não eram inimigos'

Alain Frachon - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

Wembanyama deslumbra a torcida parisiense ao liderar os Spurs para uma vitória fácil

O pivô do San Antonio Spurs, Victor Wembanyama, jogou na liga francesa antes de se tornar a escolha número um no draft da NBA de 2023. Tony Parker, Manu Ginobili e David Robinson compareceram ao jogo de quinta-feira em Paris contra o Indiana Pacers.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNoruega é acusada de lucrar com a guerra na Ucrânia

De acordo com o Ministério das Finanças em Oslo, o país arrecadou 1.270 bilhões de coroas (€ 107,7 bilhões) em receita adicional graças aos preços mais altos do gás e à produção. Ele foi criticado por alocar apenas uma fração disso em ajuda à Ucrânia.

Leia o artigoícone ler artigo

ícone de assinanteDemitido por se recusar a voar de volta para a Europa a partir de Papua Nova Guiné, um pesquisador ganha indenização no tribunal

Gianluca Grimalda viajou 28.000 quilômetros de volta de uma viagem de pesquisa em Papua Nova Guiné de trem, navio de carga, balsa e carro, uma jornada de 72 dias por 16 países, a fim de limitar sua pegada de carbono.

Leia o artigoícone ler artigo

Últimas notícias do Oriente Médio: cessar-fogo em Gaza se mantém enquanto Israel reprime a Cisjordânia

Nos dias desde que o frágil cessar-fogo foi estabelecido na Faixa de Gaza, Israel lançou uma grande operação militar na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, onde pelo menos 10 pessoas foram mortas, diz o Ministério da Saúde Palestino.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteOs paradoxos chineses de Elon Musk

O multimilionário está em uma posição singular: conselheiro próximo de Donald Trump, ele também é dono da Tesla, uma empresa bem estabelecida no país, designada inimiga número um pelo novo governo americano.

Leia o artigoícone ler artigo

Francês condenado à morte na Indonésia será enviado para casa

Serge Atlaoui, 61 anos, que foi condenado à morte por crimes relacionados a drogas na Indonésia em 2007 e há muito tempo proclamou sua inocência, agora deve ser enviado de volta à França, após meses de negociações entre os dois países.

Leia o artigoícone ler artigo