O Gabinete do doutor Caligari no Theatro São Pedro
Entre os dias 9 e 12 de maio, o Theatro São Pedro, em São Paulo, exibe o clássico do expressionismo alemão, O Gabinete do doutor Caligari, de Robert Wiene, sonorizado pela Orquestra do Theatro. Com regência de Marcelo Falcão, a Orquestra tocará uma compilação com música original de Giuseppe Becce e outros compositores, como Berlioz, Schumann, Wagner, entre outros, com arranjo do próprio regente.
Realizado há mais de 100 anos, na Alemanha de 1920, Dr. Caligari apresenta dois amigos que vivem em uma pequena cidade no interior da Alemanha. Surpreendidos pela chegada de uma feira de atrações bizarras, eles conhecem Dr. Caligari e seu acompanhante, Cesare, quem o doutor afirma estar dormindo há 23 anos e ter o poder de prever o futuro em seu sonambulismo.
Obra-prima do cinema mudo, o filme compõe uma metáfora importante para pensar a Alemanha do período entreguerras. Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, os alemães estiveram entre os primeiros a reconhecerem o cinema enquanto uma arte democrática e revolucionária em sua forma de produção e consumo. Apoiando-se no horror de sua narrativa e de seus cenários, o filme constrói a atmosfera do obscuro e do indeterminado para pensar as forças que decidiram o destino da nação e carregaram o povo ao caos que levaria à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais sobre a programação no site do Theatro São Pedro.