Imagine deixar seu filho na escola todos os dias, confiante de que ele está em um ambiente seguro de ensino, mas então ele volta para casa repetindo teorias conspiratórias, advogando contra os direitos das mulheres, negando a emergência climática e chamando o golpe militar de 64 de “solução para combater o comunismo”.
É exatamente isso que milhares de crianças estão aprendendo nas mais de duzentas instituições de ensino parceiras da produtora de conteúdos conservadora Brasil Paralelo.
Durante meses de investigação, analisamos vídeos, documentos e ouvimos depoimentos de pais indignados.
"Eles forçavam a barra para a gente assistir aos conteúdos. Não era só uma parceria educacional; parecia uma tentativa de doutrinação."
É assim que funciona o programa Mecenas, o carro-chefe da Brasil Paralelo, que já rendeu milhões em doações à produtora. Os doadores financiam a veiculação dos conteúdos para crianças e adolescentes, com o objetivo de “combater o progressismo nas escolas” e uma suposta dominação ideológica da esquerda no ensino.
O que descobrimos nesta reportagem especial é o retrato de como a direita age no Brasil: espalhando pânico moral e conduzindo um verdadeiro trabalho de desinformação da população para fins políticos.