Continuamos crescendo no continente americano. Na última quinta-feira nasceu o EL PAÍS US, um espaço que tem o desafio de oferecer informação rigorosa e ponto de encontro aos 62 milhões de latinos que vivem nos Estados Unidos. A nova edição do EL PAÍS, principal jornal de língua espanhola, pretende ser o lar do leitor de língua espanhola de Nova York a Los Angeles e de Miami a Seattle. A Latina é a maior minoria dos Estados Unidos, uma comunidade em crescimento demográfico e económico e com cada vez mais poder e influência, à qual queremos fornecer informação de qualidade e uma abordagem mais local para se reconhecer para interpretar uma realidade. ter.
Nosso propósito é fazer parte e ajudar a promover o “boom latino” que nos últimos anos revolucionou o universo cultural dos Estados Unidos. Da vanguarda musical, que através do reggaeton, dos corridos tumbados e de géneros mais urbanos, contribuiu para uma difusão massiva do espanhol, ou da gastronomia, que inundou os paladares americanos com sabores latinos. Para além do panorama cultural, os números traçam um novo país até 2050, quando se estima que existirão quase 100 milhões de latinos, mais de um quarto da população total e mais do que a população de qualquer outro país latino-americano, exceto o México e Brasil.
Os eixos de trabalho da nova equipe editorial, dirigida por Inés Santaeulalia, que fez parte da equipe fundadora das edições americana e colombiana e foi responsável pela edição na Região Andina, serão política, saúde, negócios, educação, cultura e entretenimento. Faremos jornalismo de campo em todos os Estados Unidos, com maior foco nos locais com maior população latina, como as áreas fronteiriças e as cidades de Nova York e Los Angeles. A equipe também contará com o apoio de uma das maiores redes de jornalistas do mundo de língua espanhola, com cerca de 400 informantes espalhados por redações e delegações ao redor do mundo, especialmente no México e no resto da América Latina.
No dia 5 de novembro serão realizadas eleições decisivas nos Estados Unidos. Os cidadãos terão de escolher entre o democrata Joe Biden ou o republicano Donald Trump e os latinos já são atores-chave na campanha. Da centralidade da migração - encenada pelos disparates racistas e xenófobos de Trump - ao cortejo do voto latino-americano crucial, que já conta com 36 milhões de eleitores e que se prevê que decida o resultado em alguns estados cruciais, estas eleições olham para os países de língua espanhola. comunidade com mais interesse do que nunca. O EL PAÍS US estará lá para contar.
Estas são algumas das grandes histórias que você pode ler todos os dias no EL PAÍS US: |