25 novembro, 2024

Le Monde

 

Gisele Pelicot (D), seguida por seu advogado Stephane Babonneau, chega ao tribunal de Avignon para o julgamento de seu ex-parceiro Dominique Pelicot, acusado de drogá-la por quase dez anos e convidar estranhos para estuprá-la em sua casa em Mazan, uma pequena cidade no sul da França, em Avignon, em 25 de novembro de 2024, quando os promotores franceses começarão a definir seus pedidos de sentença aos juízes. Um tribunal na cidade de Avignon, no sul da França, está julgando Dominique Pelicot, um aposentado de 71 anos, por estuprar repetidamente e alistar dezenas de estranhos para estuprar sua esposa fortemente sedada em sua própria cama ao longo de uma década. Cinquenta outros homens, com idades entre 26 e 74 anos, também estão sendo julgados por suposto envolvimento, em um caso que horrorizou a França. O processo judicial, que vai até dezembro, é aberto ao público a pedido da ex-esposa e vítima de Dominique Pelicot. (Foto de Christophe SIMON / AFP)

NOTÍCIAS

Julgamento francês por estupro em massa: promotores pedem pena máxima para Dominique Pelicot

Após 11 semanas de audiências encerradas na semana passada, os promotores agora devem decidir sobre as possíveis punições apropriadas para o réu principal, Dominique Pelicot, e os outros 49 réus, homens com idades entre 26 e 74 anos e de todas as classes sociais.

Leia o artigoícone ler artigo

Um homem passa por um mural criado por Maca_dessine retratando Gisele Pelicot em Gentilly, ao sul de Paris, em 21 de setembro de 2024, enquanto seu ex-parceiro Dominique Pelicot é acusado de drogá-la por quase dez anos e convidar estranhos para estuprá-la em sua casa em Mazan. Um tribunal na cidade de Avignon, no sul, está julgando Dominique Pelicot, um aposentado de 71 anos, por estuprar repetidamente e recrutar dezenas de estranhos para estuprar sua esposa fortemente sedada em sua própria cama ao longo de uma década. Cinquenta outros homens, com idades entre 26 e 74 anos, também estão sendo julgados por suposto envolvimento, em um caso que horrorizou a França. O processo judicial, que vai até dezembro, é aberto ao público a pedido da ex-esposa e vítima de Dominique Pelicot. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - MENÇÃO OBRIGATÓRIA DO ARTISTA NA PUBLICAÇÃO - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA (Foto de GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - MENÇÃO OBRIGATÓRIA DO ARTISTA NA PUBLICAÇÃO - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA

EM GRÁFICOS

Estupro, agressão, assédio: o que os números mostram sobre a violência contra as mulheres na França?

Desde que o movimento #MeToo se tornou viral, fontes estatísticas e pesquisas relataram um aumento constante no número de queixas registradas por mulheres por violência sexual.

Leia o artigoícone ler artigo

França, la Madelaine sous Montreuil. 06 de novembro de 2024. Restaurante la grenouillère. Administrado por Alexandre Gauthier, vencedor de duas estrelas Michelin, este estabelecimento às margens do rio Canche foi atingido por uma enchente em 2023. Agora está sendo reconstruído. Retrato do chef Alexandre Gauthier.

CONVERSA

ícone de assinanteApós as enchentes no norte da França, um chef com estrela Michelin luta para salvar seu restaurante

La Grenouillère não conseguiu reabrir desde que o rio Canche transbordou há um ano. Neste outono, a água subiu novamente, inundando o local que ainda estava sendo reformado. Para manter sua equipe, Alexandre Gauthier se voltou para projetos na França e no exterior.

Leia o artigoícone ler artigo

O Monumento à Constituição fica do lado de fora do Centro Governamental Luis Muñoz Marin em Dorado, Porto Rico, segunda-feira, 28 de outubro de 2024. (Foto AP/Alejandro Granadillo)

CARTA DE...

ícone de assinanteO sonho eternamente frustrado de Porto Rico: tornar-se o 51º estado

Pela quarta vez em 12 anos, os porto-riquenhos votaram esmagadoramente a favor da admissão de sua ilha aos EUA. Mas também há uma crescente rejeição do "problema colonial" neste território, com seu vago status de "estado livre associado", e o voto pró-independência está aumentando.

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - Um palestino inspeciona os escombros de um prédio em Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 21 de novembro de 2024, enquanto a guerra entre Israel e os militantes palestinos do Hamas continua. (Foto da AFP)

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteDominique Eddé, romancista libanês: 'No Oriente Médio, estávamos em um estado neurótico; agora nos encontramos à beira do estado psicótico'

O escritor denuncia o silêncio global diante da tragédia que se desenrola em solo palestino, um lugar que agora se tornou o ponto focal do medo avassalador de desaparecer.

Leia o artigoícone ler artigo

Adi, um dos comandantes militares sofrendo de TEPT, no rancho de Dani em Sitria. Adi, um dos comandantes militares sofrendo de TEPT, no rancho de Dani em Sitria.

RECURSO

ícone de assinanteSoldados israelenses, assassinos e vítimas, tratados de TEPT: 'Vocês acham que somos monstros, não é?'

Após mais de um ano de guerra na Faixa de Gaza, muitos recrutas e reservistas israelenses, testemunhas e atores na destruição do enclave palestino, estão desenvolvendo transtorno de estresse pós-traumático.

Leia o artigoícone ler artigo


O primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron assistem ao desfile da cavalaria da Guarda Republicana Francesa (Garde Republicaine) na Place de l'Etoile, durante as comemorações do 106º aniversário do Armistício de 11 de novembro de 1918, que encerrou a Primeira Guerra Mundial (WWI), em Paris, em 11 de novembro de 2024. LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs discussões sobre o envio de tropas francesas e britânicas para a Ucrânia foram reacendidas

Chloé Hoorman

Leia o artigoícone ler artigo

2015-06-25 16:01:44 O Ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riyad al-Maliki, deixa o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, Holanda, 25 de junho de 2015. O Estado da Palestina apresentou oficialmente sua primeira comunicação de informações ao Tribunal Penal Internacional. A comunicação inclui dois arquivos principais, um dedicado à Colonização Israelense na Cisjordânia Ocupada, incluindo Jerusalém Oriental, e outro com informações extensas sobre crimes israelenses na Gaza sitiada. ANP ROBIN VAN LONKHUIJSEN (Foto de ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP MAG / ANP via AFP)

LEITURA LONGA

ícone de assinanteLonga marcha dos palestinos rumo à justiça internacional

Stéphanie Maupas

Leia o artigoícone ler artigo

Yalchin Rafiyev, principal negociador do Azerbaijão na COP29, à esquerda, conversa com Simon Stiell, chefe do clima das Nações Unidas, ao centro, atrás, e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, à frente, antes de uma sessão plenária na Cúpula do Clima da ONU COP29, domingo, 24 de novembro de 2024, em Baku, Azerbaijão. (Foto AP/Rafiq Maqbool)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteCOP29 chega a acordo com gosto amargo para países do Sul

Matheus Goar

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteNaomi Klein: Harris perdeu porque as pessoas estão "com vontade de expulsar quem está no poder"

Marc-Olivier Bherer

Leia o artigoícone ler artigo

DO ARQUIVO

ícone de assinanteDemitido por ser judeu, executado por ser um resistente: os anos da Segunda Guerra Mundial de Marc Bloch

Franck Johannes

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante20 mulheres presidentes de assembleias: 'Qual é o crime das mulheres afegãs? Ser mulher. Qual é o erro delas? Existir'

Carta do grupo -

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

O silêncio da Argélia sobre a prisão de Boualem Sansal é injustificável

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTrês anos após o pior naufrágio de migrantes no Canal da Mancha, as travessias são mais mortais do que nunca

Trinta e uma pessoas morreram ou desapareceram quando seu bote afundou em 24 de novembro de 2021, sem que nenhum serviço de resgate as ajudasse. Apesar do aumento dos recursos policiais e de resgate marítimo desde então, o número de pessoas tentando chegar à Inglaterra em pequenos barcos não diminuiu e os naufrágios estão se multiplicando.

Leia o artigoícone ler artigo

Le Pen ameaça derrubar governo francês por orçamento

Questionada na segunda-feira, após uma reunião com a primeira-ministra, se seu partido apoiaria uma moção de desconfiança, a líder de extrema direita Marine Le Pen respondeu: "Claro".

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteRede do Estado Islâmico que queria chegar à Europa é desmantelada na Costa do Marfim e em Madagascar

No final de julho, oito sírios e iraquianos foram presos em Abidjan e Antananarivo, com o apoio dos serviços de inteligência dos EUA e da França, sob suspeita de ajudar membros do EI a sair do Oriente Médio e planejar um ataque às Olimpíadas de Paris.

Leia o artigoícone ler artigo

Candidato de esquerda Yamandú Orsi vence eleição presidencial no Uruguai

O candidato conservador prometeu em um discurso de vitória na noite de domingo ser um presidente "que clama repetidamente pelo diálogo nacional para encontrar as melhores soluções".

Leia o artigoícone ler artigo

SUAS HISTÓRIAS

ícone de assinanteAmor reacendido: 'A vida é cruel ao nos dar este presente apenas agora'

Eles se conheceram, se apaixonaram e se afastaram. Então a vida os uniu novamente. Hélène, 77, compartilha sua história com Gabriel, 83.

Leia o artigoícone ler artigo

Populista de extrema direita deve se classificar para o segundo turno nas eleições presidenciais da Romênia

Calin Georgescu surgiu nos últimos dias com uma campanha viral no TikTok pedindo o fim da ajuda à Ucrânia. Ele também soou cético sobre a filiação da Romênia à OTAN.

Leia o artigoícone ler artigo