18 janeiro, 2025

Jornal da manhã do sul da China

 

O consumo lento na China reduziu as exportações da Europa para o país e sufocou a demanda por produtos feitos por empresas europeias. Foto: AFP/China OUT
CHINA
A "crise da China" na Europa paira enquanto o trem da alegria das exportações do continente estagna
18 de janeiro de 2025 - 16h
Enquanto a indústria automobilística da UE sofre com a desaceleração da economia chinesa e a concorrência acirrada, analistas alertam que o pior ainda está por vir.
OPINIÃO
CHINA
HONG KONG
NEGÓCIOS
Política e diplomacia da China
Dias de letras vermelhas

 

Wendy Wu

Editora Chinesa

18 de janeiro de 2025

Caro leitor,

A ascensão do RedNote surgiu do nada. De alguma forma, o aplicativo chinês semelhante ao Instagram se tornou o refúgio de mídia social preferido dos TikTokkers americanos que buscavam um lar digital para seus vídeos de gatos e reels de dança. O influxo foi alimentado pela ameaça iminente de uma proibição dos EUA ao TikTok, um serviço de vídeo curto de propriedade chinesa. Tudo isso pode mudar, no entanto, depois que Donald Trump for empossado como presidente dos EUA na próxima semana. Acompanhe os eventos conforme eles acontecem com o blog ao vivo do SCMP no dia da posse.

Agradecemos seu feedback. Envie um e-mail para globalimpact@scmp.com .

E considere assinar o SCMP.

O quadro geral

Red Rovers:  usuários americanos do TikTok migram para o aplicativo de mídia social chinês RedNote, o que pode se tornar uma faca de dois gumes para a China.

  • Por que isso é importante: O fluxo espontâneo pode ser uma grande chance da China desafiar conceitos errôneos e promover intercâmbios interculturais com os EUA
  • Mas, as conversas irrestritas podem não ser o tipo de trocas “pessoa a pessoa” que Pequim tinha em mente. E a censura de conteúdo e as barreiras linguísticas podem testar os limites do interesse dos EUA
  • Além disso, o destino do TikTok pode ser um sinal do que está por vir para as empresas chinesas do outro lado do Pacífico.


Confirmado: O vice-presidente Han Zheng comparecerá à posse de Donald Trump como enviado especial de Xi Jinping.

  • Por que isso é importante:  é a primeira vez que um alto funcionário chinês participa de um evento como esse nos Estados Unidos 
  • O que vem a seguir: Pequim estará de olho nas ordens executivas e audiências de nomeação do Dia 1 de Trump para ter uma ideia das prioridades do governo, incluindo o que tudo isso significa para o Canal do Panamá.


Borracha queimada: Marcas de pneus no convés do porta-aviões Fujian sugerem que os aviões que usam o navio estão testando cargas úteis mais pesadas . 

  • Por que é importante: O Fujian é o primeiro porta-aviões chinês a ter um sistema de lançamento de catapulta, uma tecnologia avançada que ainda não foi vista em operação
  • O que vem a seguir: A catapulta é destaque no novo navio de assalto anfíbio 076 , uma embarcação destinada às linhas de frente da guerra naval com drones 
  • Além disso, a Força Espacial dos EUA planeja implantar bloqueadores de satélite , o que pode levar a uma batalha eletrônica com a China.


Pedidos de amizade: O ELP envia uma delegação ao Japão e seu chefe do Estado-Maior Conjunto, Liu Zhenli , à Malásia, enquanto a Guarda Costeira da China realiza suas primeiras conversas de alto nível com sua contraparte indonésia.

  • Por que isso é importante: a China está aumentando o engajamento com seus vizinhos para mitigar os riscos de conflito e se preparar para Trump 2.0
  • Enquanto isso, a posição política do Ministro da Defesa Dong Jun permanece incerta, o que pode afetar as trocas militares com os EUA.
  • Além disso, a escolha de defesa de Trump, Pete Hegseth, rotula a China como uma ameaça estrangeira "de frente e central" , e o novo conselheiro de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, promete manter o curso na estratégia Indo-Pacífico e nas vendas de armas para Taiwan.

 

Temporada de caça: altos líderes chineses prometem redobrar esforços para construir um ambiente de negócios de classe mundial e reacender o setor privado para impulsionar o crescimento e a inovação.   

 

Vitórias e fracassos

RedNote se torna o aplicativo gratuito mais baixado na loja da Apple nos EUA 

Pete Hegseth falha em teste da ASEAN em interrogatório de confirmação

Taylor Swift pode estar em show em Xangai este ano

O CEO do TikTok, Chew Shou Zi, tem um lugar na primeira fila na posse de Trump

O Grupo PVH está sob investigação em relação a Xinjiang

 

Grandes números

20 milhões – o número de visitantes sem visto para a China em 2024

9,54 milhões  – o número de bebês nascidos em 2024 

18 – o número de pessoas resgatadas de um navio de pesca chinês sequestrado na costa da Somália 

5 por cento – Taxa de crescimento do PIB da China para 2024

 

Citação Direta 

"Embora a China já seja líder global em muitos indicadores científicos , como o número de artigos altamente citados, a contribuição dos cientistas chineses ainda não é particularmente proeminente em alguns aspectos, incluindo descobertas científicas originais e os prêmios científicos mais influentes do mundo." 

Sun Yutao, professor da Universidade de Tecnologia de Dalian, sobre a qualidade das publicações de pesquisa chinesas

Tudo de bom,