A crise da semana no agro foi o boicote ao Carrefour. E no centro da disputa esta o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que pode beneficiar o agronegócio brasileiro. Representantes dos dois blocos estão reunidos em Brasília para avançar com as negociações.
Na última quarta-feira (20), o Carrefour parou comercializar carnes provenientes de países do Mercosul nas lojas francesas. A medida foi anunciada como apoio aos pecuaristas franceses que alegam que a importação de proteína animal prejudica a concorrência com os produtos vendidos na Europa.
Em resposta, os frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne bovina e de aves para as lojas do Carrefour no Brasil. O boicote só foi interrompido após um pedido de desculpas da rede francesa.
Nesta quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, que a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode ocorrer ainda este ano. “Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia.", disse. Leia mais aqui