Festival serrote 2024, no IMS Paulista
Organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, o Festival serrote reúne, entre 3 e 4 de maio, escritores, pesquisadores, jornalistas e artistas para debates sobre temas como as literaturas periféricas e as narrativas de experiências negras.
Entre os convidados está o escritor chileno Alejandro Zambra, um dos principais nomes da literatura latino-americana contemporânea. Presente nos dois dias de programação, o autor abordará sua produção literária, destacando o ensaio “Um conto de Natal", sobre a relação de amizade com o seu editor, publicado na 46a edição da serrote. Ele também abordará seu lançamento mais recente, Literatura infantil, editado pela Companhia das Letras, cujo lançamento será no dia 6 de maio, às 19h, na Livraria Megafauna, em São Paulo.
Também participa do festival, Mário Augusto Medeiros da Silva, professor de sociologia da Unicamp e escritor do finalista do prêmio Jabuti Gosto de amora. Ele divide a mesa de debate “As periferias e os livros” com Triscila Oliveira, coautora das HQs Confinada e Os Santos.
Também estarão presentes a crítica literária e tradutora Fernanda Silva e Sousa e a jornalista e ensaísta Thaís Regina, em debate sobre os desafios de narrar o passado e o presente das populações negras no Brasil sem se limitar às marcas da violência e da dor.
Todos os eventos são gratuitos e ocorrem no IMS Paulista. Saiba mais sobre a programação no site do Instituto Moreira Salles.