Eu tinha muitos outros tópicos planejados, mas fiquei sobrecarregado com tanta IA, e ontem, quinta-feira, vi um artigo fascinante no NYTimes sobre Nicole Shanahan, candidata à vice-presidência de Robert Kennedy Jr.
Esses dois nomes também não dizem muito. Kennedy é o terceiro candidato à presidência em novembro nos Estados Unidos. Além de Biden e Trump, alguns estados também poderão votar nele. Não está claro de quem ele roubará mais votos, mas fará barulho.
O que isso significa em um boletim informativo de tecnologia ? Fácil. Isso faz parte da manchete do NYT: “1 bilhão, cocaína, um caso com Elon Musk”. E isso faz parte do subtítulo: “Um advogado casado com Sergey Brin, cofundador do Google, levou uma vida seleta e às vezes turbulenta no Vale do Silício”.
Aceito que não se trata de uma questão tecnológica, mas a extraordinária humanidade do grupo que cria o software que acabamos por utilizar parece-me substancial. Pelo menos de vez em quando. Estes são os marcos de Shanahan:
-Shanahan iria se casar com um investidor em agosto de 2014. Eles compraram uma cobertura de US$ 2,5 milhões em São Francisco. “Naquele julho”, diz o NYTimes, “Shanahan conheceu Brin em um festival de ioga em Lake Tahoe, Califórnia. Ele havia se separado recentemente de Anne Wojcicki [irmã do CEO do YouTube]. “Brin e Shanahan começaram um romance algumas semanas antes do casamento.”
-O casamento foi celebrado. Dias depois a investidora ficou sabendo por algumas mensagens em seu celular. Entre os milionários também detectam infidelidades através de mensagens. É maravilhoso. O investidor queria denunciá-la por “fraude” para anular o casamento. Mas ela temia que isso a impedisse de exercer a advocacia. Para evitar isso, ele ameaçou se machucar. Conseguiu evitar fraudes.
-Em 2015 ela começou oficialmente a namorar Brin. Em uma entrevista anos depois para a People , ele disse o seguinte, de acordo com o Times: “Ele se lembrava de caminhar pelo campus da Universidade de Stanford com o bilionário e discutir física quântica. “Eu estava vivendo um conto de fadas”, disse ela. 'Foi mágico.'” O que tudo isso me parece é poesia.
-Depois gastou 185 mil euros em fotografias para um artigo intitulado “Nicole Shanahan está a travar a guerra justa”. Ele queria criar um planeta saudável, disse a revista de São Francisco onde foi publicado. Lá ele disse que havia sofrido assédio sexual em um escritório de advocacia. A empresa investigou e não encontrou nada.
-Deixo o parágrafo sobre a aventura com Musk como está. Acontece em uma festa privada em Miami organizada pelo irmão de Musk: “Musk e Shanahan tomaram cetamina, uma droga popular para festas que é legal mediante receita médica, e desapareceram juntos por várias horas, segundo quatro pessoas informadas sobre o evento e documentos relacionados. Shanahan então disse a [seu marido] Brin que ela fez sexo com Musk. Ele também compartilhou os detalhes com amigos, familiares e conselheiros.” Shanahan e Musk negam isso. Nas pessoas Shanahan disse que eles estavam conversando sobre o tratamento do autismo para sua filha [que ela teve com Brin]. As desculpas também são semelhantes às que nós, plebeus, damos. Brin e Shanahan terminaram duas semanas depois da festa. Ele tinha 1.000 milhões restantes daquele divórcio. A fortuna de Brin é estimada em US$ 145 bilhões.
Shanahan agora é casado com um investidor criptográfico antivacina. Ele sempre foi democrata, mas começou a fazer doações para Kennedy e a se aproximar de sua campanha. Kennedy, que tinha outros dois candidatos à vice-presidência, que ele descartou. Shanahan brinca que lhe foi oferecido o cargo por causa de sua fortuna. Que história. |