12 outubro, 2024

Destaques de Inteligência artificial



Inteligência Artificial

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Na corrida eleitoral deste ano, o TSE determinou que os candidatos eram obrigados a informar, explicitamente, sobre o uso de ferramentas de IA para produzir conteúdos

Destaques de inteligência artificial

CORREÇÃO: Por um problema técnico, a newsletter desta semana foi distribuída com o conteúdo da edição anterior. O erro foi corrigido e segue agora a nova versão atualizada.

IA nas eleições

Olá!

Aqui estão os destaques da inteligência artificial (IA) dos últimos dias.

Acomode-se e vamos às atualizações!

Campanhas municipais recorreram pouco à IA

O potencial da inteligência artificial (IA) generativa foi pouco explorado nas eleições municipais deste ano , mas a IA “promete acontecer, de fato, [na eleição presidencial] em 2026”, disse o diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI Rio), Marco Aurélio Ruediger.

Na corrida eleitoral de 2024, o TSE determinou que os candidatos eram obrigados a informar, explicitamente, o uso de ferramentas de IA para produzir conteúdos. Além disso, vetou o uso de vídeos e áudios modificados digitalmente para simular a imagem ou voz de alguém, a fim de combater as chamadas “deepfakes”.

Empresas buscam espaço para discutir regulamentação com Executivo e Congresso

A organização da sociedade civil Movimento Brasil Competitivo (MBC), que integra a Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo (FPBC), busca espaço nas agendas dos poderes Executivo e Legislativo para apresentar sua visão sobre políticas relacionadas à inteligência artificial (IA) no país nas próximas semanas.

“Somos a favor da regulação, mas não como inibidor da inovação”, diz a diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro. “Nossa preocupação no momento é acelerar uma discussão e um modelo que viabilize a inovação”, diz Ribeiro.

Brasileiro é autodidata no uso de novas ferramentas

A IA generativa, tecnologia que responde e escreve quase como um humano, já faz parte do dia a dia de boa parte dos profissionais brasileiros. Embora alguns ainda tenham desconfiança sobre seu uso e sintam falta de receber mais orientações e treinamento em suas empresas, boa parte está aprendendo e avançando como autodidata.

Um treinamento específico na empresa, no entanto, pode fazer muita diferença e potencializar os resultados na aplicação da IA generativa para todo perfil de profissional. “É como alguém que dirige um carro manual, e pega um automático, sem nenhuma instrução”, diz Douglas Souza, CEO do MIT Sloan Management Review Brasil, sobre o estudo realizado pelo MIT Sloan Management Business Review, Talenses Group, Talent Academy e Crias.

Não é por acaso que, nesse cenário, 65% das pessoas com menos de 55 anos estejam ansiosas com o potencial das novas tecnologias . Essa foi uma das conclusões do estudo "Workforce 2024", realizado pela consultoria Korn Ferry, que entrevistou mais de 10.000 profissionais distribuídos pelos EUA, Reino Unido, Brasil, Oriente Médio, Austrália e Índia.

É por isso que o PhD em sociologia política e professor da Universidade de Oxford, Roman Krznaric, australiano radicado na Inglaterra, ressalta a importância de uma nova habilidade: a inteligência temporal. Isso significa buscar uma liderança de longo alcance, com a capacidade de pensar em múltiplos horizontes de tempo e modos temporais, tanto em relação ao futuro quanto ao passado.

Efeitos da tecnologia para o campo trabalhista

O volume de ações trabalhistas envolvendo questões ligadas à automação e à inteligência artificial cresce ano a ano, e uma nova tese ganha força na Justiça do Trabalho: a “subordinação algorítmica” - relação controlada pelo algoritmo do aplicativo. As ações normalmente têm como partes as plataformas de transporte e entregas 99 Tecnologia, Uber, Rappi e iFood.

Com a subordinação algorítmica, alegam os trabalhadores, eles estariam sujeitos às ordens do algoritmo, com risco de sanção disciplinar e até expulsão da plataforma devido à falta de assiduidade de conexão ao aplicativo e das notas atribuídas pelos clientes.

A discussão, que envolve vínculo de emprego com plataformas de prestação de serviços, divide, porém, o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em paralelo, uma proposta de regulação do uso de tecnologias de automação e inteligência artificial tramita no Senado Federal desde o ano passado e, atualmente, está em debate na Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil. Caso o Projeto de Lei (PL) nº 2338, de 2023, seja aprovado pode ter implicações no campo trabalhista.

Advogados especialistas elogiam o PL. Para Leticia Ribeiro, da área trabalhista do Trench Rossi Watanabe, o Projeto de Lei nº 2338 “busca equilíbrio entre flexibilidade e segurança jurídica, seguindo os princípios da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] e da ONU [Organização das Nações Unidas]”.

Revolução será maior do que a da internet

A IA promete transformar não apenas negócios específicos, mas reconfigurar toda a estrutura da sociedade e da economia, em uma escala que supera a própria internet. Segundo o colunista Gustavo Pessoa, estamos entrando na Fase II dessa evolução tecnológica, na qual seu verdadeiro potencial começará a ser concretizado.

Enquanto a internet nos conectou e nos deu acesso a um vasto oceano de informações, a IA promete transformar a forma como utilizamos esse conhecimento, tornando processos mais eficientes, decisões mais informadas e abrindo novas fronteiras para a inovação.

Ainda assim, a única coisa que só você tem no mundo é a sua inteligência natural, lembra o colunista Nizan Guanaes. Para o estrategista da N. ideias, o moderno não é pensar fora da caixa, mas com sua própria caixa.

Criar o seu caminho é o melhor caminho.

Para ler mais sobre inteligência artificial, acesse este site, que reúne as notícias sobre a tecnologia.

Abraços,

Natália Flach

Nobel premia criação do machine learning

Cientistas foram agraciados por aprendizado com redes neurais artificiais

 

Como o consumidor reage à publicidade com IA

Há mais abertura para a ferramenta, mas seu uso demanda transparência

 

Bets já investiram R$ 2,3 bilhões em publicidade

Maior volume foi dedicado à publicidade na TV aberta

 

Como a IA ajuda a planejar experimentos científicos

Google DeepMind e BioNTech estão construindo assistentes de laboratório

 

No Einstein, exoesqueleto terá teste pioneiro

Aparelho percebe intenção do movimento do paciente

 

FT: O Google será desmembrado?

Departamento de Justiça dos EUA deve apresentar soluções

 

Brasileiros ganhariam menos para ter trabalho personalizado

Estudo mostra desejo por flexibilidade e autonomia na rotina

 

FT: Governador da Califórnia veta regulamentação

Gavin Newsom esperou até a última hora para anunciar decisão

 

Serviços de comunicação e informação crescem o triplo da média

Segmento acumula alta de 5,9% entre janeiro e julho

 

Potência da IA será vista nas eleições de 2026, diz diretor da FGV

Entenda como a tecnologia foi usada na corrida eleitoral deste ano

 

Prêmio Jovem Cientista ‘ilumina possibilidades’, diz CNPq

Levantamento mostra que 8 em cada 10 bolsistas continuaram carreira

 

45% das agências publicitárias têm aumento de receita

Levantamento VanPro revela recuperação no setor no primeiro semestre

 
O que mais você precisa saber

Crédito

OpenAI obtém US$ 10 bi em 2 dias para investir em novas oportunidades de crescimento

 

Big tech

FT: Meta lança ‘cineasta de IA’ em desafio à OpenAI

 

Carreiras

Red Hat tem novo comando na América Latina.


Cidad3: Imprensa Livre!!!