31 dezembro, 2024

Le Monde

 


                                                                

Rita Lee 


SELEÇÃO

ícone de assinanteOs filmes favoritos do Le Monde de 2024

Alain Guiraudie, Jonathan Glazer, Leos Carax, Sean Baker, George Miller são alguns dos cineastas elogiados pela crítica do Le Monde este ano.

Leia o artigoícone ler artigo

Esta foto de folheto divulgada em 9 de novembro de 2015 pela Unidade de Comunicação e Produção Audiovisual de Defesa Francesa (ECPAD) mostra um caça Rafale do exército francês antes de decolar de uma base no Golfo para a Síria como parte da Operação Chammal da França lançada em setembro de 2015 em apoio à coalizão liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico (EI). O exército francês bombardeou durante a noite de 8 de novembro de 2015 um centro de fornecimento de petróleo mantido pelo grupo Estado Islâmico no leste da Síria, anunciou o Ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian em 9 de novembro. FOTO AFP / ECPAD / EMA / ARMEE de L'AIR = RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / ECPAD / EMA / ARMEE de L'AIR" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES - A SER USADO DENTRO DE 30 DIAS A PARTIR DE 11/09/2015 ==

Síria: França reivindica ataques a posições do EI

A França, que faz parte da coalizão internacional contra o grupo Estado Islâmico desde 2014, realizou ataques aéreos contra posições do EI na Síria, os primeiros desde a queda do regime de Assad, de acordo com o ministro da Defesa.

Leia o artigoícone ler artigo

26 de dezembro de 2024. Visitantes se divertindo no Parque Hankou Riverfront, com os edifícios do distrito de Wuchang, do outro lado do Rio Yangtze, ao fundo.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteCinco anos após a Covid-19 ter explodido no mundo, a doença é quase banal

Tendo oficialmente causado 7 milhões de mortes em todo o mundo, a Covid-19 se tornou uma doença menos grave, mesmo que continue sendo mais mortal que a gripe.

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro francês, Francois Bayrou (CR), aperta a mão da equipe médica ao lado do ministro francês do Exterior, Manuel Valls (2ªE), e do ministro responsável pela Saúde e Acesso ao Cuidado, Yannick Neuder (C), durante uma visita ao hospital ESCRIM em Mamoudzou, no território francês de Mayotte, no Oceano Índico, em 30 de dezembro de 2024. O ciclone mais devastador a atingir Mayotte em 90 anos causou danos colossais em 14 de dezembro de 20274 no departamento mais pobre da França, onde os trabalhadores humanitários têm lutado desde então para restaurar serviços essenciais, como água, eletricidade e redes de comunicação. (Foto de JULIEN DE ROSA / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePrimeiro-ministro francês promete "um futuro diferente" para Mayotte após ciclone devastar território ultramarino pobre

Durante uma breve visita, o Primeiro-Ministro François Bayrou, junto com cinco ministros, detalhou medidas para restaurar rapidamente o acesso à água e à eletricidade e permitir que as escolas reabram. Além de uma lei de emergência, ele anunciou que uma agência pública de refundação seria criada, como foi feito para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame.

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS) O presidente dos EUA, Joe Biden, faz comentários sobre sua agenda Bidenomics em Washington, DC, em 23 de outubro de 2023. O presidente Joe Biden terá muito trabalho pela frente se quiser conquistar alguns dos eleitores da classe trabalhadora que votaram em Donald Trump na última eleição. Os eleitores brancos da classe trabalhadora — aqueles sem ensino superior — representaram pelo menos 42% do eleitorado total em 2020, de acordo com a Pew Research. (Foto de Brendan SMIALOWSKI / AFP)

COLUNA

ícone de assinantePatrick Artus: 'Sob a presidência de Biden, houve um aumento considerável na desigualdade de renda, o que pode explicar o voto da classe média a favor de Trump'

Um histórico econômico favorável não é suficiente para vencer eleições. Você tem que levar em conta as percepções dos eleitores sobre inflação e imigração, escreve o economista, que vê similaridades entre as situações nos EUA e na França.

Leia o artigoícone ler artigo

Um manifestante segura um cartaz enquanto participa de uma marcha contra o antissemitismo, em Londres, domingo, 8 de dezembro de 2024. (Foto AP/Alberto Pezzali)

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteVolker Türk sobre o antissemitismo: 'Os europeus sabem até onde o discurso de ódio e a discriminação podem levar'

Diante do ressurgimento do antissemitismo na Europa e no mundo, principalmente desde 7 de outubro, as Nações Unidas continuarão a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para lembrar a todos os povos as lições da Shoah, promete o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Leia o artigoícone ler artigo


SELEÇÃO

ícone de assinanteQue bebida para brindar a passagem de ano ao redor do mundo

Alexandre Aublanc

Leia o artigoícone ler artigo

Detalhe de uma partida de xadrez acompanhada de uma fatia de bolo de maçã e canela e chá com leite no salão "Chez Naomi" 03/10/2024 em Saint-Germain-de-Confolens CELINE LEVAIN/ MIRAGE COLLECTIF POUR "LE MONDE" (MIRAGEM COLETIVA PARA "O MUNDO")

RECURSO

ícone de assinantePeixe com batatas fritas e vilas pitorescas: Bem-vindo à França "Franglo-Saxônica"

Hélène Brunet-Rivaillon

Leia o artigoícone ler artigo

Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, fotografado poucos dias antes de deixar o cargo. Em 2002, Carter ganhou o Prêmio Nobel da Paz, "por suas décadas de esforço incansável para encontrar soluções de paz para conflitos internacionais".

OBITUÁRIO

Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos

Alain Abellardo

Leia o artigoícone ler artigo

BUENOS AIRES, ARGENTINA 15 DE SETEMBRO: O presidente argentino Javier Milei faz uma apresentação no Congresso Nacional da Argentina por ocasião da apresentação de seu orçamento de 2025, em Buenos Aires, Argentina, em 15 de setembro de 2024. O presidente anunciou antes do ato no Congresso que vetará todas as leis que ameacem sua meta de 'Déficit Zero', o que o levou a vetar até mesmo a lei sobre mobilidade de aposentadoria, o que causou fortes protestos em frente ao Congresso nacional quando os deputados ratificaram o veto presidencial à lei que haviam aprovado dias atrás. Durante sua posse, o presidente criticou os trabalhadores, estudantes e professores, descrevendo-os como 'pessoas com privilégios que não querem perder'. Luciano Gonzalez / Anadolu (Foto de Luciano Gonzalez / ANADOLU / Anadolu via AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteUm ano de Javier Milei: Motosserras e inflação controlada na Argentina

Flora Joelhos

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteOs álbuns favoritos do Le Monde em 2024

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteHélène Devynck, jornalista: 'Gisèle Pelicot conseguiu fazer da vítima o foco da história'

Helena Devynck

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Afeganistão: Uma guerra implacável contra as mulheres

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteJulgamento de estupro de Pelicot: Um julgamento de apelação será realizado em 2025, sem Dominique Pelicot

Dezessete dos 51 réus do julgamento apelaram de suas condenações recebidas no tribunal criminal de Avignon, sul da França, arriscando uma sentença mais longa. Um segundo julgamento está marcado para o final de 2025, nas proximidades de Nîmes.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteDesconfiança das mulheres sírias em relação ao novo governo

As mensagens de moderação transmitidas por Ahmad al-Sharaa, o ex-jihadista que se tornou um poderoso agente em Damasco, não conseguiram tranquilizar as mulheres sírias, especialmente aquelas de comunidades minoritárias.

Leia o artigoícone ler artigo

Tribunal federal de apelações mantém veredicto civil de abuso sexual contra Trump

Trump contestou o veredito civil de US$ 5 milhões, argumentando que o juiz cometeu erros, incluindo permitir o testemunho de duas outras mulheres que alegaram que Trump as havia agredido. O tribunal de apelações decidiu que o juiz não abusou de sua discrição ao lidar com as evidências.

Leia o artigoícone ler artigo

Coreia do Sul: Tribunal emite mandados de prisão para deter o presidente Yoon Suk Yeol, acusado de impeachment

Investigadores que investigam Yoon por sua declaração de lei marcial solicitaram o mandado na segunda-feira, depois que o presidente suspenso não compareceu para interrogatório pela terceira vez.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAcidente aéreo de Jeju: governo sul-coreano ordena verificação de Boeing 737-800s do país

A aeronave acidentada da companhia aérea de baixo custo sul-coreana, que entrou em serviço em 2009 e foi comprada da Ryanair em 2016, era relativamente nova para os padrões internacionais de aviação.

Leia o artigoícone ler artigo

Exército israelense declara ter interceptado um míssil disparado do Iêmen

Nas últimas semanas, os rebeldes Houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, alegaram ter disparado vários mísseis contra Israel, desencadeando ataques retaliatórios contra os ativos estratégicos e a infraestrutura dos rebeldes.

Leia o artigoícone ler artigo