30 dezembro, 2024

El Monde

 


Bombeiros e equipes de resgate trabalham perto do local onde uma aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air caiu e pegou fogo no Aeroporto Internacional de Muan, na província de Jeolla do Sul, cerca de 288 quilômetros a sudoeste de Seul, em 29 de dezembro de 2024. Um avião da Jeju Air transportando 181 pessoas da Tailândia para a Coreia do Sul caiu ao chegar, colidindo com uma barreira e pegando fogo, deixando todos, exceto dois mortos. - Coreia do Sul FORA / SEM ARQUIVOS - RESTRITO AO USO DE ASSINATURA (Foto de YONHAP / AFP) / SEM ARQUIVOS - RESTRITO AO USO DE ASSINATURA

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteQueda de avião da Jeju Air: choque e incerteza na Coreia do Sul após o pior desastre aéreo do país

O acidente do voo 2216 de Bangkok, no domingo, 29 de dezembro, deixou 179 mortos e dois feridos no aeroporto de Muan. Uma colisão com pássaros foi presumida como a causa do acidente, mas muitas perguntas permanecem.

Leia o artigoícone ler artigo

Pessoas se reúnem em apoio à francesa Gisele Pelicot, vítima de um estupro em massa orquestrado por seu então marido Dominique Pelicot em sua casa na cidade de Mazan, no sul da França, um dia após o veredito no julgamento de Dominique Pelicot e 50 co-acusados, em frente ao tribunal em Avignon, França, em 20 de dezembro de 2024. O slogan diz "Obrigada, Gisele". REUTERS/Manon Cruz

Julgamento de estupro de Pelicot: ex-marido Dominique Pelicot não vai apelar

Dominique Pelicot, o principal réu entre 51 homens condenados em um julgamento por estupro em massa, não apelará de sua sentença de 20 anos de prisão por ter drogado e estuprado sua então esposa e solicitado muitos outros homens a fazerem o mesmo, de acordo com seu advogado.

Leia o artigoícone ler artigo

O líder de facto da Síria, Ahmad al-Sharaa, anteriormente conhecido como Abu Mohammed al-Golani, caminha no palácio presidencial antes de seu comício com Walid Ellafi, Ministro de Estado líbio para Comunicações e Assuntos Políticos, em Damasco, no sábado, 20 de dezembro. 28 de outubro de 2024. (AP Photo/Mosa'ab Elshamy)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteO novo líder da Síria, al-Sharaa, insiste em reservar um tempo para o "diálogo nacional" antes das eleições

Em sua primeira entrevista com um meio de comunicação árabe, Ahmed al-Sharaa, o chefe do grupo armado HTS, disse que levaria quatro anos até que as eleições fossem realizadas na Síria. Ele também estendeu a mão para o Irã e a Rússia, os antigos aliados do ex-ditador Bashar al-Assad.

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro francês Francois Bayrou (D), o prefeito de Mayotte, François-Xavier Bieuville (2ºE) visitam uma usina de dessalinização de água em Petite-Terre Pamandzi, no território francês de Mayotte, no Oceano Índico, em 30 de dezembro de 2024. O ciclone mais devastador a atingir Mayotte em 90 anos causou danos colossais em 14 de dezembro de 20274 no departamento mais pobre da França, onde os trabalhadores humanitários têm lutado desde então para restaurar serviços essenciais, como água, eletricidade e redes de comunicação. (Foto de JULIEN DE ROSA / AFP)

Mayotte: Primeiro-ministro francês Bayrou promete ajuda concreta para ilha atingida por ciclone

Ao chegar ao departamento ultramarino francês, que sofreu a devastação do Ciclone Chido, o desastre mais devastador a atingir a ilha do Oceano Índico em 90 anos, o primeiro-ministro François Bayrou anunciou planos de curto e longo prazo para Mayotte.

Leia o artigoícone ler artigo

Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, fotografado poucos dias antes de deixar o cargo. Em 2002, Carter ganhou o Prêmio Nobel da Paz, "por suas décadas de esforço incansável para encontrar soluções de paz para conflitos internacionais".

OBITUÁRIO

Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos

O 39º presidente americano, um homem com profundas convicções humanistas, morreu dormindo no domingo em sua casa na Geórgia. Carter recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2002 por seu trabalho em soluções pacíficas para conflitos internacionais.

Leia o artigoícone ler artigo

Detalhe de uma partida de xadrez acompanhada de uma fatia de bolo de maçã e canela e chá com leite no salão "Chez Naomi" 03/10/2024 em Saint-Germain-de-Confolens CELINE LEVAIN/ MIRAGE COLLECTIF POUR "LE MONDE" (MIRAGEM COLETIVA PARA "O MUNDO")

RECURSO

ícone de assinantePeixe com batatas fritas e vilas pitorescas: Bem-vindo à França "Franglo-Saxônica"

Quase cinco anos após o Brexit, cidadãos britânicos ainda estão se mudando para a França em grandes números. Em algumas áreas rurais, eles estão estancando a hemorragia demográfica e ajudando a revitalizar a economia local e a vida cultural.

Leia o artigoícone ler artigo


SELEÇÃO

ícone de assinanteOs álbuns favoritos do Le Monde em 2024

Leia o artigoícone ler artigo

PERFIL

ícone de assinanteA comediante francesa Sophia Aram não está mais rindo

Olivier Faye

Leia o artigoícone ler artigo

Profiteroles do chef Antonin Simon

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteOs chefs pasteleiros franceses expressam a sua criatividade de Nova Iorque a Tulum

Zineb Dryef

Leia o artigoícone ler artigo

em Tessalônica, Grécia. Novembro de 2024 Louiza Vradi/Le Monde

RECURSO

ícone de assinanteO lento despertar de Tessalônica após a crise grega: 'Finalmente, nossa provação está quase no fim'

Marina Rafenberg

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

Receitas vegetarianas favoritas dos leitores do Le Monde em 2024

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Israel e o impasse da guerra permanente

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'Em Mayotte ou Valência, seria simplista atribuir a gravidade dos danos materiais e humanos apenas às alterações climáticas'

Carta do grupo -

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

Jimmy Carter foi um lutador incansável contra doenças e pelos direitos das mulheres

No final de seu mandato, o ex-presidente dos EUA lançou o Carter Center em 1982, uma fundação com ambições filantrópicas de longo alcance. Ele morreu em 29 de dezembro, aos 100 anos.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteUm ano de Javier Milei: Motosserras e inflação controlada na Argentina

O presidente ultraliberal, que assumiu o cargo em dezembro de 2023, fez da motosserra um símbolo de sua campanha antigasto público. Ele manteve sua promessa cortando gastos do governo e está satisfeito com a inflação caindo para 2,4% em novembro, de 25,5% um ano antes.

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinantePaquistão enfrenta ressurgimento sem precedentes da violência do Talibã

O retorno do Talibã ao Afeganistão em 2021 impulsionou uma onda de ataques mortais do Talibã paquistanês, com 2024 previsto para ser o pior ano já registrado.

Leia o artigoícone ler artigo

Presidente da Croácia enfrenta rival conservador no segundo turno das eleições

O presidente Zoran Milanovic, no primeiro turno, obteve 49,1% dos votos, pouco menos do que o necessário para derrotar Dragan Primorac, o candidato do partido conservador HDZ, que ficou em segundo lugar com 19,35%.

Leia o artigoícone ler artigo